A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6311 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_4d4fc5c1e656d9d0505d410640586173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadorasDisciplinaRegrasConflitosCooperaçãoAprendizagemEducação de infânciaDisciplineRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioRulesConflictsCooperationLearningChild educationMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório do projeto de investigação intitulado por “A Disciplina na Creche e no Jardim de Infância: Conceções e Práticas das Educadoras”, apresenta como principal intencionalidade compreender a função das educadoras na construção da disciplina no contexto de educação de infância, interpretando os seus modos de intervenção na resolução de conflitos. Pretende-se compreender a importância atribuída à disciplina na construção do currículo das educadoras cooperantes. Apresenta como opções metodológicas o paradigma interpretativo, nesta investigação qualitativa, baseado na abordagem de investigação-ação que visa interpretar as informações recolhidas no âmbito da temática em estudo, em contexto de Creche e Jardim de infância, locais onde decorreram os dois períodos de estágio integrados no plano de estudos do mestrado em Educação Pré-Escolar. Inicialmente é dado a conhecer os pressupostos teóricos em que assenta esta investigação, articulando com as experiências vividas em contexto de estágio. Assim sendo, é ainda apresentado neste relatório uma componente interventiva, que visa refletir e interpretar os modos de intervenção relativamente à disciplina e aos momentos de conflitos. Os principais dispositivos e procedimentos de recolha de informação são a observação nos contextos onde decorreu o estudo, as notas de campo, as entrevistas às educadoras, e a análise documental dos projetos. Finalmente, a partir da análise destas informações e de uma triangulação dos dados foram descritas e interpretadas as conceções e práticas das educadoras, elaborando as considerações finais sobre as diversas vertentes da investigação.This investigation project report, entitled by “Nursery and kindergarten discipline: teachers’ conceptions and practices”, presents as main purpose to comprehend the teachers’ role in discipline construction within childhood education context. This is made by interpreting its conflict resolution intervention ways. This qualitative investigation presents as methodological options the interpretive paradigm based on a investigation-action approach aimed to interpret the gathered information on the studied subject frame. The investigation was made in nursery and in kindergarten context in two different internships, both integrated in the preschool master program. Initially, the articulation of the internships experiences and the investigation theoretical concepts in which this work is based on are presented. Thus, an interventional component is also considered in order to reflect and interpret the intervention ways concerned to discipline and conflict events. The information gathering main tools and procedures are the observation, the field notes, the teachers’ interviews and projects documental analysis. Finally, based on this data analysis the teachers’ conception and practices were described by elaborating the final considerations about the various investigation ways.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de setúbalPinheiro, AugustoSouta, LuísRepositório ComumNunes, Tânia Sofia Martins2014-05-16T10:18:27Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6311TID:201683180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:44.456827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras |
title |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras |
spellingShingle |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras Nunes, Tânia Sofia Martins Disciplina Regras Conflitos Cooperação Aprendizagem Educação de infância Discipline Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Rules Conflicts Cooperation Learning Child education |
title_short |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras |
title_full |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras |
title_fullStr |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras |
title_full_unstemmed |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras |
title_sort |
A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras |
author |
Nunes, Tânia Sofia Martins |
author_facet |
Nunes, Tânia Sofia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Augusto Souta, Luís Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Tânia Sofia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina Regras Conflitos Cooperação Aprendizagem Educação de infância Discipline Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Rules Conflicts Cooperation Learning Child education |
topic |
Disciplina Regras Conflitos Cooperação Aprendizagem Educação de infância Discipline Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Rules Conflicts Cooperation Learning Child education |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-16T10:18:27Z 2014-03 2014-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/6311 TID:201683180 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/6311 |
identifier_str_mv |
TID:201683180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135322281345024 |