Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, D.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7695
Resumo: Após a liberalização do sector do transporte aéreo surgiram novos concorrentes com um inovador modelo de negócio low-cost, agudizando as dificuldades num sector, per si, com margens de lucro reduzidas. Neste ambiente competitivo é vital para as empresas, ainda mais para as incumbentes (full-service carriers), direcionarem o seu foco para um serviço orientado para o cliente. Com esse intuito, este trabalho teve como objetivos identificar os fatores de compra mais valorizados pelos passageiros de médio-curso e, simultaneamente, aferir qual dos modelos de negócio estará melhor preparado, no longo prazo, para satisfazer as necessidades dos mesmos. De forma a responder a estas questões de investigação, a estratégia metodológica consistiu na elaboração de um inquérito em escala Likert permitindo ordenar por importância os diferentes fatores de compra e, posteriormente, analisar os seus resultados. Para garantir uma aplicabilidade mais prática, de seguida, foi avaliado o fator de compra mais valorizado numa realidade concreta, ou seja, na rota Lisboa-Londres, onde operam transportadoras aéreas com modelos de negócio distintos. Em termos gerais, foi possível concluir que, nas viagens de médio-curso os passageiros valorizam claramente o preço, seguido de dimensões relacionadas com a verdadeira essência de viajar, em detrimento de serviços “complementares”. Comprovou-se ainda que as low-cost carriers praticam preços mais competitivos e que existe uma forte correlação nos preços praticados entre competidores numa rota. As low-cost carriers, no longo prazo, estarão melhor preparadas para servir as necessidades dos clientes de médio-curso, sendo necessária uma reavaliação do modelo estratégico das full-service carriers.
id RCAP_82a8fd752cfba3da96e06cfab4bee250
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-LondresTransporte aéreoPreçoModelo de negócioLow-costApós a liberalização do sector do transporte aéreo surgiram novos concorrentes com um inovador modelo de negócio low-cost, agudizando as dificuldades num sector, per si, com margens de lucro reduzidas. Neste ambiente competitivo é vital para as empresas, ainda mais para as incumbentes (full-service carriers), direcionarem o seu foco para um serviço orientado para o cliente. Com esse intuito, este trabalho teve como objetivos identificar os fatores de compra mais valorizados pelos passageiros de médio-curso e, simultaneamente, aferir qual dos modelos de negócio estará melhor preparado, no longo prazo, para satisfazer as necessidades dos mesmos. De forma a responder a estas questões de investigação, a estratégia metodológica consistiu na elaboração de um inquérito em escala Likert permitindo ordenar por importância os diferentes fatores de compra e, posteriormente, analisar os seus resultados. Para garantir uma aplicabilidade mais prática, de seguida, foi avaliado o fator de compra mais valorizado numa realidade concreta, ou seja, na rota Lisboa-Londres, onde operam transportadoras aéreas com modelos de negócio distintos. Em termos gerais, foi possível concluir que, nas viagens de médio-curso os passageiros valorizam claramente o preço, seguido de dimensões relacionadas com a verdadeira essência de viajar, em detrimento de serviços “complementares”. Comprovou-se ainda que as low-cost carriers praticam preços mais competitivos e que existe uma forte correlação nos preços praticados entre competidores numa rota. As low-cost carriers, no longo prazo, estarão melhor preparadas para servir as necessidades dos clientes de médio-curso, sendo necessária uma reavaliação do modelo estratégico das full-service carriers.2014-08-07T08:14:42Z2014-08-07T00:00:00Z2014-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/7695porMendes, D.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:10.236692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres
title Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres
spellingShingle Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres
Mendes, D.
Transporte aéreo
Preço
Modelo de negócio
Low-cost
title_short Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres
title_full Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres
title_fullStr Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres
title_full_unstemmed Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres
title_sort Fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: O caso da rota Lisboa-Londres
author Mendes, D.
author_facet Mendes, D.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, D.
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte aéreo
Preço
Modelo de negócio
Low-cost
topic Transporte aéreo
Preço
Modelo de negócio
Low-cost
description Após a liberalização do sector do transporte aéreo surgiram novos concorrentes com um inovador modelo de negócio low-cost, agudizando as dificuldades num sector, per si, com margens de lucro reduzidas. Neste ambiente competitivo é vital para as empresas, ainda mais para as incumbentes (full-service carriers), direcionarem o seu foco para um serviço orientado para o cliente. Com esse intuito, este trabalho teve como objetivos identificar os fatores de compra mais valorizados pelos passageiros de médio-curso e, simultaneamente, aferir qual dos modelos de negócio estará melhor preparado, no longo prazo, para satisfazer as necessidades dos mesmos. De forma a responder a estas questões de investigação, a estratégia metodológica consistiu na elaboração de um inquérito em escala Likert permitindo ordenar por importância os diferentes fatores de compra e, posteriormente, analisar os seus resultados. Para garantir uma aplicabilidade mais prática, de seguida, foi avaliado o fator de compra mais valorizado numa realidade concreta, ou seja, na rota Lisboa-Londres, onde operam transportadoras aéreas com modelos de negócio distintos. Em termos gerais, foi possível concluir que, nas viagens de médio-curso os passageiros valorizam claramente o preço, seguido de dimensões relacionadas com a verdadeira essência de viajar, em detrimento de serviços “complementares”. Comprovou-se ainda que as low-cost carriers praticam preços mais competitivos e que existe uma forte correlação nos preços praticados entre competidores numa rota. As low-cost carriers, no longo prazo, estarão melhor preparadas para servir as necessidades dos clientes de médio-curso, sendo necessária uma reavaliação do modelo estratégico das full-service carriers.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-07T08:14:42Z
2014-08-07T00:00:00Z
2014-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7695
url http://hdl.handle.net/10071/7695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134813877174272