O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viseu, Floriano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almeida, Júlia de Fátima, Fernandes, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33057
Resumo: As orientações metodológicas dos programas atuais de Matemática valorizam a atividade do aluno na sua aprendizagem. O tema de Geometria, pela sua natureza experimental, reflete este pressuposto. Por razões várias, muitos docentes do 1.º ciclo veem-se confrontados com sugestões metodológicas a que a sua formação nem sempre dá a devida resposta, principalmente no que diz respeito ao conhecimento de conteúdos de Geometria. A importância que este conhecimento tem nas formas de o tornar compreensível aos alunos levou-nos a averiguar o conhecimento didático de duas professoras do 1.º ciclo sobre tópicos de Geometria e a relação entre esse conhecimento e a sua formação. Constatámos que as professoras não dominam alguns conteúdos geométricos, fruto de uma formação limitada no âmbito da Geometria, e têm consciência de que estas lacunas influenciam o seu ensino.
id RCAP_4d8cb6e4031a39a85ec830c6278722d5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º cicloGeometriaTópicos geométricosFormação de professoresGeometryGeometric topicsTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs orientações metodológicas dos programas atuais de Matemática valorizam a atividade do aluno na sua aprendizagem. O tema de Geometria, pela sua natureza experimental, reflete este pressuposto. Por razões várias, muitos docentes do 1.º ciclo veem-se confrontados com sugestões metodológicas a que a sua formação nem sempre dá a devida resposta, principalmente no que diz respeito ao conhecimento de conteúdos de Geometria. A importância que este conhecimento tem nas formas de o tornar compreensível aos alunos levou-nos a averiguar o conhecimento didático de duas professoras do 1.º ciclo sobre tópicos de Geometria e a relação entre esse conhecimento e a sua formação. Constatámos que as professoras não dominam alguns conteúdos geométricos, fruto de uma formação limitada no âmbito da Geometria, e têm consciência de que estas lacunas influenciam o seu ensino.The methodological guidelines of current Mathematics school programs value the activity of the students in their own learning. The theme of Geometry, due to its experimental nature, reflects this assumption. For various reasons, many primary school teachers find themselves confronted with methodological suggestions to which their education does not always give proper response, especially with regard to the content knowledge. The importance of this knowledge in making contents understandable to students, led us to investigate the knowledge of two primary school teachers on topics of Geometry and the relationship between this knowledge and their education. Through our investigation, we discovered that the teachers do not master some geometric contents, due to a limited education in the scope of Geometry, and are aware that these gaps influence their teaching.Federación Iberoamericana de Educación Matemática (fisem)Universidade do MinhoViseu, FlorianoAlmeida, Júlia de FátimaFernandes, José António2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33057por1815-0640http://www.fisem.org/www/union/revistas/2013/34/archivo11.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:07.218302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
title O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
spellingShingle O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
Viseu, Floriano
Geometria
Tópicos geométricos
Formação de professores
Geometry
Geometric topics
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
title_full O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
title_fullStr O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
title_full_unstemmed O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
title_sort O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
author Viseu, Floriano
author_facet Viseu, Floriano
Almeida, Júlia de Fátima
Fernandes, José António
author_role author
author2 Almeida, Júlia de Fátima
Fernandes, José António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viseu, Floriano
Almeida, Júlia de Fátima
Fernandes, José António
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Tópicos geométricos
Formação de professores
Geometry
Geometric topics
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Geometria
Tópicos geométricos
Formação de professores
Geometry
Geometric topics
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As orientações metodológicas dos programas atuais de Matemática valorizam a atividade do aluno na sua aprendizagem. O tema de Geometria, pela sua natureza experimental, reflete este pressuposto. Por razões várias, muitos docentes do 1.º ciclo veem-se confrontados com sugestões metodológicas a que a sua formação nem sempre dá a devida resposta, principalmente no que diz respeito ao conhecimento de conteúdos de Geometria. A importância que este conhecimento tem nas formas de o tornar compreensível aos alunos levou-nos a averiguar o conhecimento didático de duas professoras do 1.º ciclo sobre tópicos de Geometria e a relação entre esse conhecimento e a sua formação. Constatámos que as professoras não dominam alguns conteúdos geométricos, fruto de uma formação limitada no âmbito da Geometria, e têm consciência de que estas lacunas influenciam o seu ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33057
url http://hdl.handle.net/1822/33057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1815-0640
http://www.fisem.org/www/union/revistas/2013/34/archivo11.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federación Iberoamericana de Educación Matemática (fisem)
publisher.none.fl_str_mv Federación Iberoamericana de Educación Matemática (fisem)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132282590593024