Tipologia de exercícios de expressão oral: análise de manuais de espanhol 11º ano (iniciação)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Joana Isabel Simões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29696
Resumo: Apesar de os alunos necessitarem de exercitar a oralidade, tal não acontece recorrentemente em ambiente de sala de aula devido a diversos fatores. Nestes casos, tanto o professor como o aluno devem procurar encontrar soluções e estratégias favoráveis ao desenvolvimento da expressão oral. Estas estratégias passam por desenvolver temas que sejam do interesse dos alunos e que os motivem a falar. É imprescindível a comunicação constante entre professor e aluno e entre os próprios alunos, de modo a criar uma relação entre todos que facilite não só o ambiente, como também a compreensão mútua e a interajuda. A oralidade é abordada nos documentos reguladores cuja função é, tal como o nome indica, regular as orientações e as metas curriculares da aprendizagem especificando, muito claramente, cada parâmetro e objetivo que os alunos devem atingir dependendo do nível de aprendizagem. Os autores Cassany, Luna e Sanz (1994) fazem uma divisão dos exercícios de expressão oral em quatro tipologias diferentes que são bastante abrangentes. De modo a compreender essas tipologias e de que forma são benéficas para o desenvolvimento oral, foi realizada uma análise a exercícios de expressão oral de dois manuais escolares. Ao longo dos anos, também o manual escolar foi progredindo e hoje é um objeto de fácil acesso e focado no aluno, preparando-o para a aprendizagem de diversos conteúdos que são lecionados em cada disciplina curricular.
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