Estágio na Liminal Martech Specialists
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31466 |
Resumo: | As Tecnologias de Marketing (MarTech) vieram modificar o marketing em muitos aspetos, em especial devido à relação de proximidade e pertinência que criam no digital. Hoje, “os consumidores já não são os alvos passivos da segmentação, do direcionamento e das jogadas de posicionamento das empresas. A conetividade acelera a dinâmica do mercado (…) para vencer, [uma empresa] deve colaborar com participantes externos e até desenvolver a participação do consumidor” (Kotler, Kartajaya, & Setiawan, 2018, p. 45). Tendo em conta o poder que os consumidores dispõem, uma das maiores preocupações de qualquer marketeer, é a divulgação dos produtos e/ou serviços de forma a conseguir motivar a compra. Para atingir este objetivo, recorrem frequentemente a técnicas de marketing tradicionais, no entanto, com o aumento da informação e do acesso à oferta, em especial através do mundo digital, estas técnicas, por si só, tornaram-se menos eficientes. Para muitos marketeers acompanhar as novas tendências do consumidor, implica apostar em novas estratégias e tecnologias de marketing, que permitam diferenciar-se e alcançar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Há 20 anos, enviar publicidade por correio ou a publicidade na televisão eram técnicas com grande eficácia associada, no entanto, hoje, as pessoas não querem ser interrompidas com excesso de informação, sendo que a sua maior preocupação passa a ser o valor que as marcas lhes acrescentam. Mas, como podem as empresas, em especial as B2B, acrescentar valor aos seus clientes e assim destacarem-se dos seus concorrentes? Hoje a Internet é o principal meio para recolher informação, pelo que as empresas têm que se adaptar a esta nova realidade ou arriscarão a sua extinção. Assim, surge este relatório no seguimento do Estágio Curricular integrado no Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, realizado na Liminal – MarTech Integrated Services, Lda, onde, tive a oportunidade de trabalhar várias estratégias de marketing. Este documento começará com uma revisão literária acerca das estratégias de marketing ao dispor das empresas, e com as quais pude contactar ao longo das 960h de estágio, nomeadamente Inbound Marketing, Account-based Marketing e Outbound Marketing, bem como as MarTech, que para além de serem a especialidade da Liminal, constituem a base de uma estratégia de tecnologias de marketing como CRM, MAP e Analytics, posteriormente será feita uma descrição das atividades desenvolvidas neste âmbito. |
id |
RCAP_4dcb0db85a29f809b27c1141fecbc796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31466 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estágio na Liminal Martech SpecialistsEstratégias de marketingMartechMarketing technologiesB2BAs Tecnologias de Marketing (MarTech) vieram modificar o marketing em muitos aspetos, em especial devido à relação de proximidade e pertinência que criam no digital. Hoje, “os consumidores já não são os alvos passivos da segmentação, do direcionamento e das jogadas de posicionamento das empresas. A conetividade acelera a dinâmica do mercado (…) para vencer, [uma empresa] deve colaborar com participantes externos e até desenvolver a participação do consumidor” (Kotler, Kartajaya, & Setiawan, 2018, p. 45). Tendo em conta o poder que os consumidores dispõem, uma das maiores preocupações de qualquer marketeer, é a divulgação dos produtos e/ou serviços de forma a conseguir motivar a compra. Para atingir este objetivo, recorrem frequentemente a técnicas de marketing tradicionais, no entanto, com o aumento da informação e do acesso à oferta, em especial através do mundo digital, estas técnicas, por si só, tornaram-se menos eficientes. Para muitos marketeers acompanhar as novas tendências do consumidor, implica apostar em novas estratégias e tecnologias de marketing, que permitam diferenciar-se e alcançar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Há 20 anos, enviar publicidade por correio ou a publicidade na televisão eram técnicas com grande eficácia associada, no entanto, hoje, as pessoas não querem ser interrompidas com excesso de informação, sendo que a sua maior preocupação passa a ser o valor que as marcas lhes acrescentam. Mas, como podem as empresas, em especial as B2B, acrescentar valor aos seus clientes e assim destacarem-se dos seus concorrentes? Hoje a Internet é o principal meio para recolher informação, pelo que as empresas têm que se adaptar a esta nova realidade ou arriscarão a sua extinção. Assim, surge este relatório no seguimento do Estágio Curricular integrado no Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, realizado na Liminal – MarTech Integrated Services, Lda, onde, tive a oportunidade de trabalhar várias estratégias de marketing. Este documento começará com uma revisão literária acerca das estratégias de marketing ao dispor das empresas, e com as quais pude contactar ao longo das 960h de estágio, nomeadamente Inbound Marketing, Account-based Marketing e Outbound Marketing, bem como as MarTech, que para além de serem a especialidade da Liminal, constituem a base de uma estratégia de tecnologias de marketing como CRM, MAP e Analytics, posteriormente será feita uma descrição das atividades desenvolvidas neste âmbito.Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deRepositório ComumCosta, Jéssica Melo2020-02-19T17:15:01Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31466202445860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:46.136099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio na Liminal Martech Specialists |
title |
Estágio na Liminal Martech Specialists |
spellingShingle |
Estágio na Liminal Martech Specialists Costa, Jéssica Melo Estratégias de marketing Martech Marketing technologies B2B |
title_short |
Estágio na Liminal Martech Specialists |
title_full |
Estágio na Liminal Martech Specialists |
title_fullStr |
Estágio na Liminal Martech Specialists |
title_full_unstemmed |
Estágio na Liminal Martech Specialists |
title_sort |
Estágio na Liminal Martech Specialists |
author |
Costa, Jéssica Melo |
author_facet |
Costa, Jéssica Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jéssica Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de marketing Martech Marketing technologies B2B |
topic |
Estratégias de marketing Martech Marketing technologies B2B |
description |
As Tecnologias de Marketing (MarTech) vieram modificar o marketing em muitos aspetos, em especial devido à relação de proximidade e pertinência que criam no digital. Hoje, “os consumidores já não são os alvos passivos da segmentação, do direcionamento e das jogadas de posicionamento das empresas. A conetividade acelera a dinâmica do mercado (…) para vencer, [uma empresa] deve colaborar com participantes externos e até desenvolver a participação do consumidor” (Kotler, Kartajaya, & Setiawan, 2018, p. 45). Tendo em conta o poder que os consumidores dispõem, uma das maiores preocupações de qualquer marketeer, é a divulgação dos produtos e/ou serviços de forma a conseguir motivar a compra. Para atingir este objetivo, recorrem frequentemente a técnicas de marketing tradicionais, no entanto, com o aumento da informação e do acesso à oferta, em especial através do mundo digital, estas técnicas, por si só, tornaram-se menos eficientes. Para muitos marketeers acompanhar as novas tendências do consumidor, implica apostar em novas estratégias e tecnologias de marketing, que permitam diferenciar-se e alcançar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Há 20 anos, enviar publicidade por correio ou a publicidade na televisão eram técnicas com grande eficácia associada, no entanto, hoje, as pessoas não querem ser interrompidas com excesso de informação, sendo que a sua maior preocupação passa a ser o valor que as marcas lhes acrescentam. Mas, como podem as empresas, em especial as B2B, acrescentar valor aos seus clientes e assim destacarem-se dos seus concorrentes? Hoje a Internet é o principal meio para recolher informação, pelo que as empresas têm que se adaptar a esta nova realidade ou arriscarão a sua extinção. Assim, surge este relatório no seguimento do Estágio Curricular integrado no Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, realizado na Liminal – MarTech Integrated Services, Lda, onde, tive a oportunidade de trabalhar várias estratégias de marketing. Este documento começará com uma revisão literária acerca das estratégias de marketing ao dispor das empresas, e com as quais pude contactar ao longo das 960h de estágio, nomeadamente Inbound Marketing, Account-based Marketing e Outbound Marketing, bem como as MarTech, que para além de serem a especialidade da Liminal, constituem a base de uma estratégia de tecnologias de marketing como CRM, MAP e Analytics, posteriormente será feita uma descrição das atividades desenvolvidas neste âmbito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-19T17:15:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31466 202445860 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31466 |
identifier_str_mv |
202445860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130031135391744 |