Estágio na Liminal Martech Specialists

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jéssica Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31466
Resumo: As Tecnologias de Marketing (MarTech) vieram modificar o marketing em muitos aspetos, em especial devido à relação de proximidade e pertinência que criam no digital. Hoje, “os consumidores já não são os alvos passivos da segmentação, do direcionamento e das jogadas de posicionamento das empresas. A conetividade acelera a dinâmica do mercado (…) para vencer, [uma empresa] deve colaborar com participantes externos e até desenvolver a participação do consumidor” (Kotler, Kartajaya, & Setiawan, 2018, p. 45). Tendo em conta o poder que os consumidores dispõem, uma das maiores preocupações de qualquer marketeer, é a divulgação dos produtos e/ou serviços de forma a conseguir motivar a compra. Para atingir este objetivo, recorrem frequentemente a técnicas de marketing tradicionais, no entanto, com o aumento da informação e do acesso à oferta, em especial através do mundo digital, estas técnicas, por si só, tornaram-se menos eficientes. Para muitos marketeers acompanhar as novas tendências do consumidor, implica apostar em novas estratégias e tecnologias de marketing, que permitam diferenciar-se e alcançar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Há 20 anos, enviar publicidade por correio ou a publicidade na televisão eram técnicas com grande eficácia associada, no entanto, hoje, as pessoas não querem ser interrompidas com excesso de informação, sendo que a sua maior preocupação passa a ser o valor que as marcas lhes acrescentam. Mas, como podem as empresas, em especial as B2B, acrescentar valor aos seus clientes e assim destacarem-se dos seus concorrentes? Hoje a Internet é o principal meio para recolher informação, pelo que as empresas têm que se adaptar a esta nova realidade ou arriscarão a sua extinção. Assim, surge este relatório no seguimento do Estágio Curricular integrado no Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, realizado na Liminal – MarTech Integrated Services, Lda, onde, tive a oportunidade de trabalhar várias estratégias de marketing. Este documento começará com uma revisão literária acerca das estratégias de marketing ao dispor das empresas, e com as quais pude contactar ao longo das 960h de estágio, nomeadamente Inbound Marketing, Account-based Marketing e Outbound Marketing, bem como as MarTech, que para além de serem a especialidade da Liminal, constituem a base de uma estratégia de tecnologias de marketing como CRM, MAP e Analytics, posteriormente será feita uma descrição das atividades desenvolvidas neste âmbito.
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