Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Margarida de Castro Reis Esperança
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1822
Resumo: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_eb9f2802c0163170e72d8c500a646595
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes1º ciclo do ensino básicoturmas com diferentes anos de escolaridadearticulação curricularconceções de docentes1st cycle of basic educationclasses with different school gradescurricular articulationteacher conceptionsRelatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e é um reflexo das aprendizagens adquiridas ao longo do Mestrado, com especial foco nas Práticas de Ensino Supervisionadas e num estudo realizado durante e depois do mesmo, sobre turmas com diferentes anos de escolaridade. A existência destas turmas continua a ser uma realidade que preocupa muitos professores. Com este estudo pretendemos compreender as conceções dos docentes sobre estes tipos de turmas, nomeadamente as potencialidades encontradas, as maiores dificuldades sentidas e as estratégias que encontram para enfrentar essas dificuldades ao lecionar e, desta forma, fornecer ferramentas que permitam preparar professores a lecionar em turmas com estas características. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, onde optámos pelo método “estudo de caso”. A amostra foi constituída por 106 docentes. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário distribuído online, registos no diário de bordo durante uma prática de ensino supervisionada e duas conversas informais, registadas também no diário de bordo.This report was prepared in the ambit of a Master's Degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education and is a reflection of the learning acquired during the Master's program, with special focus on Supervised Teaching Practices and on a study carried out during and after the same, on classes with different years of schooling. The existence of these classes continues to be a reality that worries many teachers. With this study we intend to understand the conceptions of teachers on these types of classes, namely the potentialities encountered, the greatest difficulties experienced and the strategies they encounter to face these difficulties in teaching and, in this way, provide tools to prepare teachers to teach in classes with these characteristics. This is a qualitative study, where we chose the "case study" method. The sample consisted of 106 teachers. For the data collection were used a questionnaire, distributed online, a logbook used during a supervised teaching practice and two informal conversations, also recorded in the logbook.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCoelho, Ana Margarida de Castro Reis Esperança2017-08-11T14:50:35Z2017-05-252017-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1822TID:201724731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.205811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes
title Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes
spellingShingle Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes
Coelho, Ana Margarida de Castro Reis Esperança
1º ciclo do ensino básico
turmas com diferentes anos de escolaridade
articulação curricular
conceções de docentes
1st cycle of basic education
classes with different school grades
curricular articulation
teacher conceptions
title_short Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes
title_full Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes
title_fullStr Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes
title_full_unstemmed Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes
title_sort Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentes
author Coelho, Ana Margarida de Castro Reis Esperança
author_facet Coelho, Ana Margarida de Castro Reis Esperança
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Margarida de Castro Reis Esperança
dc.subject.por.fl_str_mv 1º ciclo do ensino básico
turmas com diferentes anos de escolaridade
articulação curricular
conceções de docentes
1st cycle of basic education
classes with different school grades
curricular articulation
teacher conceptions
topic 1º ciclo do ensino básico
turmas com diferentes anos de escolaridade
articulação curricular
conceções de docentes
1st cycle of basic education
classes with different school grades
curricular articulation
teacher conceptions
description Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-11T14:50:35Z
2017-05-25
2017-05-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1822
TID:201724731
url http://hdl.handle.net/10400.15/1822
identifier_str_mv TID:201724731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030331957248