Espaço exterior à sala de aula: conceções e potencialidades na aprendizagem de conceitos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rita Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10988
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Espaço exterior à sala de aula: conceções e potencialidades na aprendizagem de conceitos científicosEspaço recreioVisitas de estudoConceções de alunos2.º ciclo do ensino básicoPlaygroundsField tripsConceptions of students2nd cycle of basic educationRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte apresentam-se os contextos de estágio do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma análise comparativa dos mesmos. Na segunda parte apresenta-se o estudo empírico. O estudo envolve duas turmas do 6.º ano de escolaridade (grupo experimental e grupo de controlo), que tem como problemática central “Que potencialidades encerram as atividades desenvolvidas fora da sala de aula na aprendizagem de conceitos científicos?”. Para responder a esta questão estabeleceram-se os seguintes objetivos gerais: (i) comparar a eficácia na aprendizagem decorrente da realização de atividades no exterior com atividades mais tradicionais em sala de aula; (ii) conhecer e analisar as experiências e as conceções dos alunos sobre o espaço-recreio e a realização de visitas de estudo; e (iii) conhecer e analisar as experiências e conceções da Orientadora Cooperante sobre a utilização do espaço-recreio e a realização de visitas de estudo como um contributo para as aprendizagens dos alunos. Importa referir que todo o estudo se centrará na aprendizagem dos conceitos científicos. Para a concretização deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza mista, tendo sido utilizados questionários e fichas de verificação de aprendizagem (diagnóstica e final) para a recolha de informação. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e respetivamente categorizados. Já os dados quantitativos foram tratados com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados do estudo indicam que a Orientadora Cooperante e os alunos consideram o espaço-recreio e as visitas de estudo como fatores potenciadores de aprendizagens e que o grupo experimental beneficiou das atividades no espaço exterior, em termos académicos e pessoais, conseguindo um desempenho equivalente ao do grupo de controlo, embora tivesse partido de uma posição mais desfavorável.ABSTRACT This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II of the 2nd year of the MA in Teaching of 1st Cycle of Primary Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Primary Education. The report is divided into two parts. The first part presents the contexts where Teaching Practice occurred, including a comparative analysis. The second part presents the empirical study. The study involved two classes of the 6th year of schooling (the experimental group and control group), to answer to the following central problem: "What is the potentiality of activities outside the classroom in learning scientific concepts?". In order to answer this question the following general objectives were settled: (i) to compare the effectiveness in learning scientific concepts of a class that implemented actives outside the classroom with another with a more traditional activities in the classroom; (ii) to analyse the experiences and the conceptions of the students about the playground and study visits role in learining; and (iii) to analyse the experiences and conceptions of the Cooperative Advisor on the use of playground and study visits as a contribution to the learning process of the students. The study included a mixed methodological approach, Questionnaires and assessment tests were administered to collecting data. The qualitative data was subjected to content analysis and different ideas were categorized. The quantitative data was processed using the Statistical Package for the Social Sciences. The results of the study indicate that the Cooperative Advisor and students consider playground and study visits as learning enhancers. The experimental group also improved their academic performance due to the outdoor activities. At the end of the study, their conceptions also highlight the role of these activities on learning.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaAlmeida, AntónioRCIPLFerreira, Ana Rita Fernandes2020-01-16T14:57:17Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10988TID:202334872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:19.865897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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