A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/96116 |
Resumo: | As sociedades do século XXI são dominadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante, TIC) e, enquanto professores, é essencial que saibamos tirar partido dos seus benefícios, preparando os alunos para um futuro incerto mas desafiador, auxiliando-os no desenvolvimento de competências essenciais tendo em conta a atualidade e tornando-os conscientes das exigências inerentes à utilização dos recursos tecnológicos como também das vulnerabilidades associadas ao seu uso sem critério. As potencialidades das TIC no contexto escolar têm sido reconhecidas pelas equipas ministeriais dos governos que se vêm sucedendo nas últimas décadas, apostando-se cada vez mais em medidas educativas que se centram no aluno, numa utilização de materiais autênticos muitas vezes disponibilizadas pelas TIC e em atividades dinâmicas e de grupo com o auxílio das tecnologias. Este relatório focou-se na exploração e implementação de estratégias de integração de recursos TIC na aprendizagem de Português (língua materna) e de Inglês (língua estrangeira), com o objetivo de verificar as possíveis contribuições da utilização das TIC no contexto educativo. |
id |
RCAP_4e4d988c54a6f1710317a4567dbd1042 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/96116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)EducaçãoTecnologias de Informação e ComunicaçãoPortuguêsInglês LEEducationInformation and Communication TechnologiesPortugueseEnglish FLDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasAs sociedades do século XXI são dominadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante, TIC) e, enquanto professores, é essencial que saibamos tirar partido dos seus benefícios, preparando os alunos para um futuro incerto mas desafiador, auxiliando-os no desenvolvimento de competências essenciais tendo em conta a atualidade e tornando-os conscientes das exigências inerentes à utilização dos recursos tecnológicos como também das vulnerabilidades associadas ao seu uso sem critério. As potencialidades das TIC no contexto escolar têm sido reconhecidas pelas equipas ministeriais dos governos que se vêm sucedendo nas últimas décadas, apostando-se cada vez mais em medidas educativas que se centram no aluno, numa utilização de materiais autênticos muitas vezes disponibilizadas pelas TIC e em atividades dinâmicas e de grupo com o auxílio das tecnologias. Este relatório focou-se na exploração e implementação de estratégias de integração de recursos TIC na aprendizagem de Português (língua materna) e de Inglês (língua estrangeira), com o objetivo de verificar as possíveis contribuições da utilização das TIC no contexto educativo.21st-century societies are marked by Information and Communication Technologies (hereinafter, ICT) and, as teachers, we must take advantage of their benefits by preparing students for an uncertain but challenging future by helping them develop their user competences considering our current context and making them aware of the inherent demands in the use of technological resources as well as of the vulnerabilities associated with their unprincipled use. The potentialities of ICT in the school context have been recognized by the successive ministerial teams of governments in recent decades, increasingly focusing on student-centred educational measures, the use of authentic materials often provided by ICT and dynamic and group activities with the aid of technologies. This report focused on exploring and implementing ICT resource integration strategies for learning Portuguese (mother tongue) and English (foreign language), to substantiate the possible contributions of using ICT in the educational context.Matos, Ana GonçalvesValentim, Helena TopaRUNRico, Ana Soraia Paixão dos Santos2020-04-14T10:32:54Z2020-02-272020-04-142020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/96116TID:202455335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:43:51Zoai:run.unl.pt:10362/96116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:28.837910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira) |
title |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira) |
spellingShingle |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira) Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos Educação Tecnologias de Informação e Comunicação Português Inglês LE Education Information and Communication Technologies Portuguese English FL Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira) |
title_full |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira) |
title_fullStr |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira) |
title_full_unstemmed |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira) |
title_sort |
A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira) |
author |
Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos |
author_facet |
Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Ana Gonçalves Valentim, Helena Topa RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologias de Informação e Comunicação Português Inglês LE Education Information and Communication Technologies Portuguese English FL Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Educação Tecnologias de Informação e Comunicação Português Inglês LE Education Information and Communication Technologies Portuguese English FL Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
As sociedades do século XXI são dominadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante, TIC) e, enquanto professores, é essencial que saibamos tirar partido dos seus benefícios, preparando os alunos para um futuro incerto mas desafiador, auxiliando-os no desenvolvimento de competências essenciais tendo em conta a atualidade e tornando-os conscientes das exigências inerentes à utilização dos recursos tecnológicos como também das vulnerabilidades associadas ao seu uso sem critério. As potencialidades das TIC no contexto escolar têm sido reconhecidas pelas equipas ministeriais dos governos que se vêm sucedendo nas últimas décadas, apostando-se cada vez mais em medidas educativas que se centram no aluno, numa utilização de materiais autênticos muitas vezes disponibilizadas pelas TIC e em atividades dinâmicas e de grupo com o auxílio das tecnologias. Este relatório focou-se na exploração e implementação de estratégias de integração de recursos TIC na aprendizagem de Português (língua materna) e de Inglês (língua estrangeira), com o objetivo de verificar as possíveis contribuições da utilização das TIC no contexto educativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-14T10:32:54Z 2020-02-27 2020-04-14 2020-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/96116 TID:202455335 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/96116 |
identifier_str_mv |
TID:202455335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138001101520896 |