Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Isabel S C
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3698
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está enquadrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada consiste em dois estágios, um concretiza-se na Educação Pré-Escolar e outro no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, permitindo explorar em contexto sala de atividades/aula os conteúdos teóricos explorados nas diversas unidades curriculares no decorrer do Mestrado e da Licenciatura em Educação Básica. Assim, neste relatório constam o enquadramento institucional, onde é evidenciado a organização e a administração escolar, as características do meio envolvente e dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como a caracterização do grupo e da turma; a descrição e reflexão das experiências de ensino e aprendizagem ao longo de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionado; uma investigação pedagógica e por fim uma conclusão. A investigação pedagógica realizada foi sobre uma intervenção pedagógico-didática, enquadrada na área curricular Estudo do Meio do 1.ºCiclo do Ensino básico, intitulada Ensinar e aprender educação para a saúde no 1.ºCEB: a pele, a higiene e a saúde. Participaram setenta e quatro alunos de uma escola do 1.ºCiclo do Ensino Básico da cidade da Guarda. A análise dos resultados deste estudo permitem concluir que o debate constitui uma estratégia de ensino adequada e eficaz no âmbito da promoção da saúde da pele.
id RCAP_4e648767b8bf367f66713ea9af48b183
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.Educação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPeleHigiene e SaúdeO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está enquadrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada consiste em dois estágios, um concretiza-se na Educação Pré-Escolar e outro no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, permitindo explorar em contexto sala de atividades/aula os conteúdos teóricos explorados nas diversas unidades curriculares no decorrer do Mestrado e da Licenciatura em Educação Básica. Assim, neste relatório constam o enquadramento institucional, onde é evidenciado a organização e a administração escolar, as características do meio envolvente e dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como a caracterização do grupo e da turma; a descrição e reflexão das experiências de ensino e aprendizagem ao longo de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionado; uma investigação pedagógica e por fim uma conclusão. A investigação pedagógica realizada foi sobre uma intervenção pedagógico-didática, enquadrada na área curricular Estudo do Meio do 1.ºCiclo do Ensino básico, intitulada Ensinar e aprender educação para a saúde no 1.ºCEB: a pele, a higiene e a saúde. Participaram setenta e quatro alunos de uma escola do 1.ºCiclo do Ensino Básico da cidade da Guarda. A análise dos resultados deste estudo permitem concluir que o debate constitui uma estratégia de ensino adequada e eficaz no âmbito da promoção da saúde da pele.Instituto Politécnico da Guarda2017-06-08T20:44:18Z2017-06-082017-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3698http://hdl.handle.net/10314/3698TID:201704595porCruz, Isabel S Cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:20Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:54.537342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
title Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
spellingShingle Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
Cruz, Isabel S C
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Pele
Higiene e Saúde
title_short Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
title_full Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
title_fullStr Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
title_full_unstemmed Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
title_sort Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
author Cruz, Isabel S C
author_facet Cruz, Isabel S C
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Isabel S C
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Pele
Higiene e Saúde
topic Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Pele
Higiene e Saúde
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está enquadrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada consiste em dois estágios, um concretiza-se na Educação Pré-Escolar e outro no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, permitindo explorar em contexto sala de atividades/aula os conteúdos teóricos explorados nas diversas unidades curriculares no decorrer do Mestrado e da Licenciatura em Educação Básica. Assim, neste relatório constam o enquadramento institucional, onde é evidenciado a organização e a administração escolar, as características do meio envolvente e dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como a caracterização do grupo e da turma; a descrição e reflexão das experiências de ensino e aprendizagem ao longo de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionado; uma investigação pedagógica e por fim uma conclusão. A investigação pedagógica realizada foi sobre uma intervenção pedagógico-didática, enquadrada na área curricular Estudo do Meio do 1.ºCiclo do Ensino básico, intitulada Ensinar e aprender educação para a saúde no 1.ºCEB: a pele, a higiene e a saúde. Participaram setenta e quatro alunos de uma escola do 1.ºCiclo do Ensino Básico da cidade da Guarda. A análise dos resultados deste estudo permitem concluir que o debate constitui uma estratégia de ensino adequada e eficaz no âmbito da promoção da saúde da pele.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-08T20:44:18Z
2017-06-08
2017-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3698
http://hdl.handle.net/10314/3698
TID:201704595
url http://hdl.handle.net/10314/3698
identifier_str_mv TID:201704595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136922216431616