A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Diana Filipa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1297
Resumo: O presente relatório enquadra-se nos estágios do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Durante esta prática pedagógica na valência de Educação Pré-Escolar e 1ºCEB, a mestranda procurou saber sempre mais sobre educação, através de perspetivas teóricas, documentos institucionais e, ainda, através de alguns instrumentos e técnicas pedagógicas. Neste relatório são abordados alguns temas imprescindíveis na prática docente. O ato de observar, planificar, agir e avaliar fazem parte de todo um processo complexo do papel desempenhado por um docente. Por fim, toda esta prática educativa foi potenciadora de crescimento e desenvolvimento profissional como futura educadora/professora. Assim, numa fase final do relatório, a mestranda apresenta uma reflexão sobre o balanço de toda a sua intervenção educativa. ABSTRACT This report is part of the Stage Master of Pre-school Education and Primary Education. During this pedagogical practice in the valences of Pre-school Education and Primary Education, the stage student sought to know more through theoretical perspectives, institutional documents and also through some tools and teaching techniques. In this report are addressed some essential topics in the professional practice of a teacher. The act of observing, planning, act and evaluation is part of the whole process of complex role of a teacher. Finally, all this educational practice was growth-enhancing and professional development as a future educator / teacher. Thus, in the final phase of the report, the stage student presents a reflection on the final balance of the entire educational intervention.ESEPF17
id RCAP_e4e5b5efc5a3f3e7051f0a09c9f3ba45
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório enquadra-se nos estágios do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Durante esta prática pedagógica na valência de Educação Pré-Escolar e 1ºCEB, a mestranda procurou saber sempre mais sobre educação, através de perspetivas teóricas, documentos institucionais e, ainda, através de alguns instrumentos e técnicas pedagógicas. Neste relatório são abordados alguns temas imprescindíveis na prática docente. O ato de observar, planificar, agir e avaliar fazem parte de todo um processo complexo do papel desempenhado por um docente. Por fim, toda esta prática educativa foi potenciadora de crescimento e desenvolvimento profissional como futura educadora/professora. Assim, numa fase final do relatório, a mestranda apresenta uma reflexão sobre o balanço de toda a sua intervenção educativa. ABSTRACT This report is part of the Stage Master of Pre-school Education and Primary Education. During this pedagogical practice in the valences of Pre-school Education and Primary Education, the stage student sought to know more through theoretical perspectives, institutional documents and also through some tools and teaching techniques. In this report are addressed some essential topics in the professional practice of a teacher. The act of observing, planning, act and evaluation is part of the whole process of complex role of a teacher. Finally, all this educational practice was growth-enhancing and professional development as a future educator / teacher. Thus, in the final phase of the report, the stage student presents a reflection on the final balance of the entire educational intervention.ESEPF172013-11-05T16:37:00Z2013-07-12T00:00:00Z2013-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1297TID:201908875porMoreira, Diana Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.765069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Moreira, Diana Filipa
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Moreira, Diana Filipa
author_facet Moreira, Diana Filipa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Diana Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório enquadra-se nos estágios do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Durante esta prática pedagógica na valência de Educação Pré-Escolar e 1ºCEB, a mestranda procurou saber sempre mais sobre educação, através de perspetivas teóricas, documentos institucionais e, ainda, através de alguns instrumentos e técnicas pedagógicas. Neste relatório são abordados alguns temas imprescindíveis na prática docente. O ato de observar, planificar, agir e avaliar fazem parte de todo um processo complexo do papel desempenhado por um docente. Por fim, toda esta prática educativa foi potenciadora de crescimento e desenvolvimento profissional como futura educadora/professora. Assim, numa fase final do relatório, a mestranda apresenta uma reflexão sobre o balanço de toda a sua intervenção educativa. ABSTRACT This report is part of the Stage Master of Pre-school Education and Primary Education. During this pedagogical practice in the valences of Pre-school Education and Primary Education, the stage student sought to know more through theoretical perspectives, institutional documents and also through some tools and teaching techniques. In this report are addressed some essential topics in the professional practice of a teacher. The act of observing, planning, act and evaluation is part of the whole process of complex role of a teacher. Finally, all this educational practice was growth-enhancing and professional development as a future educator / teacher. Thus, in the final phase of the report, the stage student presents a reflection on the final balance of the entire educational intervention.ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05T16:37:00Z
2013-07-12T00:00:00Z
2013-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1297
TID:201908875
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1297
identifier_str_mv TID:201908875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621889146880