Qualidade da informação e consumo online: Fake news e desinformação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/22150 |
Resumo: | Esta dissertação, envolvida no Mestrado em Sociologia, têm como objetivo o estudo e aprofundamento sobre a problemática da qualidade da informação online nomeadamente o estudo do fenómeno das fake news e desinformação relativa ao consumo de tabaco. A questão de partida assinalada para esta investigação baseou-se em “Qual é a perceção da população portuguesa sobre o fenómeno das fake news e desinformação relativamente ao consumo de tabaco?”, relacionando as questões sociológicas sobre o uso e conteúdo exposto online, tal como o consumo de informação relativo ao consumo de tabaco. De modo a dar resposta a esta questão de partida foi empregado um estudo qualitativo sustentado a partir de uma abordagem intensiva de pesquisa via online e técnica de investigação de recolha de dados, a entrevista, explorando também as temáticas de literacia mediática e literacia em saúde. Conclui-se, nesta investigação, que a perceção da população sobre notícias e informações atuais baseia-se no tipo de informação que consomem online e posteriormente no contacto com a sua rede de contactos de amigos e familiares. No que diz respeito às dimensões literárias da população, segundo as referências bibliográficas onde esta investigação se apoiou, estas contribuem para a promoção de um estilo de vida saudável e uma visão crítica e consciente das potencialidades dos conteúdos na Internet. |
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Esta dissertação, envolvida no Mestrado em Sociologia, têm como objetivo o estudo e aprofundamento sobre a problemática da qualidade da informação online nomeadamente o estudo do fenómeno das fake news e desinformação relativa ao consumo de tabaco. A questão de partida assinalada para esta investigação baseou-se em “Qual é a perceção da população portuguesa sobre o fenómeno das fake news e desinformação relativamente ao consumo de tabaco?”, relacionando as questões sociológicas sobre o uso e conteúdo exposto online, tal como o consumo de informação relativo ao consumo de tabaco. De modo a dar resposta a esta questão de partida foi empregado um estudo qualitativo sustentado a partir de uma abordagem intensiva de pesquisa via online e técnica de investigação de recolha de dados, a entrevista, explorando também as temáticas de literacia mediática e literacia em saúde. Conclui-se, nesta investigação, que a perceção da população sobre notícias e informações atuais baseia-se no tipo de informação que consomem online e posteriormente no contacto com a sua rede de contactos de amigos e familiares. No que diz respeito às dimensões literárias da população, segundo as referências bibliográficas onde esta investigação se apoiou, estas contribuem para a promoção de um estilo de vida saudável e uma visão crítica e consciente das potencialidades dos conteúdos na Internet. |
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