O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23766 |
Resumo: | As redes sociais são um fenómeno contemporâneo que revolucionou a comunicação das empresas, operando como um canal de comunicação direta entre a marca e o consumidor. Estas plataformas são ferramentas fundamentais nas estratégias de marketing e desempenham um papel ativo no comportamento do consumidor. A situação pandémica do COVID-19 acelerou as transformações digitais e fez com que a mudança de paradigma comunicacional carecesse ainda mais do fator humano, para que fosse possível colmatar o fosso causado pelo distanciamento. Este estudo tem como objetivo identificar estratégias de marketing e possíveis evidências de comunicação humanizada nas redes sociais do grupo Solinca e analisar o seu impacto na proximidade e confiança associada, pelos consumidores, à marca. Para o efeito, foi realizada uma revisão bibliográfica, de forma a encontrar fundamentações académicas capazes de concretizar técnicas de humanização. Seguidamente, com base na pesquisa foi elaborada uma grelha de análise de conteúdo, para avaliar os conteúdos partilhados pela marca, nas suas redes. Em complementaridade, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada ao diretor do departamento de marketing digital da Solinca, para validar os parâmetros de humanização propostos e analisar a sua operacionalidade. O estudo reforça a importância de uma abordagem humanizada nas estratégias de Social Media Marketing e demonstra o seu impacto no consumidor. A investigação corrobora, em suma, o papel ativo das redes sociais no processo de humanização e a forma como estas plataformas influenciam a relação de confiança entre marca e consumidores. Os resultados obtidos revelam uma oportunidade estratégica para a comunidade empresarial e para marketeers, pois identifica técnicas passíveis de serem aplicadas, para relações com o público e diferenciar a marca nas redes sociais, através de uma comunicação que estimula a confiança. |
id |
RCAP_4e7c22e3cb3617d07ba18370987971fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23766 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidoresRedes sociaisSocial media marketingMarketing humanizadoConfiançaComportamento do consumidorSocial mediaConsumer behaviourHumanised marketingTrustSocial media marketingGestãoAs redes sociais são um fenómeno contemporâneo que revolucionou a comunicação das empresas, operando como um canal de comunicação direta entre a marca e o consumidor. Estas plataformas são ferramentas fundamentais nas estratégias de marketing e desempenham um papel ativo no comportamento do consumidor. A situação pandémica do COVID-19 acelerou as transformações digitais e fez com que a mudança de paradigma comunicacional carecesse ainda mais do fator humano, para que fosse possível colmatar o fosso causado pelo distanciamento. Este estudo tem como objetivo identificar estratégias de marketing e possíveis evidências de comunicação humanizada nas redes sociais do grupo Solinca e analisar o seu impacto na proximidade e confiança associada, pelos consumidores, à marca. Para o efeito, foi realizada uma revisão bibliográfica, de forma a encontrar fundamentações académicas capazes de concretizar técnicas de humanização. Seguidamente, com base na pesquisa foi elaborada uma grelha de análise de conteúdo, para avaliar os conteúdos partilhados pela marca, nas suas redes. Em complementaridade, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada ao diretor do departamento de marketing digital da Solinca, para validar os parâmetros de humanização propostos e analisar a sua operacionalidade. O estudo reforça a importância de uma abordagem humanizada nas estratégias de Social Media Marketing e demonstra o seu impacto no consumidor. A investigação corrobora, em suma, o papel ativo das redes sociais no processo de humanização e a forma como estas plataformas influenciam a relação de confiança entre marca e consumidores. Os resultados obtidos revelam uma oportunidade estratégica para a comunidade empresarial e para marketeers, pois identifica técnicas passíveis de serem aplicadas, para relações com o público e diferenciar a marca nas redes sociais, através de uma comunicação que estimula a confiança.Social networks are a contemporary phenomenon that has revolutionised corporate communication, operating as a direct channel between brand and consumer. These platforms are fundamental tools in digital marketing strategies and play an active role in consumer behaviour. The pandemic situation of COVID-19 accelerated the digital transformations and further shifted the communicational paradigm with increased need of the human factor. This study aims to identify possible evidence of humanised marketing, present in Solinca's social media strategy and understand its potential effect on consumer trust. For this purpose, a literature review was carried out in order to find academic foundations capable of concretizing humanization techniques. Then, based on the research, was developed a content analysis grid to evaluate the contents shared by the brand in its networks. Complementarily, a qualitative methodology was used, through a semi structured interview to the director of the digital marketing department of Solinca, in order to validate the proposed humanisation parameters and to analyse their operationality. The study reinforces the importance of a humanised approach in Social Media Marketing strategies and demonstrates its impact on the consumer. Besides that, the research corroborates the active role of social networks in the humanisation process and the way these platforms influence the trust relationship between brand and consumers. The results obtained reveal a strategic opportunity for the business community and for marketeers, as it identifies techniques that can be applied, for relationships with the public and differentiate the brand in social networks, through a communication that stimulates trust.Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Miguel Moreira Lucas dos Prazeres e2023-10-25T07:43:39Z2023-06-282023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23766TID:203372468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:12.897979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores |
title |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores |
spellingShingle |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores Silva, Miguel Moreira Lucas dos Prazeres e Redes sociais Social media marketing Marketing humanizado Confiança Comportamento do consumidor Social media Consumer behaviour Humanised marketing Trust Social media marketing Gestão |
title_short |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores |
title_full |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores |
title_fullStr |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores |
title_full_unstemmed |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores |
title_sort |
O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores |
author |
Silva, Miguel Moreira Lucas dos Prazeres e |
author_facet |
Silva, Miguel Moreira Lucas dos Prazeres e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Sara Raquel de Paiva Abreu Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Miguel Moreira Lucas dos Prazeres e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Social media marketing Marketing humanizado Confiança Comportamento do consumidor Social media Consumer behaviour Humanised marketing Trust Social media marketing Gestão |
topic |
Redes sociais Social media marketing Marketing humanizado Confiança Comportamento do consumidor Social media Consumer behaviour Humanised marketing Trust Social media marketing Gestão |
description |
As redes sociais são um fenómeno contemporâneo que revolucionou a comunicação das empresas, operando como um canal de comunicação direta entre a marca e o consumidor. Estas plataformas são ferramentas fundamentais nas estratégias de marketing e desempenham um papel ativo no comportamento do consumidor. A situação pandémica do COVID-19 acelerou as transformações digitais e fez com que a mudança de paradigma comunicacional carecesse ainda mais do fator humano, para que fosse possível colmatar o fosso causado pelo distanciamento. Este estudo tem como objetivo identificar estratégias de marketing e possíveis evidências de comunicação humanizada nas redes sociais do grupo Solinca e analisar o seu impacto na proximidade e confiança associada, pelos consumidores, à marca. Para o efeito, foi realizada uma revisão bibliográfica, de forma a encontrar fundamentações académicas capazes de concretizar técnicas de humanização. Seguidamente, com base na pesquisa foi elaborada uma grelha de análise de conteúdo, para avaliar os conteúdos partilhados pela marca, nas suas redes. Em complementaridade, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada ao diretor do departamento de marketing digital da Solinca, para validar os parâmetros de humanização propostos e analisar a sua operacionalidade. O estudo reforça a importância de uma abordagem humanizada nas estratégias de Social Media Marketing e demonstra o seu impacto no consumidor. A investigação corrobora, em suma, o papel ativo das redes sociais no processo de humanização e a forma como estas plataformas influenciam a relação de confiança entre marca e consumidores. Os resultados obtidos revelam uma oportunidade estratégica para a comunidade empresarial e para marketeers, pois identifica técnicas passíveis de serem aplicadas, para relações com o público e diferenciar a marca nas redes sociais, através de uma comunicação que estimula a confiança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-25T07:43:39Z 2023-06-28 2023-06-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23766 TID:203372468 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23766 |
identifier_str_mv |
TID:203372468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134143752175616 |