O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Miguel Moreira Lucas dos Prazeres e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23766
Resumo: As redes sociais são um fenómeno contemporâneo que revolucionou a comunicação das empresas, operando como um canal de comunicação direta entre a marca e o consumidor. Estas plataformas são ferramentas fundamentais nas estratégias de marketing e desempenham um papel ativo no comportamento do consumidor. A situação pandémica do COVID-19 acelerou as transformações digitais e fez com que a mudança de paradigma comunicacional carecesse ainda mais do fator humano, para que fosse possível colmatar o fosso causado pelo distanciamento. Este estudo tem como objetivo identificar estratégias de marketing e possíveis evidências de comunicação humanizada nas redes sociais do grupo Solinca e analisar o seu impacto na proximidade e confiança associada, pelos consumidores, à marca. Para o efeito, foi realizada uma revisão bibliográfica, de forma a encontrar fundamentações académicas capazes de concretizar técnicas de humanização. Seguidamente, com base na pesquisa foi elaborada uma grelha de análise de conteúdo, para avaliar os conteúdos partilhados pela marca, nas suas redes. Em complementaridade, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada ao diretor do departamento de marketing digital da Solinca, para validar os parâmetros de humanização propostos e analisar a sua operacionalidade. O estudo reforça a importância de uma abordagem humanizada nas estratégias de Social Media Marketing e demonstra o seu impacto no consumidor. A investigação corrobora, em suma, o papel ativo das redes sociais no processo de humanização e a forma como estas plataformas influenciam a relação de confiança entre marca e consumidores. Os resultados obtidos revelam uma oportunidade estratégica para a comunidade empresarial e para marketeers, pois identifica técnicas passíveis de serem aplicadas, para relações com o público e diferenciar a marca nas redes sociais, através de uma comunicação que estimula a confiança.
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