A influência do marketing humanizado no comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Karen Andrea Siqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232819
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática principal o marketing humanizado e a sua relação com o comportamento do consumidor. A pesquisa possui como objetivo identificar se a estratégia de marketing humanizado causa efeito no comportamento do consumidor, se os consumidores, ao serem expostos às dimensões humanas de uma marca, as percebem, e se esse tipo de comunicação implica em modificações na atitude do consumidor. Para atingir esses objetivos, foi realizada primeiramente uma busca em fundamentações teóricas já existentes e, após isso, foi realizada uma pesquisa de caráter experimental através de um questionário online. Neste questionário os participantes foram apresentados a uma marca fictícia e expostos ao perfil dessa marca em uma rede social, sendo que foram construídos dois cenários opostos e o participante era exposto a apenas um deles de forma aleatória. Perante esse cenário, os participantes analisaram uma série de afirmações acerca das dimensões humanas da marca e a atitude construída em relação àquela marca. Aplicando-se análises probabilísticas, o resultado final deste estudo foi positivo, sendo possível afirmar que o marketing humanizado influencia o comportamento do consumidor, sendo que o mesmo é capaz de identificar as dimensões humanas presentes na marca e também demonstra ser influenciado no âmbito das atitudes em relação à marca. Este estudo contribui tanto para o meio acadêmico, uma vez que o marketing humanizado ainda é um assunto relativamente novo e, dessa forma, este trabalho irá agregar novos conhecimentos ao universo do comportamento do consumidor; como para o meio empresarial e para os profissionais de marketing, já que esta é uma estratégia que pode ou não ser adotada pelas empresas de acordo com os seus objetivos de diferenciação e de relacionamento com os seus clientes.
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