O impacto das caracteristicas do email marketing na atitude dos destinatários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Margarida Alcobia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13171
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling O impacto das caracteristicas do email marketing na atitude dos destinatáriosE-mail marketingPermission MarketingInternetMarketing DigitalMeios de ComunicaçãoComportamento do ConsumidorDigital MarketingMediaConsumer BehaviourMestrado em MarketingDada a crescente evolução da Internet nos últimos anos e a crescente utilização de plataformas digitais por parte da população portuguesa e devido também à criação de novos meios de comunicação, em particular de e-mails marketing, considerou-se pertinente estudar qual o impacto que os mesmos têm junto dos destinatários. O foco do presente estudo vai para os e-mails marketing baseados em Permission Marketing, isto é, e-mails com mensagens personalizadas e promocionais, que são enviados segundo a autorização por parte do indivíduo. Assumindo-se como uma temática relativamente recente, não existe ainda consenso sobre as características de um e-mail marketing que determinam a atitude de um indivíduo perante a receção e abertura do mesmo. A metodologia utilizada foi a quantitativa, através de um questionário online, administrado a uma amostra não probabilística por conveniência de 228 inquiridos. De forma a realizar os objetivos propostos foi aplicada uma regressão linear múltipla, da qual se pôde concluir que as características que mais influência têm, na atitude positiva do destinatário são: o Design, a Familiaridade, a Atualidade e o Entretenimento. No que diz respeito aos indicadores que mais sobressaíram neste estudo, uma vez que despoletaram maior interesse junto dos inquiridos, pode destacar-se, os layouts diferenciadores, originais e criativos, a representação de uma empresa com a qual o destinatário está familiarizado, as mensagens que contêm informações atuais e as mensagens que utilizam jogos, quebra-cabeças e/ou brindes no seu conteúdo.Internet, and specially the usage of digital platforms by the Portuguese population, has been growing in the last years. Due to the recent emergence of new media (channels), especially the e-mails marketing, it was considered relevant to study their influence on the individual behaviour. The main focus of this work consist on the study of e-mails marketing based in Permission Marketing. This is, promotional and personalized messages which are sent according people's acceptance and agreement. As it is a recent topic, there is no consensus yet regarding the most important characteristics that an e-mail marketing should have to influence people's attitude to open it. In this research it was used the quantitative methodology through an on-line survey made to a non-probabilistic sample of 228 people. In order to achieve the proposal goals it was applied a linear multiple regression. It was able to conclude that the characteristics that most influence people to open this kind of e-mails are: the Readability, Familiarity, Actuality and the Entertainment. The indicators that mostly people got interested in, were the different, original and creative layouts, the familiarity with the brand, currentness of the information and messages with games, brain teasers and/or gifts on it.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaMorais, Ana Margarida Alcobia2017-08-01T00:30:09Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13171porMorais, Ana Margarida Alcobia (2016). "O impacto das caracteristicas do email marketing na atitude dos destinatários". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:11.719793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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