A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Zuleide Maria Chaves da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6156
Resumo: A dissertação apresentada é resultado do trabalho de pesquisa em escolas públicas municipais, que teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas pública do Município de Tamandaré – PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de nível descritivo e explicativo, onde 140 alunos, 04 professores e 03 gestores fizeram parte desse trabalho, em 03 escolas do Município de Tamandaré onde funciona a EJA, tendo sido utilizados questionários e entrevistas na coleta de dados que depois de organizado e analisados, o material final da pesquisa nos mostra que 42% dos educandos garantem deixarem à escola porque precisam trabalhar, por viverem numa cidade turística onde o período de veraneio é esperado com grande expectativa afasta os alunos da sala de aula por não terem flexibilidade no horário determinado pela escola, e mais, com a chegada do verão 67% dos estudantes que já estão trabalhando e são requisitados para outras funções, afirmam estarem muito cansados para permanecerem na sala de aula depois de uma intensa jornada de trabalho. Outros motivos contemplados são: problema com saúde, desinteresse pela escola, falta de transporte e outros. Ficou claro que dos alunos que se evadem, voltam a matricula-se na tentativa de melhorar a qualidade de vida para sua família. Entretanto, com uma nova leitura feita a partir dos resultados dos trabalhos concluídos e analisados, se percebe o outro lado da questão, entre os resultados óbvios, e os entendidos no âmago do problema, essa reflexão leva a desafios que possam ajudar a diminuir a ausência do aluno EJA na sala de aula, como: rever a metodologia e o processo avaliativo utilizado na prática pedagógica dessa modalidade de ensino, promover formação continuada para os professores, provocando-os à pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade de gestores das instituições de ensino formular estratégias para suprimir a evasão escolar principalmente nas turmas de EJA, pois o fracasso escolar atribuído ao aluno está camuflado nos fatores socioeconômico e politica pública educacional. Na tentativa de erradicar a evasão escolar são necessárias transformações racionais e pertinentes à realidade do educando.
id RCAP_4e7d7fe99a79f6d1ed4edb3e57a1cc06
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PEMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOABANDONO ESCOLAREDUCAÇÃO DE JOVENSEDUCAÇÃO DE ADULTOSFORMAÇÃO DE PROFESSORESBRASILEDUCATIONDROPPING OUTYOUTH EDUCATIONADULT EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONBRAZILA dissertação apresentada é resultado do trabalho de pesquisa em escolas públicas municipais, que teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas pública do Município de Tamandaré – PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de nível descritivo e explicativo, onde 140 alunos, 04 professores e 03 gestores fizeram parte desse trabalho, em 03 escolas do Município de Tamandaré onde funciona a EJA, tendo sido utilizados questionários e entrevistas na coleta de dados que depois de organizado e analisados, o material final da pesquisa nos mostra que 42% dos educandos garantem deixarem à escola porque precisam trabalhar, por viverem numa cidade turística onde o período de veraneio é esperado com grande expectativa afasta os alunos da sala de aula por não terem flexibilidade no horário determinado pela escola, e mais, com a chegada do verão 67% dos estudantes que já estão trabalhando e são requisitados para outras funções, afirmam estarem muito cansados para permanecerem na sala de aula depois de uma intensa jornada de trabalho. Outros motivos contemplados são: problema com saúde, desinteresse pela escola, falta de transporte e outros. Ficou claro que dos alunos que se evadem, voltam a matricula-se na tentativa de melhorar a qualidade de vida para sua família. Entretanto, com uma nova leitura feita a partir dos resultados dos trabalhos concluídos e analisados, se percebe o outro lado da questão, entre os resultados óbvios, e os entendidos no âmago do problema, essa reflexão leva a desafios que possam ajudar a diminuir a ausência do aluno EJA na sala de aula, como: rever a metodologia e o processo avaliativo utilizado na prática pedagógica dessa modalidade de ensino, promover formação continuada para os professores, provocando-os à pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade de gestores das instituições de ensino formular estratégias para suprimir a evasão escolar principalmente nas turmas de EJA, pois o fracasso escolar atribuído ao aluno está camuflado nos fatores socioeconômico e politica pública educacional. Na tentativa de erradicar a evasão escolar são necessárias transformações racionais e pertinentes à realidade do educando.The dissertation presents the results of research work in public schools, which had as main objective to analyze the factors that contribute to the dropout of students from the Youth and Adult Education of the public schools in the city of Tamandaré - PE. This is a research of quantitative and qualitative nature of descriptive and explanatory level, where 140 students, 04 teachers and 03 administrators were part of this work in 03 schools in the city of Tamandaré where EJA work, questionnaires and interviews were used in data collection which then organized and analyzed, the final material research shows that 42% of students leave school because ensure must work, because they live in a tourist town where the period of summer is expected with great anticipation of the room away from students class for not having flexibility in the schedule determined by the school, and more, with the arrival of summer 67% of students who are already working and are required for other functions, say they are too tired to remain in the classroom after an intense day work. Other reasons contemplated are problem with health, disinterest in school, lack of transportation and others. It was clear that students who dropout, return to enroll in an attempt to improve the quality of life for his family. However, a new reading taken from the results of the work completed and analyzed, one sees the other side of the question, between the obvious results, and understood the pith of the problem, this reflection leads to challenges that may help lessen the dropout of EJA in classroom, as: review the methodology and the evaluative process used in the pedagogical practice of this type of education, put forward continuing education for teachers, causing them to research. The results point to the need for managers of educational institutions, formulate strategies to suppress school dropout in EJA, because school failure is assigned to the student masked in socioeconomic factors and educational public policy. In an endeavor eradicate school dropout are need rational and relevant transformation to the reality of students.2015-03-16T19:14:05Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6156TID:201253127porSilva, Zuleide Maria Chaves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:29.313228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE
title A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE
spellingShingle A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE
Silva, Zuleide Maria Chaves da
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
EDUCAÇÃO DE JOVENS
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BRASIL
EDUCATION
DROPPING OUT
YOUTH EDUCATION
ADULT EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
BRAZIL
title_short A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE
title_full A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE
title_fullStr A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE
title_full_unstemmed A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE
title_sort A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE
author Silva, Zuleide Maria Chaves da
author_facet Silva, Zuleide Maria Chaves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Zuleide Maria Chaves da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
EDUCAÇÃO DE JOVENS
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BRASIL
EDUCATION
DROPPING OUT
YOUTH EDUCATION
ADULT EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
EDUCAÇÃO DE JOVENS
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BRASIL
EDUCATION
DROPPING OUT
YOUTH EDUCATION
ADULT EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
BRAZIL
description A dissertação apresentada é resultado do trabalho de pesquisa em escolas públicas municipais, que teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas pública do Município de Tamandaré – PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de nível descritivo e explicativo, onde 140 alunos, 04 professores e 03 gestores fizeram parte desse trabalho, em 03 escolas do Município de Tamandaré onde funciona a EJA, tendo sido utilizados questionários e entrevistas na coleta de dados que depois de organizado e analisados, o material final da pesquisa nos mostra que 42% dos educandos garantem deixarem à escola porque precisam trabalhar, por viverem numa cidade turística onde o período de veraneio é esperado com grande expectativa afasta os alunos da sala de aula por não terem flexibilidade no horário determinado pela escola, e mais, com a chegada do verão 67% dos estudantes que já estão trabalhando e são requisitados para outras funções, afirmam estarem muito cansados para permanecerem na sala de aula depois de uma intensa jornada de trabalho. Outros motivos contemplados são: problema com saúde, desinteresse pela escola, falta de transporte e outros. Ficou claro que dos alunos que se evadem, voltam a matricula-se na tentativa de melhorar a qualidade de vida para sua família. Entretanto, com uma nova leitura feita a partir dos resultados dos trabalhos concluídos e analisados, se percebe o outro lado da questão, entre os resultados óbvios, e os entendidos no âmago do problema, essa reflexão leva a desafios que possam ajudar a diminuir a ausência do aluno EJA na sala de aula, como: rever a metodologia e o processo avaliativo utilizado na prática pedagógica dessa modalidade de ensino, promover formação continuada para os professores, provocando-os à pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade de gestores das instituições de ensino formular estratégias para suprimir a evasão escolar principalmente nas turmas de EJA, pois o fracasso escolar atribuído ao aluno está camuflado nos fatores socioeconômico e politica pública educacional. Na tentativa de erradicar a evasão escolar são necessárias transformações racionais e pertinentes à realidade do educando.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-16T19:14:05Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6156
TID:201253127
url http://hdl.handle.net/10437/6156
identifier_str_mv TID:201253127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231610208256