Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2763 |
Resumo: | Este estudo procura debruça-se sobre o cruzamento entre a arte e a cidadania. Deste modo, através da Educação Artística, em particular através do cinema, procuramse as abordagens pedagógicas ao domínio da Interculturalidade, afeto à componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento para o 2º Ciclo. Como forma de leitura e de interpretação de filmes, propomos ainda uma abordagem teatral exploratória, assente em processos colaborativos e participativos, evidenciando, pelo jogo, a natureza intercultural que as relações pedagógicas podem alcançar. Com o intuito de providenciar as pistas de atuação provenientes do cruzamento entre a arte a a cidadania, recorremos aos procedimentos metodológicos da entrevista e da observação que efetuamos junto de docentes de Cidadania e Desenvolvimento. Os elementos recolhidos destes procedimento metodológicos, forneceram-nos o diagnóstico útil para o construção de amplia - INTERCULTURALIDADE, projeto de investigação-ação, desenvolvido com futuros professores de Cidadania e Desenvolvimento. Este projeto de investigação tornou evidente, desde logo, as fragilidades no desenvolvimento de estratégias pedagógicas relativas à interculturalidade na unidade curricular de Cidadania e Desenvolvimento, justificando a pertinência e atualidade do presente trabalho. Particularmente através de estratégias metodológicas de investigaçãoação, privilegiando dinâmicas pedagógicas performativas e reflexivas, este projeto permitiu concluir que a Educação Artística se pode constituir como uma dimensão formativa fundamental para ampliar a Interculturalidade, tornando-se imprescindível a sua presença na formação de professores de Cidadania e Desenvolvimento. |
id |
RCAP_4ecdd4286fb9d3c6bcfb8a3f5d15007b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadaniaEducação artísticaEducação para o desenvolvimento e cidadaniaInterculturalidadeCinemaOficina performativaArtistic educationEducation for development and citizenshipInterculturalityCinemaPerformative workshopEste estudo procura debruça-se sobre o cruzamento entre a arte e a cidadania. Deste modo, através da Educação Artística, em particular através do cinema, procuramse as abordagens pedagógicas ao domínio da Interculturalidade, afeto à componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento para o 2º Ciclo. Como forma de leitura e de interpretação de filmes, propomos ainda uma abordagem teatral exploratória, assente em processos colaborativos e participativos, evidenciando, pelo jogo, a natureza intercultural que as relações pedagógicas podem alcançar. Com o intuito de providenciar as pistas de atuação provenientes do cruzamento entre a arte a a cidadania, recorremos aos procedimentos metodológicos da entrevista e da observação que efetuamos junto de docentes de Cidadania e Desenvolvimento. Os elementos recolhidos destes procedimento metodológicos, forneceram-nos o diagnóstico útil para o construção de amplia - INTERCULTURALIDADE, projeto de investigação-ação, desenvolvido com futuros professores de Cidadania e Desenvolvimento. Este projeto de investigação tornou evidente, desde logo, as fragilidades no desenvolvimento de estratégias pedagógicas relativas à interculturalidade na unidade curricular de Cidadania e Desenvolvimento, justificando a pertinência e atualidade do presente trabalho. Particularmente através de estratégias metodológicas de investigaçãoação, privilegiando dinâmicas pedagógicas performativas e reflexivas, este projeto permitiu concluir que a Educação Artística se pode constituir como uma dimensão formativa fundamental para ampliar a Interculturalidade, tornando-se imprescindível a sua presença na formação de professores de Cidadania e Desenvolvimento.This study focuses on the intersection of Art and Citizenship. Thus, through Arts Education, in particular through cinema, pedagogical approaches to interculturality are sought, affecting the curriculum of Citizenship and Development. As a way of reading and interpreting films, we also advocate an exploratory theatrical approach, based on collaborative and participatory processes, evidencing, through this game, the intercultural nature that pedagogical relations can accomplish. In order to provide the clues of action from the intersection between art and citizenship, we use interviews and observation as methodological procedures, which we materialize in collaboration with teachers of Citizenship and Development. The elements collected from these methodological procedures provided us with a useful diagnosis for the construction of amplia - INTERCULTURALIDADE, an action research project, developed with soon-to-be teachers of Citizenship and Development. From the outset, this research project made clear the weaknesses in the development of pedagogical strategies related to interculturality in Citizenship and Development, justifying the relevance and timeliness of the present work. Particularly through methodological strategies of action-research, favoring performative and reflective pedagogical dynamics, this project allowed us to conclude that Arts Education can constitute a fundamental formative dimension to expand interculturality, making its presence essential in the education of teachers of Citizenship and Development.2022-07-12T14:03:24Z2022-06-03T00:00:00Z2022-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2763TID:203036751porBarbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:28Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:03.812495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania |
title |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania |
spellingShingle |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia Educação artística Educação para o desenvolvimento e cidadania Interculturalidade Cinema Oficina performativa Artistic education Education for development and citizenship Interculturality Cinema Performative workshop |
title_short |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania |
title_full |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania |
title_fullStr |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania |
title_full_unstemmed |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania |
title_sort |
Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania |
author |
Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia |
author_facet |
Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Educação para o desenvolvimento e cidadania Interculturalidade Cinema Oficina performativa Artistic education Education for development and citizenship Interculturality Cinema Performative workshop |
topic |
Educação artística Educação para o desenvolvimento e cidadania Interculturalidade Cinema Oficina performativa Artistic education Education for development and citizenship Interculturality Cinema Performative workshop |
description |
Este estudo procura debruça-se sobre o cruzamento entre a arte e a cidadania. Deste modo, através da Educação Artística, em particular através do cinema, procuramse as abordagens pedagógicas ao domínio da Interculturalidade, afeto à componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento para o 2º Ciclo. Como forma de leitura e de interpretação de filmes, propomos ainda uma abordagem teatral exploratória, assente em processos colaborativos e participativos, evidenciando, pelo jogo, a natureza intercultural que as relações pedagógicas podem alcançar. Com o intuito de providenciar as pistas de atuação provenientes do cruzamento entre a arte a a cidadania, recorremos aos procedimentos metodológicos da entrevista e da observação que efetuamos junto de docentes de Cidadania e Desenvolvimento. Os elementos recolhidos destes procedimento metodológicos, forneceram-nos o diagnóstico útil para o construção de amplia - INTERCULTURALIDADE, projeto de investigação-ação, desenvolvido com futuros professores de Cidadania e Desenvolvimento. Este projeto de investigação tornou evidente, desde logo, as fragilidades no desenvolvimento de estratégias pedagógicas relativas à interculturalidade na unidade curricular de Cidadania e Desenvolvimento, justificando a pertinência e atualidade do presente trabalho. Particularmente através de estratégias metodológicas de investigaçãoação, privilegiando dinâmicas pedagógicas performativas e reflexivas, este projeto permitiu concluir que a Educação Artística se pode constituir como uma dimensão formativa fundamental para ampliar a Interculturalidade, tornando-se imprescindível a sua presença na formação de professores de Cidadania e Desenvolvimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12T14:03:24Z 2022-06-03T00:00:00Z 2022-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2763 TID:203036751 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2763 |
identifier_str_mv |
TID:203036751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131516714876928 |