Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2763
Resumo: Este estudo procura debruça-se sobre o cruzamento entre a arte e a cidadania. Deste modo, através da Educação Artística, em particular através do cinema, procuramse as abordagens pedagógicas ao domínio da Interculturalidade, afeto à componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento para o 2º Ciclo. Como forma de leitura e de interpretação de filmes, propomos ainda uma abordagem teatral exploratória, assente em processos colaborativos e participativos, evidenciando, pelo jogo, a natureza intercultural que as relações pedagógicas podem alcançar. Com o intuito de providenciar as pistas de atuação provenientes do cruzamento entre a arte a a cidadania, recorremos aos procedimentos metodológicos da entrevista e da observação que efetuamos junto de docentes de Cidadania e Desenvolvimento. Os elementos recolhidos destes procedimento metodológicos, forneceram-nos o diagnóstico útil para o construção de amplia - INTERCULTURALIDADE, projeto de investigação-ação, desenvolvido com futuros professores de Cidadania e Desenvolvimento. Este projeto de investigação tornou evidente, desde logo, as fragilidades no desenvolvimento de estratégias pedagógicas relativas à interculturalidade na unidade curricular de Cidadania e Desenvolvimento, justificando a pertinência e atualidade do presente trabalho. Particularmente através de estratégias metodológicas de investigaçãoação, privilegiando dinâmicas pedagógicas performativas e reflexivas, este projeto permitiu concluir que a Educação Artística se pode constituir como uma dimensão formativa fundamental para ampliar a Interculturalidade, tornando-se imprescindível a sua presença na formação de professores de Cidadania e Desenvolvimento.
id RCAP_4ecdd4286fb9d3c6bcfb8a3f5d15007b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadaniaEducação artísticaEducação para o desenvolvimento e cidadaniaInterculturalidadeCinemaOficina performativaArtistic educationEducation for development and citizenshipInterculturalityCinemaPerformative workshopEste estudo procura debruça-se sobre o cruzamento entre a arte e a cidadania. Deste modo, através da Educação Artística, em particular através do cinema, procuramse as abordagens pedagógicas ao domínio da Interculturalidade, afeto à componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento para o 2º Ciclo. Como forma de leitura e de interpretação de filmes, propomos ainda uma abordagem teatral exploratória, assente em processos colaborativos e participativos, evidenciando, pelo jogo, a natureza intercultural que as relações pedagógicas podem alcançar. Com o intuito de providenciar as pistas de atuação provenientes do cruzamento entre a arte a a cidadania, recorremos aos procedimentos metodológicos da entrevista e da observação que efetuamos junto de docentes de Cidadania e Desenvolvimento. Os elementos recolhidos destes procedimento metodológicos, forneceram-nos o diagnóstico útil para o construção de amplia - INTERCULTURALIDADE, projeto de investigação-ação, desenvolvido com futuros professores de Cidadania e Desenvolvimento. Este projeto de investigação tornou evidente, desde logo, as fragilidades no desenvolvimento de estratégias pedagógicas relativas à interculturalidade na unidade curricular de Cidadania e Desenvolvimento, justificando a pertinência e atualidade do presente trabalho. Particularmente através de estratégias metodológicas de investigaçãoação, privilegiando dinâmicas pedagógicas performativas e reflexivas, este projeto permitiu concluir que a Educação Artística se pode constituir como uma dimensão formativa fundamental para ampliar a Interculturalidade, tornando-se imprescindível a sua presença na formação de professores de Cidadania e Desenvolvimento.This study focuses on the intersection of Art and Citizenship. Thus, through Arts Education, in particular through cinema, pedagogical approaches to interculturality are sought, affecting the curriculum of Citizenship and Development. As a way of reading and interpreting films, we also advocate an exploratory theatrical approach, based on collaborative and participatory processes, evidencing, through this game, the intercultural nature that pedagogical relations can accomplish. In order to provide the clues of action from the intersection between art and citizenship, we use interviews and observation as methodological procedures, which we materialize in collaboration with teachers of Citizenship and Development. The elements collected from these methodological procedures provided us with a useful diagnosis for the construction of amplia - INTERCULTURALIDADE, an action research project, developed with soon-to-be teachers of Citizenship and Development. From the outset, this research project made clear the weaknesses in the development of pedagogical strategies related to interculturality in Citizenship and Development, justifying the relevance and timeliness of the present work. Particularly through methodological strategies of action-research, favoring performative and reflective pedagogical dynamics, this project allowed us to conclude that Arts Education can constitute a fundamental formative dimension to expand interculturality, making its presence essential in the education of teachers of Citizenship and Development.2022-07-12T14:03:24Z2022-06-03T00:00:00Z2022-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2763TID:203036751porBarbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:28Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:03.812495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
title Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
spellingShingle Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia
Educação artística
Educação para o desenvolvimento e cidadania
Interculturalidade
Cinema
Oficina performativa
Artistic education
Education for development and citizenship
Interculturality
Cinema
Performative workshop
title_short Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
title_full Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
title_fullStr Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
title_full_unstemmed Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
title_sort Ampliar a Interculturalidade : a educação artística na promoção da cidadania
author Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia
author_facet Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Sílvia Maria Rodrigues Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação para o desenvolvimento e cidadania
Interculturalidade
Cinema
Oficina performativa
Artistic education
Education for development and citizenship
Interculturality
Cinema
Performative workshop
topic Educação artística
Educação para o desenvolvimento e cidadania
Interculturalidade
Cinema
Oficina performativa
Artistic education
Education for development and citizenship
Interculturality
Cinema
Performative workshop
description Este estudo procura debruça-se sobre o cruzamento entre a arte e a cidadania. Deste modo, através da Educação Artística, em particular através do cinema, procuramse as abordagens pedagógicas ao domínio da Interculturalidade, afeto à componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento para o 2º Ciclo. Como forma de leitura e de interpretação de filmes, propomos ainda uma abordagem teatral exploratória, assente em processos colaborativos e participativos, evidenciando, pelo jogo, a natureza intercultural que as relações pedagógicas podem alcançar. Com o intuito de providenciar as pistas de atuação provenientes do cruzamento entre a arte a a cidadania, recorremos aos procedimentos metodológicos da entrevista e da observação que efetuamos junto de docentes de Cidadania e Desenvolvimento. Os elementos recolhidos destes procedimento metodológicos, forneceram-nos o diagnóstico útil para o construção de amplia - INTERCULTURALIDADE, projeto de investigação-ação, desenvolvido com futuros professores de Cidadania e Desenvolvimento. Este projeto de investigação tornou evidente, desde logo, as fragilidades no desenvolvimento de estratégias pedagógicas relativas à interculturalidade na unidade curricular de Cidadania e Desenvolvimento, justificando a pertinência e atualidade do presente trabalho. Particularmente através de estratégias metodológicas de investigaçãoação, privilegiando dinâmicas pedagógicas performativas e reflexivas, este projeto permitiu concluir que a Educação Artística se pode constituir como uma dimensão formativa fundamental para ampliar a Interculturalidade, tornando-se imprescindível a sua presença na formação de professores de Cidadania e Desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T14:03:24Z
2022-06-03T00:00:00Z
2022-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2763
TID:203036751
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2763
identifier_str_mv TID:203036751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131516714876928