Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Madalena Franco dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29279
Resumo: Este relatório reflete a investigação realizada na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com o objetivo de analisar as atitudes das crianças face à Matemática e suas aprendizagens em Números e Operações decorrentes da exploração de conexões matemáticas com a cidade de Évora, realizei investigação-ação sobre a minha própria prática, integrada no projeto MatÉvora, que incluiu a exploração de tarefas com as crianças na rua, segundo o ensino exploratório da Matemática, promovendo a partilha e cooperação. Os dados recolhidos, incluindo entrevistas às crianças, mostram que o trabalho com conexões ajudou na criação de atitudes positivas face à Matemática, nomeadamente o reconhecimento da sua utilidade. As crianças aprenderam também diversos conceitos relativos a números. O contacto real com a cidade impulsionou as crianças a descrever matematicamente o que as rodeia; Abstract: This report reflects the research carried out in the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In order to analyze the children's attitudes towards Mathematics and their learning in Numbers and Operations resulting from the exploration of mathematical connections within the city of Évora, I carried out action-research on my own practice, integrated in the MatÉvora project, which included exploration of tasks with children on the street, following an approach of inquiry-based learning of Mathematics, and promoting sharing and cooperation. The data collected, including interviews with children, reveal that the work with mathematical connections helped children to create positive attitudes towards mathematics, namely the recognition of its usefulness. Children also learned several concepts related to numbers. The real contact with the city fostered the children to describe mathematically what surrounds them.
id RCAP_906146b74e2422cfd8ba1a281adf9b52
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de ÉvoraConexões matemáticasPatrimónio de ÉvoraAtitudes face à MatemáticaNúmeros e OperaçõesEnsino Exploratório da MatemáticaMathematical connectionsHeritage of ÉvoraAttitudes towards MathematicsNumbers and OperationsInquiry-based learning of MathematicsEste relatório reflete a investigação realizada na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com o objetivo de analisar as atitudes das crianças face à Matemática e suas aprendizagens em Números e Operações decorrentes da exploração de conexões matemáticas com a cidade de Évora, realizei investigação-ação sobre a minha própria prática, integrada no projeto MatÉvora, que incluiu a exploração de tarefas com as crianças na rua, segundo o ensino exploratório da Matemática, promovendo a partilha e cooperação. Os dados recolhidos, incluindo entrevistas às crianças, mostram que o trabalho com conexões ajudou na criação de atitudes positivas face à Matemática, nomeadamente o reconhecimento da sua utilidade. As crianças aprenderam também diversos conceitos relativos a números. O contacto real com a cidade impulsionou as crianças a descrever matematicamente o que as rodeia; Abstract: This report reflects the research carried out in the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In order to analyze the children's attitudes towards Mathematics and their learning in Numbers and Operations resulting from the exploration of mathematical connections within the city of Évora, I carried out action-research on my own practice, integrated in the MatÉvora project, which included exploration of tasks with children on the street, following an approach of inquiry-based learning of Mathematics, and promoting sharing and cooperation. The data collected, including interviews with children, reveal that the work with mathematical connections helped children to create positive attitudes towards mathematics, namely the recognition of its usefulness. Children also learned several concepts related to numbers. The real contact with the city fostered the children to describe mathematically what surrounds them.Universidade de Évora2021-03-12T14:45:57Z2021-03-122021-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29279http://hdl.handle.net/10174/29279TID:202666182porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoanel_adam@hotmail.com229Santos, Madalena Franco dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:04.623312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora
title Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora
Santos, Madalena Franco dos
Conexões matemáticas
Património de Évora
Atitudes face à Matemática
Números e Operações
Ensino Exploratório da Matemática
Mathematical connections
Heritage of Évora
Attitudes towards Mathematics
Numbers and Operations
Inquiry-based learning of Mathematics
title_short Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora
title_full Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora
title_sort Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora
author Santos, Madalena Franco dos
author_facet Santos, Madalena Franco dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Madalena Franco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Conexões matemáticas
Património de Évora
Atitudes face à Matemática
Números e Operações
Ensino Exploratório da Matemática
Mathematical connections
Heritage of Évora
Attitudes towards Mathematics
Numbers and Operations
Inquiry-based learning of Mathematics
topic Conexões matemáticas
Património de Évora
Atitudes face à Matemática
Números e Operações
Ensino Exploratório da Matemática
Mathematical connections
Heritage of Évora
Attitudes towards Mathematics
Numbers and Operations
Inquiry-based learning of Mathematics
description Este relatório reflete a investigação realizada na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com o objetivo de analisar as atitudes das crianças face à Matemática e suas aprendizagens em Números e Operações decorrentes da exploração de conexões matemáticas com a cidade de Évora, realizei investigação-ação sobre a minha própria prática, integrada no projeto MatÉvora, que incluiu a exploração de tarefas com as crianças na rua, segundo o ensino exploratório da Matemática, promovendo a partilha e cooperação. Os dados recolhidos, incluindo entrevistas às crianças, mostram que o trabalho com conexões ajudou na criação de atitudes positivas face à Matemática, nomeadamente o reconhecimento da sua utilidade. As crianças aprenderam também diversos conceitos relativos a números. O contacto real com a cidade impulsionou as crianças a descrever matematicamente o que as rodeia; Abstract: This report reflects the research carried out in the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In order to analyze the children's attitudes towards Mathematics and their learning in Numbers and Operations resulting from the exploration of mathematical connections within the city of Évora, I carried out action-research on my own practice, integrated in the MatÉvora project, which included exploration of tasks with children on the street, following an approach of inquiry-based learning of Mathematics, and promoting sharing and cooperation. The data collected, including interviews with children, reveal that the work with mathematical connections helped children to create positive attitudes towards mathematics, namely the recognition of its usefulness. Children also learned several concepts related to numbers. The real contact with the city fostered the children to describe mathematically what surrounds them.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12T14:45:57Z
2021-03-12
2021-02-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29279
http://hdl.handle.net/10174/29279
TID:202666182
url http://hdl.handle.net/10174/29279
identifier_str_mv TID:202666182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
anel_adam@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136672265273344