Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29172 |
Resumo: | O presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo compreender o desenvolvimento das crianças que exploram conexões matemáticas com a arquitetura da cidade de Évora, nomeadamente no despertar do seu olhar matemático e na aprendizagem de conceitos geométricos, bem como retirar aprendizagens para a regulação da minha prática docente. No âmbito desta investigação-ação realizada nos dois contextos da PES, as produções das crianças resultantes das tarefas propostas com intencionalidade revelaram se muito importantes. Esta investigação revela o potencial das conexões matemáticas com o património arquitetónico, permitindo às crianças desenvolver um “olhar matemático”, manifestado tanto com a identificação da presença da matemática em edifícios, como com a perceção da sua utilidade como suporte às construções. Mostra também a aquisição de conhecimentos geométricos diversos, com sentido, e o desenvolvimento de atitudes favoráveis; Supervising Teaching Practice in Pre and Primary School Teaching: To develop a mathematics view upon the town architecture Abstract: This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice in Primary and Preschool Teaching. The main purpose of this research is to understand children’s development who explore mathematics connections with the architecture of the city of Évora, namely focused on the awakening of their mathematical look and on the development of some geometric concepts, in order to develop some knowledge to my teaching practice. Within this action-research performed on the two concepts of the Supervised Teaching Practice, the children’s productions resulting from intentional proposed tasks revealed to be very important. This investigation reveals the mathematics connections potential with the architectural heritage, allowing children to develop a “mathematical look”, showed not only on the identification of maths in some buildings, as well as some building support. It also reveals the acquisition of several meaningful geometrical knowledge and the development of favourable attitudes. |
id |
RCAP_eb6140da0825a8f766d0d17b3c5504b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29172 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidadeConexões matemáticasArquitetura da cidade de ÉvoraGeometriaOlhar matemáticoMathematical connectionsArchitecture of the city of ÉvoraGeometryMathematical lookO presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo compreender o desenvolvimento das crianças que exploram conexões matemáticas com a arquitetura da cidade de Évora, nomeadamente no despertar do seu olhar matemático e na aprendizagem de conceitos geométricos, bem como retirar aprendizagens para a regulação da minha prática docente. No âmbito desta investigação-ação realizada nos dois contextos da PES, as produções das crianças resultantes das tarefas propostas com intencionalidade revelaram se muito importantes. Esta investigação revela o potencial das conexões matemáticas com o património arquitetónico, permitindo às crianças desenvolver um “olhar matemático”, manifestado tanto com a identificação da presença da matemática em edifícios, como com a perceção da sua utilidade como suporte às construções. Mostra também a aquisição de conhecimentos geométricos diversos, com sentido, e o desenvolvimento de atitudes favoráveis; Supervising Teaching Practice in Pre and Primary School Teaching: To develop a mathematics view upon the town architecture Abstract: This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice in Primary and Preschool Teaching. The main purpose of this research is to understand children’s development who explore mathematics connections with the architecture of the city of Évora, namely focused on the awakening of their mathematical look and on the development of some geometric concepts, in order to develop some knowledge to my teaching practice. Within this action-research performed on the two concepts of the Supervised Teaching Practice, the children’s productions resulting from intentional proposed tasks revealed to be very important. This investigation reveals the mathematics connections potential with the architectural heritage, allowing children to develop a “mathematical look”, showed not only on the identification of maths in some buildings, as well as some building support. It also reveals the acquisition of several meaningful geometrical knowledge and the development of favourable attitudes.Universidade de Évora2021-02-19T16:49:23Z2021-02-192021-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29172http://hdl.handle.net/10174/29172TID:202643433porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoana.grilo@hotmail.com229Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:57.921284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria Conexões matemáticas Arquitetura da cidade de Évora Geometria Olhar matemático Mathematical connections Architecture of the city of Évora Geometry Mathematical look |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade |
author |
Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria |
author_facet |
Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conexões matemáticas Arquitetura da cidade de Évora Geometria Olhar matemático Mathematical connections Architecture of the city of Évora Geometry Mathematical look |
topic |
Conexões matemáticas Arquitetura da cidade de Évora Geometria Olhar matemático Mathematical connections Architecture of the city of Évora Geometry Mathematical look |
description |
O presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo compreender o desenvolvimento das crianças que exploram conexões matemáticas com a arquitetura da cidade de Évora, nomeadamente no despertar do seu olhar matemático e na aprendizagem de conceitos geométricos, bem como retirar aprendizagens para a regulação da minha prática docente. No âmbito desta investigação-ação realizada nos dois contextos da PES, as produções das crianças resultantes das tarefas propostas com intencionalidade revelaram se muito importantes. Esta investigação revela o potencial das conexões matemáticas com o património arquitetónico, permitindo às crianças desenvolver um “olhar matemático”, manifestado tanto com a identificação da presença da matemática em edifícios, como com a perceção da sua utilidade como suporte às construções. Mostra também a aquisição de conhecimentos geométricos diversos, com sentido, e o desenvolvimento de atitudes favoráveis; Supervising Teaching Practice in Pre and Primary School Teaching: To develop a mathematics view upon the town architecture Abstract: This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice in Primary and Preschool Teaching. The main purpose of this research is to understand children’s development who explore mathematics connections with the architecture of the city of Évora, namely focused on the awakening of their mathematical look and on the development of some geometric concepts, in order to develop some knowledge to my teaching practice. Within this action-research performed on the two concepts of the Supervised Teaching Practice, the children’s productions resulting from intentional proposed tasks revealed to be very important. This investigation reveals the mathematics connections potential with the architectural heritage, allowing children to develop a “mathematical look”, showed not only on the identification of maths in some buildings, as well as some building support. It also reveals the acquisition of several meaningful geometrical knowledge and the development of favourable attitudes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19T16:49:23Z 2021-02-19 2021-01-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29172 http://hdl.handle.net/10174/29172 TID:202643433 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29172 |
identifier_str_mv |
TID:202643433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação joana.grilo@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136671339380736 |