Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29172
Resumo: O presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo compreender o desenvolvimento das crianças que exploram conexões matemáticas com a arquitetura da cidade de Évora, nomeadamente no despertar do seu olhar matemático e na aprendizagem de conceitos geométricos, bem como retirar aprendizagens para a regulação da minha prática docente. No âmbito desta investigação-ação realizada nos dois contextos da PES, as produções das crianças resultantes das tarefas propostas com intencionalidade revelaram se muito importantes. Esta investigação revela o potencial das conexões matemáticas com o património arquitetónico, permitindo às crianças desenvolver um “olhar matemático”, manifestado tanto com a identificação da presença da matemática em edifícios, como com a perceção da sua utilidade como suporte às construções. Mostra também a aquisição de conhecimentos geométricos diversos, com sentido, e o desenvolvimento de atitudes favoráveis; Supervising Teaching Practice in Pre and Primary School Teaching: To develop a mathematics view upon the town architecture Abstract: This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice in Primary and Preschool Teaching. The main purpose of this research is to understand children’s development who explore mathematics connections with the architecture of the city of Évora, namely focused on the awakening of their mathematical look and on the development of some geometric concepts, in order to develop some knowledge to my teaching practice. Within this action-research performed on the two concepts of the Supervised Teaching Practice, the children’s productions resulting from intentional proposed tasks revealed to be very important. This investigation reveals the mathematics connections potential with the architectural heritage, allowing children to develop a “mathematical look”, showed not only on the identification of maths in some buildings, as well as some building support. It also reveals the acquisition of several meaningful geometrical knowledge and the development of favourable attitudes.
id RCAP_eb6140da0825a8f766d0d17b3c5504b6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidadeConexões matemáticasArquitetura da cidade de ÉvoraGeometriaOlhar matemáticoMathematical connectionsArchitecture of the city of ÉvoraGeometryMathematical lookO presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo compreender o desenvolvimento das crianças que exploram conexões matemáticas com a arquitetura da cidade de Évora, nomeadamente no despertar do seu olhar matemático e na aprendizagem de conceitos geométricos, bem como retirar aprendizagens para a regulação da minha prática docente. No âmbito desta investigação-ação realizada nos dois contextos da PES, as produções das crianças resultantes das tarefas propostas com intencionalidade revelaram se muito importantes. Esta investigação revela o potencial das conexões matemáticas com o património arquitetónico, permitindo às crianças desenvolver um “olhar matemático”, manifestado tanto com a identificação da presença da matemática em edifícios, como com a perceção da sua utilidade como suporte às construções. Mostra também a aquisição de conhecimentos geométricos diversos, com sentido, e o desenvolvimento de atitudes favoráveis; Supervising Teaching Practice in Pre and Primary School Teaching: To develop a mathematics view upon the town architecture Abstract: This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice in Primary and Preschool Teaching. The main purpose of this research is to understand children’s development who explore mathematics connections with the architecture of the city of Évora, namely focused on the awakening of their mathematical look and on the development of some geometric concepts, in order to develop some knowledge to my teaching practice. Within this action-research performed on the two concepts of the Supervised Teaching Practice, the children’s productions resulting from intentional proposed tasks revealed to be very important. This investigation reveals the mathematics connections potential with the architectural heritage, allowing children to develop a “mathematical look”, showed not only on the identification of maths in some buildings, as well as some building support. It also reveals the acquisition of several meaningful geometrical knowledge and the development of favourable attitudes.Universidade de Évora2021-02-19T16:49:23Z2021-02-192021-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29172http://hdl.handle.net/10174/29172TID:202643433porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoana.grilo@hotmail.com229Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:57.921284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria
Conexões matemáticas
Arquitetura da cidade de Évora
Geometria
Olhar matemático
Mathematical connections
Architecture of the city of Évora
Geometry
Mathematical look
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade
author Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria
author_facet Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Maria Joana Pontes Vidigal Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Conexões matemáticas
Arquitetura da cidade de Évora
Geometria
Olhar matemático
Mathematical connections
Architecture of the city of Évora
Geometry
Mathematical look
topic Conexões matemáticas
Arquitetura da cidade de Évora
Geometria
Olhar matemático
Mathematical connections
Architecture of the city of Évora
Geometry
Mathematical look
description O presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo compreender o desenvolvimento das crianças que exploram conexões matemáticas com a arquitetura da cidade de Évora, nomeadamente no despertar do seu olhar matemático e na aprendizagem de conceitos geométricos, bem como retirar aprendizagens para a regulação da minha prática docente. No âmbito desta investigação-ação realizada nos dois contextos da PES, as produções das crianças resultantes das tarefas propostas com intencionalidade revelaram se muito importantes. Esta investigação revela o potencial das conexões matemáticas com o património arquitetónico, permitindo às crianças desenvolver um “olhar matemático”, manifestado tanto com a identificação da presença da matemática em edifícios, como com a perceção da sua utilidade como suporte às construções. Mostra também a aquisição de conhecimentos geométricos diversos, com sentido, e o desenvolvimento de atitudes favoráveis; Supervising Teaching Practice in Pre and Primary School Teaching: To develop a mathematics view upon the town architecture Abstract: This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice in Primary and Preschool Teaching. The main purpose of this research is to understand children’s development who explore mathematics connections with the architecture of the city of Évora, namely focused on the awakening of their mathematical look and on the development of some geometric concepts, in order to develop some knowledge to my teaching practice. Within this action-research performed on the two concepts of the Supervised Teaching Practice, the children’s productions resulting from intentional proposed tasks revealed to be very important. This investigation reveals the mathematics connections potential with the architectural heritage, allowing children to develop a “mathematical look”, showed not only on the identification of maths in some buildings, as well as some building support. It also reveals the acquisition of several meaningful geometrical knowledge and the development of favourable attitudes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19T16:49:23Z
2021-02-19
2021-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29172
http://hdl.handle.net/10174/29172
TID:202643433
url http://hdl.handle.net/10174/29172
identifier_str_mv TID:202643433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
joana.grilo@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136671339380736