Relatório da prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11967 |
Resumo: | O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio” integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este tem como objetivo fundamental refletir sobre toda a atividade que foi desenvolvida enquanto docente durante todo o ano de estágio na Escola Secundária de Barcelinhos, no ano letivo 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridos no decorrer do percurso académico, e nos avaliamos num contexto real. Permite-nos também uma reflexão diária das nossas capacidades, assim como evoluir e acumular experiências como docente de Educação Física. Desta forma, irei apresentar o meu relatório da Prática de Ensino Supervisionada devidamente estruturado e dividido numa sequência lógica. Numa fase inicial é efetuado um Enquadramento de todo o processo como docente, onde será mencionado o contexto onde fomos inseridos, assim como todos os aspetos essenciais neste processo de ensino-aprendizagem, mencionando quais as tarefas realizadas, tal como os problemas e dificuldades e, posteriormente, as estratégias para a sua resolução. Além disto, serão descritas todas as tarefas elaboradas ao longo do ano de estágio, que considero fundamentais para o decorrer de todo o processo de lecionação das aulas deste ano letivo. Notabilizar que o percurso de um professor de Educação Física também depende das suas vivências e experiências, visto que só assim será possível encontrar soluções para os eventuais imprevistos que nos vão aparecendo e dessa forma ser possível o docente evoluir e aperfeiçoar o seu sucesso na lecionação das suas aulas. |
id |
RCAP_4effee118267c3aab103c79adadda15a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de Ensino SupervisionadaEducação físicaPrática de Ensino SupervisionadaO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio” integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este tem como objetivo fundamental refletir sobre toda a atividade que foi desenvolvida enquanto docente durante todo o ano de estágio na Escola Secundária de Barcelinhos, no ano letivo 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridos no decorrer do percurso académico, e nos avaliamos num contexto real. Permite-nos também uma reflexão diária das nossas capacidades, assim como evoluir e acumular experiências como docente de Educação Física. Desta forma, irei apresentar o meu relatório da Prática de Ensino Supervisionada devidamente estruturado e dividido numa sequência lógica. Numa fase inicial é efetuado um Enquadramento de todo o processo como docente, onde será mencionado o contexto onde fomos inseridos, assim como todos os aspetos essenciais neste processo de ensino-aprendizagem, mencionando quais as tarefas realizadas, tal como os problemas e dificuldades e, posteriormente, as estratégias para a sua resolução. Além disto, serão descritas todas as tarefas elaboradas ao longo do ano de estágio, que considero fundamentais para o decorrer de todo o processo de lecionação das aulas deste ano letivo. Notabilizar que o percurso de um professor de Educação Física também depende das suas vivências e experiências, visto que só assim será possível encontrar soluções para os eventuais imprevistos que nos vão aparecendo e dessa forma ser possível o docente evoluir e aperfeiçoar o seu sucesso na lecionação das suas aulas.This document is part of the Curricular Unit “Internship” integrated in the 2nd cycle in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. This has as a fundamental objective to reflect on all the activity that was developed as a teacher throughout the intership year at Escola Secundária de Barcelinhos, in the academic year 2021/2022. The Supervised Teaching Practice is the last phase of the curriculum. It is at this moment that all the knowledge and learning acquired during the academic path are put into practice, and we evaluate ourselves in a real context. It also allows us to reflect on our abilities daily, as well as to evolve and accumulate experiences as a Physical Education teacher. It this way, I will presente my report f the Supervised Teaching Practice properly structured and divided in a logical sequence. In na initial phase, a framework of the entire process as a teacher is carried out, where the context in which we were inserted will be mentioned, as well as all the essential aspects in this teaching-learning process, mentioning which tasks were carried out, such as problems and difficulties and,later, strategies for its resolution. In addition, all the tasks developed throughout the internship year will be described, which I consider fundamental for the entire teaching process of this school years’s classes. Note that the path of a Physical Education teacher also depends on their experiences and experiences, since only in this way will it be possible to find solutions for any unforeseen events that appear to us and in this way be possible for the teacher to evolve and improve his success in teaching the your classes.2023-11-23T16:08:53Z2023-01-25T00:00:00Z2023-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11967porFaria, Cátia Joana Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:00:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:50.231401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada Faria, Cátia Joana Sousa Educação física Prática de Ensino Supervisionada |
title_short |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
author |
Faria, Cátia Joana Sousa |
author_facet |
Faria, Cátia Joana Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Cátia Joana Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Prática de Ensino Supervisionada |
topic |
Educação física Prática de Ensino Supervisionada |
description |
O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio” integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este tem como objetivo fundamental refletir sobre toda a atividade que foi desenvolvida enquanto docente durante todo o ano de estágio na Escola Secundária de Barcelinhos, no ano letivo 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridos no decorrer do percurso académico, e nos avaliamos num contexto real. Permite-nos também uma reflexão diária das nossas capacidades, assim como evoluir e acumular experiências como docente de Educação Física. Desta forma, irei apresentar o meu relatório da Prática de Ensino Supervisionada devidamente estruturado e dividido numa sequência lógica. Numa fase inicial é efetuado um Enquadramento de todo o processo como docente, onde será mencionado o contexto onde fomos inseridos, assim como todos os aspetos essenciais neste processo de ensino-aprendizagem, mencionando quais as tarefas realizadas, tal como os problemas e dificuldades e, posteriormente, as estratégias para a sua resolução. Além disto, serão descritas todas as tarefas elaboradas ao longo do ano de estágio, que considero fundamentais para o decorrer de todo o processo de lecionação das aulas deste ano letivo. Notabilizar que o percurso de um professor de Educação Física também depende das suas vivências e experiências, visto que só assim será possível encontrar soluções para os eventuais imprevistos que nos vão aparecendo e dessa forma ser possível o docente evoluir e aperfeiçoar o seu sucesso na lecionação das suas aulas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23T16:08:53Z 2023-01-25T00:00:00Z 2023-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11967 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137135190605824 |