A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2572 |
Resumo: | O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Do ponto de vista teórico são discutidos e considerados fundamentais os conceitos de educação significativa, música, o lúdico, a diferenciação pedagógica e a importância dos dispositivos pedagógicos que a complementam. No que diz respeito à metodologia usada, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo. Como instrumento de recolha de dados foi usada a observação participante e o preenchimento de grelhas de observação. Depois de recolhidos os dados, foi realizada a sua análise e discussão, apoiando a ideia de que a Música pode ser um instrumento para a promoção da diferenciação pedagógica |
id |
RCAP_4f0e301c38585c9f0b0979c79e9efaac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2572 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação PedagógicaEducação pré-escolarDiferenciação pedagógicaMúsicaO presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Do ponto de vista teórico são discutidos e considerados fundamentais os conceitos de educação significativa, música, o lúdico, a diferenciação pedagógica e a importância dos dispositivos pedagógicos que a complementam. No que diz respeito à metodologia usada, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo. Como instrumento de recolha de dados foi usada a observação participante e o preenchimento de grelhas de observação. Depois de recolhidos os dados, foi realizada a sua análise e discussão, apoiando a ideia de que a Música pode ser um instrumento para a promoção da diferenciação pedagógica. This report consists on the presentation of an 18-month investigation carried out in the Early Years Foundation Stage (EYFS). Some theoretical concepts that are considered essential were explored and discussed, such as the importance of meaningful teaching, music, play, pedagogical differentiation and the importance of pedagogical devices that complement the differentiation. Regarding the methodological design, a qualitative case study was carried out. The collection of the data was done through participant observation and observational grids. The collected data was analysed and discussed, in order to support the idea that pedagogical differentiation can be promoted through the use of Music2018-04-03T11:33:45Z2018-02-08T00:00:00Z2018-02-082018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2572TID:201891344porRocha, Joana Cárin Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:02Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica |
title |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica |
spellingShingle |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica Rocha, Joana Cárin Ferreira da Educação pré-escolar Diferenciação pedagógica Música |
title_short |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica |
title_full |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica |
title_fullStr |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica |
title_full_unstemmed |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica |
title_sort |
A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica |
author |
Rocha, Joana Cárin Ferreira da |
author_facet |
Rocha, Joana Cárin Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Joana Cárin Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Diferenciação pedagógica Música |
topic |
Educação pré-escolar Diferenciação pedagógica Música |
description |
O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Do ponto de vista teórico são discutidos e considerados fundamentais os conceitos de educação significativa, música, o lúdico, a diferenciação pedagógica e a importância dos dispositivos pedagógicos que a complementam. No que diz respeito à metodologia usada, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo. Como instrumento de recolha de dados foi usada a observação participante e o preenchimento de grelhas de observação. Depois de recolhidos os dados, foi realizada a sua análise e discussão, apoiando a ideia de que a Música pode ser um instrumento para a promoção da diferenciação pedagógica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-03T11:33:45Z 2018-02-08T00:00:00Z 2018-02-08 2018-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2572 TID:201891344 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2572 |
identifier_str_mv |
TID:201891344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543302955663360 |