A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Joana Cárin Ferreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2572
Resumo: O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Do ponto de vista teórico são discutidos e considerados fundamentais os conceitos de educação significativa, música, o lúdico, a diferenciação pedagógica e a importância dos dispositivos pedagógicos que a complementam. No que diz respeito à metodologia usada, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo. Como instrumento de recolha de dados foi usada a observação participante e o preenchimento de grelhas de observação. Depois de recolhidos os dados, foi realizada a sua análise e discussão, apoiando a ideia de que a Música pode ser um instrumento para a promoção da diferenciação pedagógica
id RCAP_4f0e301c38585c9f0b0979c79e9efaac
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação PedagógicaEducação pré-escolarDiferenciação pedagógicaMúsicaO presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Do ponto de vista teórico são discutidos e considerados fundamentais os conceitos de educação significativa, música, o lúdico, a diferenciação pedagógica e a importância dos dispositivos pedagógicos que a complementam. No que diz respeito à metodologia usada, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo. Como instrumento de recolha de dados foi usada a observação participante e o preenchimento de grelhas de observação. Depois de recolhidos os dados, foi realizada a sua análise e discussão, apoiando a ideia de que a Música pode ser um instrumento para a promoção da diferenciação pedagógica. This report consists on the presentation of an 18-month investigation carried out in the Early Years Foundation Stage (EYFS). Some theoretical concepts that are considered essential were explored and discussed, such as the importance of meaningful teaching, music, play, pedagogical differentiation and the importance of pedagogical devices that complement the differentiation. Regarding the methodological design, a qualitative case study was carried out. The collection of the data was done through participant observation and observational grids. The collected data was analysed and discussed, in order to support the idea that pedagogical differentiation can be promoted through the use of Music2018-04-03T11:33:45Z2018-02-08T00:00:00Z2018-02-082018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2572TID:201891344porRocha, Joana Cárin Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:09Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:21.380586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
title A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
spellingShingle A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
Rocha, Joana Cárin Ferreira da
Educação pré-escolar
Diferenciação pedagógica
Música
title_short A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
title_full A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
title_fullStr A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
title_full_unstemmed A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
title_sort A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica
author Rocha, Joana Cárin Ferreira da
author_facet Rocha, Joana Cárin Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Joana Cárin Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diferenciação pedagógica
Música
topic Educação pré-escolar
Diferenciação pedagógica
Música
description O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Do ponto de vista teórico são discutidos e considerados fundamentais os conceitos de educação significativa, música, o lúdico, a diferenciação pedagógica e a importância dos dispositivos pedagógicos que a complementam. No que diz respeito à metodologia usada, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo. Como instrumento de recolha de dados foi usada a observação participante e o preenchimento de grelhas de observação. Depois de recolhidos os dados, foi realizada a sua análise e discussão, apoiando a ideia de que a Música pode ser um instrumento para a promoção da diferenciação pedagógica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-03T11:33:45Z
2018-02-08T00:00:00Z
2018-02-08
2018-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2572
TID:201891344
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2572
identifier_str_mv TID:201891344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131628637782016