Atmosfera de loja e decisões de compra: comparação entre perfis de consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Francisca Freitas Alves Pinto da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50149
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar se a atmosfera de loja impacta a decisão de compra e consequentemente a intenção de recomendação, tanto da geração X, como da geração Z, mas também se impacta as pessoas que utilizam o seu próprio dinheiro, bem como que necessitam de recursos de outros para efetivarem a sua compra. Neste sentido, foram desenvolvidas 8 hipóteses para identificar os fatores pertencentes à atmosfera de loja, que conduzem à decisão de compra e, por consequência cada etapa da decisão de compra leva à intenção de recomendação. As dimensões foram estimadas com base nos dados provenientes do questionário, que gerou um total de 198 respostas válidas. Para a análise dos resultados, foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) e executada no software SmartPLS4. O programa mostrou que os resultados desta investigação foram aceites quer na confiabilidade, como na validade. Os resultados obtidos indicaram que o impacto da atmosfera de loja não é significativo na decisão de compra, mas o impacto da decisão de compra é significativo na intenção de recomendação. Ainda assim, os resultados apontam que o efeito é diferente no caso da geração Z e das compras com recursos próprios. Deste modo, o presente estudo apoiará os gestores no momento de decidir qual a melhor estratégia a adotar em função de cada tipo de cliente (idade ou tipo de recursos utilizados) e da forma como este age, projetando ambientes que os satisfaçam, fazendo com que estes implementem novas estratégias associadas a atmosfera de loja como meio para a decisão de compra e de recomendação, para que consigam aumentar a sua visibilidade e possivelmente as vendas, acrescentando valor aos produtos vendidos e serviços prestados.
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