Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadoyama, Adriana dos Santos Prado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Castro, Paulo Alexandre, García, Teresa Alzás
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395
Resumo: A pretensão deste dossiê sobre Práticas Educativas Interdisciplinares na Revista Indagatio Didactica é a de promover uma análise interdisciplinar, ao contar com alguns artigos, selecionados, que abordam estudos teóricos e pesquisas empíricas que se valem de tais concepções — práticas educativas interdisciplinares — em seus processos de investigação ou que estudam como estes artefatos estão sendo incorporados em atividades de ensino ou de aprendizagem nas universidades. A seleção dos artigos publicados aqui neste dossiê teve sua gênese no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, que foi realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2019, na cidade de Lisboa, Portugal. Os artigos, aqui publicados, foram selecionados e aprovados pela comissão científica, tendo sido na sequência revisados e ampliados pelos respectivos autores mediante critérios da Indagatio Didactica, visando a ampliação conceitual e epistemológica dos trabalhos apresentados no evento. Os seis artigos que foram selecionados para este dossiê abordam uma das duas, ou as duas, temáticas seguintes: Interdisciplinaridade e Educação. Evidentemente que, apesar da evidente divisão pragmática dos artigos, buscou-se uma inter-relação entre as duas temáticas, convidando os leitores a compreender a conexão entre os temas, aprofundando a temática de práticas educativas interdisciplinares.
id RCAP_4f1a9742018d03fa7bdfc3703f7dc59f
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EditorialEditorialA pretensão deste dossiê sobre Práticas Educativas Interdisciplinares na Revista Indagatio Didactica é a de promover uma análise interdisciplinar, ao contar com alguns artigos, selecionados, que abordam estudos teóricos e pesquisas empíricas que se valem de tais concepções — práticas educativas interdisciplinares — em seus processos de investigação ou que estudam como estes artefatos estão sendo incorporados em atividades de ensino ou de aprendizagem nas universidades. A seleção dos artigos publicados aqui neste dossiê teve sua gênese no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, que foi realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2019, na cidade de Lisboa, Portugal. Os artigos, aqui publicados, foram selecionados e aprovados pela comissão científica, tendo sido na sequência revisados e ampliados pelos respectivos autores mediante critérios da Indagatio Didactica, visando a ampliação conceitual e epistemológica dos trabalhos apresentados no evento. Os seis artigos que foram selecionados para este dossiê abordam uma das duas, ou as duas, temáticas seguintes: Interdisciplinaridade e Educação. Evidentemente que, apesar da evidente divisão pragmática dos artigos, buscou-se uma inter-relação entre as duas temáticas, convidando os leitores a compreender a conexão entre os temas, aprofundando a temática de práticas educativas interdisciplinares.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2020-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395Indagatio Didactica; Vol 12 No 1 (2020); 1-10Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 1-10Indagatio Didactica; Vol. 12 No 1 (2020); 1-10Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 1 (2020); 1-101647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14395https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14395/9835Sadoyama, Adriana dos Santos Pradode Castro, Paulo AlexandreGarcía, Teresa Alzásinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:18:36Zoai:proa.ua.pt:article/14395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:24.363557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Sadoyama, Adriana dos Santos Prado
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Sadoyama, Adriana dos Santos Prado
author_facet Sadoyama, Adriana dos Santos Prado
de Castro, Paulo Alexandre
García, Teresa Alzás
author_role author
author2 de Castro, Paulo Alexandre
García, Teresa Alzás
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sadoyama, Adriana dos Santos Prado
de Castro, Paulo Alexandre
García, Teresa Alzás
description A pretensão deste dossiê sobre Práticas Educativas Interdisciplinares na Revista Indagatio Didactica é a de promover uma análise interdisciplinar, ao contar com alguns artigos, selecionados, que abordam estudos teóricos e pesquisas empíricas que se valem de tais concepções — práticas educativas interdisciplinares — em seus processos de investigação ou que estudam como estes artefatos estão sendo incorporados em atividades de ensino ou de aprendizagem nas universidades. A seleção dos artigos publicados aqui neste dossiê teve sua gênese no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, que foi realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2019, na cidade de Lisboa, Portugal. Os artigos, aqui publicados, foram selecionados e aprovados pela comissão científica, tendo sido na sequência revisados e ampliados pelos respectivos autores mediante critérios da Indagatio Didactica, visando a ampliação conceitual e epistemológica dos trabalhos apresentados no evento. Os seis artigos que foram selecionados para este dossiê abordam uma das duas, ou as duas, temáticas seguintes: Interdisciplinaridade e Educação. Evidentemente que, apesar da evidente divisão pragmática dos artigos, buscou-se uma inter-relação entre as duas temáticas, convidando os leitores a compreender a conexão entre os temas, aprofundando a temática de práticas educativas interdisciplinares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395
https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395
url https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14395
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14395/9835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 12 No 1 (2020); 1-10
Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 1-10
Indagatio Didactica; Vol. 12 No 1 (2020); 1-10
Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 1 (2020); 1-10
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133572246798336