Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395 |
Resumo: | A pretensão deste dossiê sobre Práticas Educativas Interdisciplinares na Revista Indagatio Didactica é a de promover uma análise interdisciplinar, ao contar com alguns artigos, selecionados, que abordam estudos teóricos e pesquisas empíricas que se valem de tais concepções — práticas educativas interdisciplinares — em seus processos de investigação ou que estudam como estes artefatos estão sendo incorporados em atividades de ensino ou de aprendizagem nas universidades. A seleção dos artigos publicados aqui neste dossiê teve sua gênese no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, que foi realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2019, na cidade de Lisboa, Portugal. Os artigos, aqui publicados, foram selecionados e aprovados pela comissão científica, tendo sido na sequência revisados e ampliados pelos respectivos autores mediante critérios da Indagatio Didactica, visando a ampliação conceitual e epistemológica dos trabalhos apresentados no evento. Os seis artigos que foram selecionados para este dossiê abordam uma das duas, ou as duas, temáticas seguintes: Interdisciplinaridade e Educação. Evidentemente que, apesar da evidente divisão pragmática dos artigos, buscou-se uma inter-relação entre as duas temáticas, convidando os leitores a compreender a conexão entre os temas, aprofundando a temática de práticas educativas interdisciplinares. |
id |
RCAP_4f1a9742018d03fa7bdfc3703f7dc59f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/14395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
EditorialEditorialA pretensão deste dossiê sobre Práticas Educativas Interdisciplinares na Revista Indagatio Didactica é a de promover uma análise interdisciplinar, ao contar com alguns artigos, selecionados, que abordam estudos teóricos e pesquisas empíricas que se valem de tais concepções — práticas educativas interdisciplinares — em seus processos de investigação ou que estudam como estes artefatos estão sendo incorporados em atividades de ensino ou de aprendizagem nas universidades. A seleção dos artigos publicados aqui neste dossiê teve sua gênese no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, que foi realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2019, na cidade de Lisboa, Portugal. Os artigos, aqui publicados, foram selecionados e aprovados pela comissão científica, tendo sido na sequência revisados e ampliados pelos respectivos autores mediante critérios da Indagatio Didactica, visando a ampliação conceitual e epistemológica dos trabalhos apresentados no evento. Os seis artigos que foram selecionados para este dossiê abordam uma das duas, ou as duas, temáticas seguintes: Interdisciplinaridade e Educação. Evidentemente que, apesar da evidente divisão pragmática dos artigos, buscou-se uma inter-relação entre as duas temáticas, convidando os leitores a compreender a conexão entre os temas, aprofundando a temática de práticas educativas interdisciplinares.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2020-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395Indagatio Didactica; Vol 12 No 1 (2020); 1-10Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 1-10Indagatio Didactica; Vol. 12 No 1 (2020); 1-10Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 1 (2020); 1-101647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14395https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14395/9835Sadoyama, Adriana dos Santos Pradode Castro, Paulo AlexandreGarcía, Teresa Alzásinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:18:36Zoai:proa.ua.pt:article/14395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:24.363557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Sadoyama, Adriana dos Santos Prado |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Sadoyama, Adriana dos Santos Prado |
author_facet |
Sadoyama, Adriana dos Santos Prado de Castro, Paulo Alexandre García, Teresa Alzás |
author_role |
author |
author2 |
de Castro, Paulo Alexandre García, Teresa Alzás |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sadoyama, Adriana dos Santos Prado de Castro, Paulo Alexandre García, Teresa Alzás |
description |
A pretensão deste dossiê sobre Práticas Educativas Interdisciplinares na Revista Indagatio Didactica é a de promover uma análise interdisciplinar, ao contar com alguns artigos, selecionados, que abordam estudos teóricos e pesquisas empíricas que se valem de tais concepções — práticas educativas interdisciplinares — em seus processos de investigação ou que estudam como estes artefatos estão sendo incorporados em atividades de ensino ou de aprendizagem nas universidades. A seleção dos artigos publicados aqui neste dossiê teve sua gênese no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, que foi realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2019, na cidade de Lisboa, Portugal. Os artigos, aqui publicados, foram selecionados e aprovados pela comissão científica, tendo sido na sequência revisados e ampliados pelos respectivos autores mediante critérios da Indagatio Didactica, visando a ampliação conceitual e epistemológica dos trabalhos apresentados no evento. Os seis artigos que foram selecionados para este dossiê abordam uma das duas, ou as duas, temáticas seguintes: Interdisciplinaridade e Educação. Evidentemente que, apesar da evidente divisão pragmática dos artigos, buscou-se uma inter-relação entre as duas temáticas, convidando os leitores a compreender a conexão entre os temas, aprofundando a temática de práticas educativas interdisciplinares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395 https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14395 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14395/9835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 12 No 1 (2020); 1-10 Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 1-10 Indagatio Didactica; Vol. 12 No 1 (2020); 1-10 Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 1 (2020); 1-10 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133572246798336 |