A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ildefonso, Tiago Bruno Balão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5496
Resumo: Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
id RCAP_4f1ae6963ba03a1952497cbd66520085
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulasAutoscopiaEducação físicaEstágio pedagógicoEstagiáriosReflexãoFormação inicialFormação de professoresOrientadoresSupervisão pedagógicaMestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão PedagógicaEste estudo examinou a análise de ensino por estagiários de Educação Física, através da forma e conteúdo das autoscopias. A amostra foi de 10 estagiários de Educação Física. Optou-se por uma metodologia qualitativa. Os Instrumentos utilizados foram: Office 2007 e MAXQDA 2007. Nos procedimentos, o sigilo e anonimato foi mantido e as autoscopias foram transcritas em suporte informático. Concluiu-se que a análise do ensino pelas autoscopias não é um exercício regular e assenta na descrição/justificação e nos aspectos positivos. A maioria dos estagiários escreve em texto sob suporte informático, escrevendo mais no primeiro período. Os conteúdos agrupam-se em: Aula, Professor e Alunos. Existem mais reflexões sobre a Aula, nas questões da organização e planeamento, depois sobre o Professor, nas questões da prelecção, controlo e acções e por fim sobre os alunos, ao nível da disciplina, motivação, conhecimentos e prestação nas matérias. No decorrer do ano lectivo as questões que envolvem alunos tomam maior importância relativamente às questões que envolvem o Professor. De acordo com a classificação encontramse diferenças no número de palavras escritas, ao nível das apreciações, conteúdos, objectivos, segurança, instrumentos/objectos da aula, nas falhas/dificuldades e características do professor e na responsabilização e atrasos/pontualidade relativos aos alunos.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaIldefonso, Tiago Bruno Balão20132013-05-15T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5496porIldefonso, Tiago (2013) - A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:02.411441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
title A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
spellingShingle A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
Ildefonso, Tiago Bruno Balão
Autoscopia
Educação física
Estágio pedagógico
Estagiários
Reflexão
Formação inicial
Formação de professores
Orientadores
Supervisão pedagógica
title_short A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
title_full A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
title_fullStr A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
title_full_unstemmed A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
title_sort A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
author Ildefonso, Tiago Bruno Balão
author_facet Ildefonso, Tiago Bruno Balão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ildefonso, Tiago Bruno Balão
dc.subject.por.fl_str_mv Autoscopia
Educação física
Estágio pedagógico
Estagiários
Reflexão
Formação inicial
Formação de professores
Orientadores
Supervisão pedagógica
topic Autoscopia
Educação física
Estágio pedagógico
Estagiários
Reflexão
Formação inicial
Formação de professores
Orientadores
Supervisão pedagógica
description Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-05-15T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/5496
url http://hdl.handle.net/10400.5/5496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ildefonso, Tiago (2013) - A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131006169513984