A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/5496 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica |
id |
RCAP_4f1ae6963ba03a1952497cbd66520085 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5496 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulasAutoscopiaEducação físicaEstágio pedagógicoEstagiáriosReflexãoFormação inicialFormação de professoresOrientadoresSupervisão pedagógicaMestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão PedagógicaEste estudo examinou a análise de ensino por estagiários de Educação Física, através da forma e conteúdo das autoscopias. A amostra foi de 10 estagiários de Educação Física. Optou-se por uma metodologia qualitativa. Os Instrumentos utilizados foram: Office 2007 e MAXQDA 2007. Nos procedimentos, o sigilo e anonimato foi mantido e as autoscopias foram transcritas em suporte informático. Concluiu-se que a análise do ensino pelas autoscopias não é um exercício regular e assenta na descrição/justificação e nos aspectos positivos. A maioria dos estagiários escreve em texto sob suporte informático, escrevendo mais no primeiro período. Os conteúdos agrupam-se em: Aula, Professor e Alunos. Existem mais reflexões sobre a Aula, nas questões da organização e planeamento, depois sobre o Professor, nas questões da prelecção, controlo e acções e por fim sobre os alunos, ao nível da disciplina, motivação, conhecimentos e prestação nas matérias. No decorrer do ano lectivo as questões que envolvem alunos tomam maior importância relativamente às questões que envolvem o Professor. De acordo com a classificação encontramse diferenças no número de palavras escritas, ao nível das apreciações, conteúdos, objectivos, segurança, instrumentos/objectos da aula, nas falhas/dificuldades e características do professor e na responsabilização e atrasos/pontualidade relativos aos alunos.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaIldefonso, Tiago Bruno Balão20132013-05-15T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5496porIldefonso, Tiago (2013) - A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:02.411441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas |
title |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas |
spellingShingle |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas Ildefonso, Tiago Bruno Balão Autoscopia Educação física Estágio pedagógico Estagiários Reflexão Formação inicial Formação de professores Orientadores Supervisão pedagógica |
title_short |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas |
title_full |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas |
title_fullStr |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas |
title_full_unstemmed |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas |
title_sort |
A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas |
author |
Ildefonso, Tiago Bruno Balão |
author_facet |
Ildefonso, Tiago Bruno Balão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ildefonso, Tiago Bruno Balão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoscopia Educação física Estágio pedagógico Estagiários Reflexão Formação inicial Formação de professores Orientadores Supervisão pedagógica |
topic |
Autoscopia Educação física Estágio pedagógico Estagiários Reflexão Formação inicial Formação de professores Orientadores Supervisão pedagógica |
description |
Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-05-15T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/5496 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/5496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ildefonso, Tiago (2013) - A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131006169513984 |