O movimento como ajuda na perceção de formas rítmicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23054 |
Resumo: | O presente estudo pretende avaliar a importância do movimento como estratégia de perceção e aprendizagem de formas rítmicas. O estudo compreendeu catorze sessões de ensino com dois grupos distintos. Realizou-se uma abordagem prévia às formas rítmicas, a sua exploração pelo movimento e a posterior avaliação de performance na leitura da notação e na execução. Visando estimar o impacto do movimento na aprendizagem, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (inicial e final), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados obtidos indiciam uma corelação positiva entre o movimento e a perceção/ aprendizagem de formas rítmicas. |
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O movimento como ajuda na perceção de formas rítmicasMovimentoaprendizagemformas rítmicasperceção musicalO presente estudo pretende avaliar a importância do movimento como estratégia de perceção e aprendizagem de formas rítmicas. O estudo compreendeu catorze sessões de ensino com dois grupos distintos. Realizou-se uma abordagem prévia às formas rítmicas, a sua exploração pelo movimento e a posterior avaliação de performance na leitura da notação e na execução. Visando estimar o impacto do movimento na aprendizagem, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (inicial e final), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados obtidos indiciam uma corelação positiva entre o movimento e a perceção/ aprendizagem de formas rítmicas.The present study intends to evaluate the importance of the movement as a strategy for perception and learning of rhythmic forms. The study comprised fourteen teaching sessions with two distinct groups. A prior approach to the rhythmic forms was taken, as well as their exploration through movement and the subsequent evaluation of the performance in notation reading and performance. Aiming to estimate the impact of movement on learning, the study promoted the comparison of the two evaluation moments (initial and final), direct analysis of the sessions and self-assessment surveys. The obtained results indicate a positive correlation between movement and the perception / learning of rhythmic forms.Universidade de Aveiro2018-05-07T12:37:37Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23054TID:201946300porBrandão, Eva Cecília Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:59Zoai:ria.ua.pt:10773/23054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:58.800456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretende avaliar a importância do movimento como estratégia de perceção e aprendizagem de formas rítmicas. O estudo compreendeu catorze sessões de ensino com dois grupos distintos. Realizou-se uma abordagem prévia às formas rítmicas, a sua exploração pelo movimento e a posterior avaliação de performance na leitura da notação e na execução. Visando estimar o impacto do movimento na aprendizagem, o estudo promoveu a comparação de dois momentos de avaliação (inicial e final), análise direta das sessões e inquéritos de autoavaliação. Os resultados obtidos indiciam uma corelação positiva entre o movimento e a perceção/ aprendizagem de formas rítmicas. |
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