Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/95074 |
Resumo: | O desenvolvimento do currículo integra a avaliação das aprendizagens, como processos integrados de natureza complexa. O alicerce da competência exigida aos professores no domínio do currículo e da avaliação é estabelecido na sua formação inicial, num confronto inevitável com as anteriores experiências individuais enquanto alunos(as). No caso da Educação Física, este aspeto faz-se sentir de modo particular, em resultado de uma exposição de desempenho centrada no corpo individual, de uma avaliação omnipresente do outro, do professor e dos colegas, e também da especificidade da interação das aulas, centradas no movimento e na observação. Este manual destina-se à formação de professores de Educação Física, servindo de apoio à unidade curricular de Currículo e Avaliação em Educação Física do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da FCDEF-UC, e tem como objetivo principal guiar a aprendizagem e fomentar competências de desenvolvimento do currículo e da avaliação em Educação Física. O texto organiza-se em quatro capítulos: no primeiro é abordada a teoria do currículo e o desenvolvimento curricular em Educação Física, relativamente à sua conceptualização e ao papel do professor na sua gestão; o segundo capítulo apresenta um conjunto de modelos curriculares de Educação Física; no terceiro capítulo é abordada a organização do currículo e da avaliação em Portugal; por fim, o último capítulo dedica-se ao tema da avaliação das aprendizagens em Educação Física, no que se refere aos modelos de avaliação, à sua tipologia e aos erros da avaliação, finalizando com a apresentação de uma proposta de modelo de avaliação coparticipada das aprendizagens para a Educação Física. |
id |
RCAP_4f3329b5d17ce21f1cf75bc5fd4eabc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/95074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico.Educação FísicaCurrículoAvaliaçãoFormação de professoresO desenvolvimento do currículo integra a avaliação das aprendizagens, como processos integrados de natureza complexa. O alicerce da competência exigida aos professores no domínio do currículo e da avaliação é estabelecido na sua formação inicial, num confronto inevitável com as anteriores experiências individuais enquanto alunos(as). No caso da Educação Física, este aspeto faz-se sentir de modo particular, em resultado de uma exposição de desempenho centrada no corpo individual, de uma avaliação omnipresente do outro, do professor e dos colegas, e também da especificidade da interação das aulas, centradas no movimento e na observação. Este manual destina-se à formação de professores de Educação Física, servindo de apoio à unidade curricular de Currículo e Avaliação em Educação Física do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da FCDEF-UC, e tem como objetivo principal guiar a aprendizagem e fomentar competências de desenvolvimento do currículo e da avaliação em Educação Física. O texto organiza-se em quatro capítulos: no primeiro é abordada a teoria do currículo e o desenvolvimento curricular em Educação Física, relativamente à sua conceptualização e ao papel do professor na sua gestão; o segundo capítulo apresenta um conjunto de modelos curriculares de Educação Física; no terceiro capítulo é abordada a organização do currículo e da avaliação em Portugal; por fim, o último capítulo dedica-se ao tema da avaliação das aprendizagens em Educação Física, no que se refere aos modelos de avaliação, à sua tipologia e aos erros da avaliação, finalizando com a apresentação de uma proposta de modelo de avaliação coparticipada das aprendizagens para a Educação Física.Curriculum development integrates the assessment of learning, as processes of complex nature. Teachers’ competence in this field is grounded in their initial training, a moment when a common confrontation with their own previous experiences as students takes place. Physical Education (PE) is an area where this confrontation is particular, as a result of the performance exposure of student's own body, an omnipresent evaluation of the other, by the teacher and colleagues, and also the specificity of PE classes interaction, focused on movement and observation. This manual was produced to support PE teacher training, namely the curricular unit of Curriculum and Assessment in Physical Education of the Master’s in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from FCDEF-UC, and its main objective is to guide learning and foster skills in curriculum development and assessment in Physical Education. The text is organized in four main chapters: in the first one, curriculum theory and PE curriculum development is addressed, regarding its conceptualization and the role of teachers in curriculum management; the second chapter presents a set of curricular models for Physical Education; the third chapter examines curriculum and assessment organization within Portuguese compulsory school; and at the end, the fourth chapter is dedicated to the theme of the assessment of learning in Physical Education, with regard to assessment models and types, the forms of assessment bias, and finally is presented a proposal of co-participated assessment of learning for Physical Education.Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Universidade de Coimbra2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10316/95074http://hdl.handle.net/10316/95074porNobre, P. (2021). Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-54639-9-2 (e-book: 978-989-53189-0-2).978-989-53189-0-2Nobre, Paulo Renato Bernardesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-10-04T09:13:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/95074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:39.450526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. |
title |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. |
spellingShingle |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. Nobre, Paulo Renato Bernardes Educação Física Currículo Avaliação Formação de professores |
title_short |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. |
title_full |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. |
title_fullStr |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. |
title_full_unstemmed |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. |
title_sort |
Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. |
author |
Nobre, Paulo Renato Bernardes |
author_facet |
Nobre, Paulo Renato Bernardes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Paulo Renato Bernardes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Currículo Avaliação Formação de professores |
topic |
Educação Física Currículo Avaliação Formação de professores |
description |
O desenvolvimento do currículo integra a avaliação das aprendizagens, como processos integrados de natureza complexa. O alicerce da competência exigida aos professores no domínio do currículo e da avaliação é estabelecido na sua formação inicial, num confronto inevitável com as anteriores experiências individuais enquanto alunos(as). No caso da Educação Física, este aspeto faz-se sentir de modo particular, em resultado de uma exposição de desempenho centrada no corpo individual, de uma avaliação omnipresente do outro, do professor e dos colegas, e também da especificidade da interação das aulas, centradas no movimento e na observação. Este manual destina-se à formação de professores de Educação Física, servindo de apoio à unidade curricular de Currículo e Avaliação em Educação Física do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da FCDEF-UC, e tem como objetivo principal guiar a aprendizagem e fomentar competências de desenvolvimento do currículo e da avaliação em Educação Física. O texto organiza-se em quatro capítulos: no primeiro é abordada a teoria do currículo e o desenvolvimento curricular em Educação Física, relativamente à sua conceptualização e ao papel do professor na sua gestão; o segundo capítulo apresenta um conjunto de modelos curriculares de Educação Física; no terceiro capítulo é abordada a organização do currículo e da avaliação em Portugal; por fim, o último capítulo dedica-se ao tema da avaliação das aprendizagens em Educação Física, no que se refere aos modelos de avaliação, à sua tipologia e aos erros da avaliação, finalizando com a apresentação de uma proposta de modelo de avaliação coparticipada das aprendizagens para a Educação Física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/95074 http://hdl.handle.net/10316/95074 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/95074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nobre, P. (2021). Currículo e Avaliação em Educação Física: um manual pedagógico. Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-54639-9-2 (e-book: 978-989-53189-0-2). 978-989-53189-0-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134032311615489 |