Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/34480 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_4f3b59bee03afd64752dd6e3aa1ee13c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/34480 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básicoDesenvolvimento vocacional na infânciaInteressesCompetências percebidasAspirações e expectativas profissionaisDissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA maior parte dos teóricos desenvolvimentistas (Ginzberg et al., 1951, Roe, 1957, Super, 1957, 1963, 1984, 1990, 1996, Gottfredson, 1981, 2002) são unânimes em considerar o desenvolvimento vocacional como um processo ao longo da vida, com início na infância e continuando até à idade adulta. Contudo, as investigações sobre desenvolvimento vocacional têm focalizado a sua atenção quase exclusivamente no desenvolvimento e no comportamento para a carreira de adolescentes e adultos. O desenvolvimento vocacional na infância tem sido pouco estudado tanto a nível internacional, como nacional. Este estudo pretende constituir-se como mais um contributo para a compreensão de alguns processos envolvidos no desenvolvimento vocacional nomeadamente em crianças do ensino básico. Os nossos resultados permitiram confirmar as investigações realizadas por (Tracey & Ward, 1998, David, 2007). Seguindo a linha do estudo sobre os interesses e aspirações vocacionais em crianças e jovens portugueses feito por David, (2007), constituiu-se uma amostra de 117 alunos de 4 níveis do ensino básico: 3º, 4º, 5º e 6º ano de escolaridade, de ambos os sexos e de diferentes extractos socioeconómicos. Para avaliar os interesses e competências percebidas nas crianças utilizámos a versão Portuguesa do ICA-R (David, 2007). Elaborámos uma pequena ficha sóciobibliográfica tendo em vista recolher informação relevante para o estudo (e.g. frequência de creche/ J.I, actividades de tempos livres, actividades com os pais, conhecimento das profissões, aspirações e expectativas profissionais).Most development theorists (Ginzberg et al., 1951, Roe, 1957, Super, 1957, 1963, 1984, 1990, 1996, Gottfredson, 1981, 2002) are unanimous in considering vocational development as a process throughout life, starting in childhood and going to adulthood. However, several researches on career development have focused their attention almost exclusively on the development and behaviour for adolescent and adult career. The vocational development in childhood has been little studied both internationally and nationally. This study is intended as a further contribution to the understanding of some processes involved in vocational development of children. Our results enabled the ratification research conducted by (Tracey & Ward, 1998, David, 2007). Along the lines of David´s study (2007), we constituted a sample of 117 elementary students (3rd, 4th, 5th, 6th grades), of both genders, and different socio-economic status. To evaluate the interests and perceived competence of children, we used a Portuguese version ICA-R (David, 2007). Also produced a questionnaire in order to obtain socio-demographic data (e.g. nursery/kindergarten frequency, leisure activities, parental activities, vocational aspirations and expectations).2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/34480http://hdl.handle.net/10316/34480TID:201445646porMata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:34:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/34480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:53:50.355192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico |
title |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico |
spellingShingle |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins Desenvolvimento vocacional na infância Interesses Competências percebidas Aspirações e expectativas profissionais |
title_short |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico |
title_full |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico |
title_fullStr |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico |
title_sort |
Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico |
author |
Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins |
author_facet |
Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento vocacional na infância Interesses Competências percebidas Aspirações e expectativas profissionais |
topic |
Desenvolvimento vocacional na infância Interesses Competências percebidas Aspirações e expectativas profissionais |
description |
Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/34480 http://hdl.handle.net/10316/34480 TID:201445646 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/34480 |
identifier_str_mv |
TID:201445646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133824990314496 |