Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/34480
Resumo: Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_4f3b59bee03afd64752dd6e3aa1ee13c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/34480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básicoDesenvolvimento vocacional na infânciaInteressesCompetências percebidasAspirações e expectativas profissionaisDissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA maior parte dos teóricos desenvolvimentistas (Ginzberg et al., 1951, Roe, 1957, Super, 1957, 1963, 1984, 1990, 1996, Gottfredson, 1981, 2002) são unânimes em considerar o desenvolvimento vocacional como um processo ao longo da vida, com início na infância e continuando até à idade adulta. Contudo, as investigações sobre desenvolvimento vocacional têm focalizado a sua atenção quase exclusivamente no desenvolvimento e no comportamento para a carreira de adolescentes e adultos. O desenvolvimento vocacional na infância tem sido pouco estudado tanto a nível internacional, como nacional. Este estudo pretende constituir-se como mais um contributo para a compreensão de alguns processos envolvidos no desenvolvimento vocacional nomeadamente em crianças do ensino básico. Os nossos resultados permitiram confirmar as investigações realizadas por (Tracey & Ward, 1998, David, 2007). Seguindo a linha do estudo sobre os interesses e aspirações vocacionais em crianças e jovens portugueses feito por David, (2007), constituiu-se uma amostra de 117 alunos de 4 níveis do ensino básico: 3º, 4º, 5º e 6º ano de escolaridade, de ambos os sexos e de diferentes extractos socioeconómicos. Para avaliar os interesses e competências percebidas nas crianças utilizámos a versão Portuguesa do ICA-R (David, 2007). Elaborámos uma pequena ficha sóciobibliográfica tendo em vista recolher informação relevante para o estudo (e.g. frequência de creche/ J.I, actividades de tempos livres, actividades com os pais, conhecimento das profissões, aspirações e expectativas profissionais).Most development theorists (Ginzberg et al., 1951, Roe, 1957, Super, 1957, 1963, 1984, 1990, 1996, Gottfredson, 1981, 2002) are unanimous in considering vocational development as a process throughout life, starting in childhood and going to adulthood. However, several researches on career development have focused their attention almost exclusively on the development and behaviour for adolescent and adult career. The vocational development in childhood has been little studied both internationally and nationally. This study is intended as a further contribution to the understanding of some processes involved in vocational development of children. Our results enabled the ratification research conducted by (Tracey & Ward, 1998, David, 2007). Along the lines of David´s study (2007), we constituted a sample of 117 elementary students (3rd, 4th, 5th, 6th grades), of both genders, and different socio-economic status. To evaluate the interests and perceived competence of children, we used a Portuguese version ICA-R (David, 2007). Also produced a questionnaire in order to obtain socio-demographic data (e.g. nursery/kindergarten frequency, leisure activities, parental activities, vocational aspirations and expectations).2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/34480http://hdl.handle.net/10316/34480TID:201445646porMata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:34:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/34480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:53:50.355192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
title Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
spellingShingle Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins
Desenvolvimento vocacional na infância
Interesses
Competências percebidas
Aspirações e expectativas profissionais
title_short Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
title_full Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
title_fullStr Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
title_full_unstemmed Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
title_sort Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
author Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins
author_facet Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento vocacional na infância
Interesses
Competências percebidas
Aspirações e expectativas profissionais
topic Desenvolvimento vocacional na infância
Interesses
Competências percebidas
Aspirações e expectativas profissionais
description Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/34480
http://hdl.handle.net/10316/34480
TID:201445646
url http://hdl.handle.net/10316/34480
identifier_str_mv TID:201445646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133824990314496