Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, António Manuel de Almeida Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13611
Resumo: Em Portugal, os Centros de Novas Oportunidades (CNO), com o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e a formação modular certificada, têm assumido um papel de destaque no quadro da aprendizagem ao longo da vida. Com o objetivo de avaliar a importância atribuída por adultos, em formação num CNO, à formação modular certificada (FMC), foi realizado um estudo com adultos (N=28), desempregados, beneficiários de rendimento social de inserção (RSI) e encaminhados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, para um processo de certificação, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no CNO de uma escola secundária em Vila Nova de Gaia. Foi usada a técnica do questionário para avaliar as percepções acerca da importância da formação em diferentes papéis de vida. Para a análise estatística, utilizamos o “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS - versão 19.0). A amostra foi constituída por 28 indivíduos, dos quais 19 são do sexo masculino, maioritariamente com idades entre os 55 e 64 anos, com o 4.º ano de escolaridade, casados e com 2 filhos. Colocamos como hipóteses haver diferenças na valorização da formação ao nível da dimensão pessoal, familiar e profissional, entre o início e o fim da formação. Verificámos que existem diferenças na valorização da formação naquelas dimensões da existência dos sujeitos. Refletimos sobre os resultados em face da pesquisa teórica efetuada. Por fim, apresentamos as limitações deste trabalho e pistas para futuros estudos.
id RCAP_4f4ff2624ef3dde926c8eeb8095aa597
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidadesMESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOPSICOLOGIAFORMAÇÃO DE ADULTOSACESSO À EDUCAÇÃOFORMAÇÃOFORMAÇÃO PESSOALMODELOS DE FORMAÇÃOPSYCHOLOGYADULT TRAININGACCESS TO EDUCATIONTRAININGPERSONAL FORMATIONTRAINING MODELSEm Portugal, os Centros de Novas Oportunidades (CNO), com o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e a formação modular certificada, têm assumido um papel de destaque no quadro da aprendizagem ao longo da vida. Com o objetivo de avaliar a importância atribuída por adultos, em formação num CNO, à formação modular certificada (FMC), foi realizado um estudo com adultos (N=28), desempregados, beneficiários de rendimento social de inserção (RSI) e encaminhados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, para um processo de certificação, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no CNO de uma escola secundária em Vila Nova de Gaia. Foi usada a técnica do questionário para avaliar as percepções acerca da importância da formação em diferentes papéis de vida. Para a análise estatística, utilizamos o “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS - versão 19.0). A amostra foi constituída por 28 indivíduos, dos quais 19 são do sexo masculino, maioritariamente com idades entre os 55 e 64 anos, com o 4.º ano de escolaridade, casados e com 2 filhos. Colocamos como hipóteses haver diferenças na valorização da formação ao nível da dimensão pessoal, familiar e profissional, entre o início e o fim da formação. Verificámos que existem diferenças na valorização da formação naquelas dimensões da existência dos sujeitos. Refletimos sobre os resultados em face da pesquisa teórica efetuada. Por fim, apresentamos as limitações deste trabalho e pistas para futuros estudos.In Portugal, the called Centers of New Opportunities (CNO) with the process of recognition, validation and certification of skills, as well as the certified modular training, have assumed an important role in the concept of life-long learning. With the objective of evaluating the importance that the adults, who attend this kind of learning, attribute to the certified modular training, a study was conducted with adults (N=28), unemployed, beneficiaries if social insertion income and sent by the Institute of Employment and Vocational Training for a process of certification, in the area of information technologies and communication, at the CNO in a secondary school of Vila Nova de Gaia. Questionnaire was used to assess perceptions about the importance of training in the different roles of life. For the statistical analysis, it was used the “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS – version 19.0). The sample consisted of 28 individuals, of which 19 are male, mostly aged between 55 and 64 years old, with the first level of school, married and with 2 children. The hypotheses were to know if one can find differences about the valuation of the formation at the level of the personal, familiar and professional dimensions, between the beginning and the end of the education. We could verify that exist differences about the training valorization in those dimensions. Reflection was taken about the results concerning the theoretical research. In the end we presented the limitations of this study and clues for future work.2023-02-17T15:46:18Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13611TID:202272168porMoreira, António Manuel de Almeida Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:24.839897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades
title Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades
spellingShingle Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades
Moreira, António Manuel de Almeida Gonçalves
MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
FORMAÇÃO DE ADULTOS
ACESSO À EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO
FORMAÇÃO PESSOAL
MODELOS DE FORMAÇÃO
PSYCHOLOGY
ADULT TRAINING
ACCESS TO EDUCATION
TRAINING
PERSONAL FORMATION
TRAINING MODELS
title_short Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades
title_full Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades
title_fullStr Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades
title_full_unstemmed Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades
title_sort Importância da formação modular certificada em diferentes papéis de vida : perceções de adultos em formação num centro de novas oportunidades
author Moreira, António Manuel de Almeida Gonçalves
author_facet Moreira, António Manuel de Almeida Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, António Manuel de Almeida Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
FORMAÇÃO DE ADULTOS
ACESSO À EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO
FORMAÇÃO PESSOAL
MODELOS DE FORMAÇÃO
PSYCHOLOGY
ADULT TRAINING
ACCESS TO EDUCATION
TRAINING
PERSONAL FORMATION
TRAINING MODELS
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
FORMAÇÃO DE ADULTOS
ACESSO À EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO
FORMAÇÃO PESSOAL
MODELOS DE FORMAÇÃO
PSYCHOLOGY
ADULT TRAINING
ACCESS TO EDUCATION
TRAINING
PERSONAL FORMATION
TRAINING MODELS
description Em Portugal, os Centros de Novas Oportunidades (CNO), com o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e a formação modular certificada, têm assumido um papel de destaque no quadro da aprendizagem ao longo da vida. Com o objetivo de avaliar a importância atribuída por adultos, em formação num CNO, à formação modular certificada (FMC), foi realizado um estudo com adultos (N=28), desempregados, beneficiários de rendimento social de inserção (RSI) e encaminhados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, para um processo de certificação, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no CNO de uma escola secundária em Vila Nova de Gaia. Foi usada a técnica do questionário para avaliar as percepções acerca da importância da formação em diferentes papéis de vida. Para a análise estatística, utilizamos o “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS - versão 19.0). A amostra foi constituída por 28 indivíduos, dos quais 19 são do sexo masculino, maioritariamente com idades entre os 55 e 64 anos, com o 4.º ano de escolaridade, casados e com 2 filhos. Colocamos como hipóteses haver diferenças na valorização da formação ao nível da dimensão pessoal, familiar e profissional, entre o início e o fim da formação. Verificámos que existem diferenças na valorização da formação naquelas dimensões da existência dos sujeitos. Refletimos sobre os resultados em face da pesquisa teórica efetuada. Por fim, apresentamos as limitações deste trabalho e pistas para futuros estudos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2023-02-17T15:46:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13611
TID:202272168
url http://hdl.handle.net/10437/13611
identifier_str_mv TID:202272168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131271269449728