Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Daniela Martins Henggeler
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24057
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
id RCAP_4f6ba34a47f24be782247215aea14dbc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolarEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O presente relatório, tem como objetivo descrever todas as actividades elaboradas e desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária da Lousã, onde também estavam incluídas funções de, assessoria a um cargo de gestão intermédia e de organização de projetos escolares. O ano de estágio constitui uma experiência bastante enriquecedora, na medida em que proporciona a aplicação contextualizada dos saberes adquiridos em anos letivos anteriores. A transição entre a teoria e a prática decorreu sob supervisão e orientação docente, responsável por instigar o professor estagiário a adotar uma postura reflexiva acerca de toda a prática pedagógica. Assim sendo, são expostas todas as atividades de ensino - aprendizagem desenvolvidas, desde a relevância do processo de formação inicial aos princípios da intervenção pedagógica, tais como, o planeamento, a realização e avaliação. Relativamente à componente de reflexão, esta é produzida no âmbito das aprendizagens realizadas; das dificuldades sentidas e estratégias de superação; da componente ético – profissional e das questões dilemáticas com que a professora estagiária se deparou. Contudo, é também apresentada uma temática, aplicada junto do 9ºB, com o intuito de aprofundar o conhecimento relativamente aos jogos condicionados, assim como a sua importância no desenvolvimento de aprendizagens significativas. Esta forma metodológica de abordar o ensino das modalidades coletivas, tem como base o recurso a vivências tácticas, técnicas, físicas, psicológicas, idênticas às do jogo formal mas de um modo mais simplificado.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24057http://hdl.handle.net/10316/24057porRodrigues, Daniela Martins Henggelerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:09.692869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
Rodrigues, Daniela Martins Henggeler
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
author Rodrigues, Daniela Martins Henggeler
author_facet Rodrigues, Daniela Martins Henggeler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Daniela Martins Henggeler
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/24057
http://hdl.handle.net/10316/24057
url http://hdl.handle.net/10316/24057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662772461568