Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24057 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_4f6ba34a47f24be782247215aea14dbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/24057 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolarEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O presente relatório, tem como objetivo descrever todas as actividades elaboradas e desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária da Lousã, onde também estavam incluídas funções de, assessoria a um cargo de gestão intermédia e de organização de projetos escolares. O ano de estágio constitui uma experiência bastante enriquecedora, na medida em que proporciona a aplicação contextualizada dos saberes adquiridos em anos letivos anteriores. A transição entre a teoria e a prática decorreu sob supervisão e orientação docente, responsável por instigar o professor estagiário a adotar uma postura reflexiva acerca de toda a prática pedagógica. Assim sendo, são expostas todas as atividades de ensino - aprendizagem desenvolvidas, desde a relevância do processo de formação inicial aos princípios da intervenção pedagógica, tais como, o planeamento, a realização e avaliação. Relativamente à componente de reflexão, esta é produzida no âmbito das aprendizagens realizadas; das dificuldades sentidas e estratégias de superação; da componente ético – profissional e das questões dilemáticas com que a professora estagiária se deparou. Contudo, é também apresentada uma temática, aplicada junto do 9ºB, com o intuito de aprofundar o conhecimento relativamente aos jogos condicionados, assim como a sua importância no desenvolvimento de aprendizagens significativas. Esta forma metodológica de abordar o ensino das modalidades coletivas, tem como base o recurso a vivências tácticas, técnicas, físicas, psicológicas, idênticas às do jogo formal mas de um modo mais simplificado.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24057http://hdl.handle.net/10316/24057porRodrigues, Daniela Martins Henggelerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:09.692869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar Rodrigues, Daniela Martins Henggeler Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar |
author |
Rodrigues, Daniela Martins Henggeler |
author_facet |
Rodrigues, Daniela Martins Henggeler |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Daniela Martins Henggeler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/24057 http://hdl.handle.net/10316/24057 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/24057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133662772461568 |