Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2297 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da professora Clara Craveiro, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Após um conhecimento das instituições bem como dos grupos-alvo dos estágios nas duas valências: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tentou-se adaptar toda a prática pedagógica às características dos mesmos, tendo em vista a temática de investigação: a participação da criança na organização do espaço-sala. Desta forma, o presente trabalho contém uma análise, de acordo com a temática escolhida, dos dois estágios realizados, quer em Educação Pré-Escola como em 1º Ciclo do Ensino Básico. Contudo, ainda antes da apresentação desta análise dos dois estágios, são apresentadas várias teorias e perspetivas relativas à organização do espaço e à participação da criança, assim como são reveladas as técnicas e os instrumentos usados para a recolha dos dados. A apresentação e a discussão dos dados recolhidos da prática pedagógica permitiu analisar e refletir sobre as possibilidades e constrangimentos à participação da criança na organização do espaço-sala nas duas valências de estágio. |
id |
RCAP_4f7ba3bd5cb582e35d26205cfd064eeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2297 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoOrganização do espaçoParticipação da criançaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da professora Clara Craveiro, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Após um conhecimento das instituições bem como dos grupos-alvo dos estágios nas duas valências: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tentou-se adaptar toda a prática pedagógica às características dos mesmos, tendo em vista a temática de investigação: a participação da criança na organização do espaço-sala. Desta forma, o presente trabalho contém uma análise, de acordo com a temática escolhida, dos dois estágios realizados, quer em Educação Pré-Escola como em 1º Ciclo do Ensino Básico. Contudo, ainda antes da apresentação desta análise dos dois estágios, são apresentadas várias teorias e perspetivas relativas à organização do espaço e à participação da criança, assim como são reveladas as técnicas e os instrumentos usados para a recolha dos dados. A apresentação e a discussão dos dados recolhidos da prática pedagógica permitiu analisar e refletir sobre as possibilidades e constrangimentos à participação da criança na organização do espaço-sala nas duas valências de estágio.2016-04-08T10:17:31Z2016-04-07T00:00:00Z2016-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2297TID:201114089porAlves, Ana Isabel Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:08.882016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Alves, Ana Isabel Bessa Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Organização do espaço Participação da criança |
title_short |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Alves, Ana Isabel Bessa |
author_facet |
Alves, Ana Isabel Bessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Isabel Bessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Organização do espaço Participação da criança |
topic |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Organização do espaço Participação da criança |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da professora Clara Craveiro, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Após um conhecimento das instituições bem como dos grupos-alvo dos estágios nas duas valências: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tentou-se adaptar toda a prática pedagógica às características dos mesmos, tendo em vista a temática de investigação: a participação da criança na organização do espaço-sala. Desta forma, o presente trabalho contém uma análise, de acordo com a temática escolhida, dos dois estágios realizados, quer em Educação Pré-Escola como em 1º Ciclo do Ensino Básico. Contudo, ainda antes da apresentação desta análise dos dois estágios, são apresentadas várias teorias e perspetivas relativas à organização do espaço e à participação da criança, assim como são reveladas as técnicas e os instrumentos usados para a recolha dos dados. A apresentação e a discussão dos dados recolhidos da prática pedagógica permitiu analisar e refletir sobre as possibilidades e constrangimentos à participação da criança na organização do espaço-sala nas duas valências de estágio. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-08T10:17:31Z 2016-04-07T00:00:00Z 2016-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2297 TID:201114089 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2297 |
identifier_str_mv |
TID:201114089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131625259270144 |