Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Sónia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cid, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32039
https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005
Resumo: A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
id RCAP_4f9e95bb6932fe7f9372219dbe4a71d4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticasavaliação das aprendizagensavaliação para as aprendizagenspráticas avaliativasperceçõesA avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.Revista Brasileira de Educação2022-05-09T10:26:55Z2022-05-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32039http://hdl.handle.net/10174/32039https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005porCorreia, S. & Cid, M. (2021). Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas. Revista Brasileira de Educação, 26, 1-21.ndmcid@uevora.pt229Correia, SóniaCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:06.864346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
title Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
spellingShingle Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
Correia, Sónia
avaliação das aprendizagens
avaliação para as aprendizagens
práticas avaliativas
perceções
title_short Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
title_full Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
title_fullStr Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
title_full_unstemmed Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
title_sort Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
author Correia, Sónia
author_facet Correia, Sónia
Cid, Marília
author_role author
author2 Cid, Marília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Sónia
Cid, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação das aprendizagens
avaliação para as aprendizagens
práticas avaliativas
perceções
topic avaliação das aprendizagens
avaliação para as aprendizagens
práticas avaliativas
perceções
description A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-05-09T10:26:55Z
2022-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32039
http://hdl.handle.net/10174/32039
https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005
url http://hdl.handle.net/10174/32039
https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, S. & Cid, M. (2021). Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas. Revista Brasileira de Educação, 26, 1-21.
nd
mcid@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136692342358016