Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32039 https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005 |
Resumo: | A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. |
id |
RCAP_4f9e95bb6932fe7f9372219dbe4a71d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32039 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticasavaliação das aprendizagensavaliação para as aprendizagenspráticas avaliativasperceçõesA avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.Revista Brasileira de Educação2022-05-09T10:26:55Z2022-05-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32039http://hdl.handle.net/10174/32039https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005porCorreia, S. & Cid, M. (2021). Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas. Revista Brasileira de Educação, 26, 1-21.ndmcid@uevora.pt229Correia, SóniaCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:06.864346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas |
title |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas |
spellingShingle |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas Correia, Sónia avaliação das aprendizagens avaliação para as aprendizagens práticas avaliativas perceções |
title_short |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas |
title_full |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas |
title_fullStr |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas |
title_full_unstemmed |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas |
title_sort |
Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas |
author |
Correia, Sónia |
author_facet |
Correia, Sónia Cid, Marília |
author_role |
author |
author2 |
Cid, Marília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Sónia Cid, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação das aprendizagens avaliação para as aprendizagens práticas avaliativas perceções |
topic |
avaliação das aprendizagens avaliação para as aprendizagens práticas avaliativas perceções |
description |
A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2022-05-09T10:26:55Z 2022-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32039 http://hdl.handle.net/10174/32039 https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32039 https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, S. & Cid, M. (2021). Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas. Revista Brasileira de Educação, 26, 1-21. nd mcid@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136692342358016 |