O desenvolvimento da escrita criativa no ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Cláudia Magna Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4361
Resumo: O ato de escrever é de suma importância na sociedade atual, pois através da escrita, o acesso à informação é exponenciado. Antes do surgimento da escrita, a comunicação acontecia por meio da fala e de gestos. A escrita, é uma das maneiras mais antigas de comunicação entre o homem e os acontecimentos que ocorrem no mundo. Mesmo com o avanço tecnológico, verifica-se que essa prática é ainda fundamental, pois possibilita o registo, uma maior consciência sobre os fatos e contribui para a organização do pensamento. O presente relatório remete para a importância da criatividade na escola e no domínio da escrita em particular, como campo privilegiado de desenvolvimento. Sabendo que a criatividade é o produto da interação entre o domínio, o campo e a pessoa (Csikszentmihalyi, 1991, citado por Martins 2000, p.20) e de que a imaginação, a originalidade e a expressão são características essenciais do processo criativo (Bellón, 1998) foram desenvolvidas em sala de aula, atividades com o intuito de alargar o pensamento criativo e a motivação dos alunos para a escrita. O presente estudo incidiu sobre o desenvolvimento da escrita criativa no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, cuja abordagem se inscreveu numa perspetiva de investigação-ação, no contexto da Prática Pedagógica que foi desenvolvida numa turma do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria, em Beja. Os participantes deste estudo foram os alunos do 4º ano, da turma 11, com um total de 18 alunos dos quais oito são do sexo masculino e dez do sexo feminino. Contudo, não foi possível chegar a uma conclusão concreta, visto que, esta temática teria de ser mais aprofundada para se poder ter resultados suficientes com vista à comparação do evoluir da criatividade dos alunos ao longo de um período de trabalho mais longo e sistemático.
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