Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Isabel Cristina Magalhães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10981
Resumo: A escrita é um meio de informação e transmissão do saber e da cultura. Desde muito cedo, a criança começa a lidar com a escrita, sendo uma das competências colaterais a todas as disciplinas e imprescindível para a vida do ser humano. A escrita criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que tem como principal objetivo criar o prazer pela escrita, tendo o professor um papel fulcral nesse processo, podendo proporcionar atividades enriquecedoras e estimulantes e criar ambientes favoráveis à aprendizagem da escrita na sala de aula. A liberdade que a escrita criativa proporciona é bastante importante para que as crianças ganhem interesse pela mesma, transportando-as, desse modo, para o seu imaginário e propiciando o alargamento do seu vocabulário. Tendo por base a temática da escrita criativa, na primeira parte do presente relatório, apresenta-se um enquadramento teórico, abordando o conceito de escrita, de criatividade e de escrita criativa, assim como o papel do professor, o ambiente na sala de aula e estratégias para o desenvolvimento da escrita criativa. Na segunda parte, encontra-se a descrição da Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando as atividades realizadas neste contexto no âmbito da escrita criativa.
id RCAP_ee055cb22497babae6886c1360a8febe
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEscritaCriatividadeA escrita é um meio de informação e transmissão do saber e da cultura. Desde muito cedo, a criança começa a lidar com a escrita, sendo uma das competências colaterais a todas as disciplinas e imprescindível para a vida do ser humano. A escrita criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que tem como principal objetivo criar o prazer pela escrita, tendo o professor um papel fulcral nesse processo, podendo proporcionar atividades enriquecedoras e estimulantes e criar ambientes favoráveis à aprendizagem da escrita na sala de aula. A liberdade que a escrita criativa proporciona é bastante importante para que as crianças ganhem interesse pela mesma, transportando-as, desse modo, para o seu imaginário e propiciando o alargamento do seu vocabulário. Tendo por base a temática da escrita criativa, na primeira parte do presente relatório, apresenta-se um enquadramento teórico, abordando o conceito de escrita, de criatividade e de escrita criativa, assim como o papel do professor, o ambiente na sala de aula e estratégias para o desenvolvimento da escrita criativa. Na segunda parte, encontra-se a descrição da Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando as atividades realizadas neste contexto no âmbito da escrita criativa.The writing is a mean of information and transmission of knowledge and culture. Since very early, the child starts to deal with the writing, being one of the collaterals abilities to all disciplines and indispensable to the life of a human being. Creative writing can be understood as a set of methods which main objective is to create the pleasure of writing, having the teacher a fulcral part in that process, providing enriching and stimulating activities, creating a favorable environment to the writing learning in the classroom. The freedom that creative writing provides, is quite important to make the children gain interest for the writing, taking them to their imaginary and the enlargement of their vocabulary. Based on theme of creative writing, in the first part of the present report, a theoretical framework for creative writing is presented, approaching the concept of writing, creativity and creative writing, as well as the professor role, classroom environment and strategy for the development if creative writing. In the second part, lies the description of Supervised Teaching Practice fulfilled in the 1st Cycle of Basic Education, highlighting the activities carried out in this context in the field of creative writing.2022-01-18T11:52:37Z2021-02-23T00:00:00Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10981porNunes, Isabel Cristina Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:15.136222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Nunes, Isabel Cristina Magalhães
Escrita
Criatividade
title_short Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Nunes, Isabel Cristina Magalhães
author_facet Nunes, Isabel Cristina Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Isabel Cristina Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Criatividade
topic Escrita
Criatividade
description A escrita é um meio de informação e transmissão do saber e da cultura. Desde muito cedo, a criança começa a lidar com a escrita, sendo uma das competências colaterais a todas as disciplinas e imprescindível para a vida do ser humano. A escrita criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que tem como principal objetivo criar o prazer pela escrita, tendo o professor um papel fulcral nesse processo, podendo proporcionar atividades enriquecedoras e estimulantes e criar ambientes favoráveis à aprendizagem da escrita na sala de aula. A liberdade que a escrita criativa proporciona é bastante importante para que as crianças ganhem interesse pela mesma, transportando-as, desse modo, para o seu imaginário e propiciando o alargamento do seu vocabulário. Tendo por base a temática da escrita criativa, na primeira parte do presente relatório, apresenta-se um enquadramento teórico, abordando o conceito de escrita, de criatividade e de escrita criativa, assim como o papel do professor, o ambiente na sala de aula e estratégias para o desenvolvimento da escrita criativa. Na segunda parte, encontra-se a descrição da Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando as atividades realizadas neste contexto no âmbito da escrita criativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-23T00:00:00Z
2021-02-23
2022-01-18T11:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10981
url http://hdl.handle.net/10348/10981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137161161736192