Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10981 |
Resumo: | A escrita é um meio de informação e transmissão do saber e da cultura. Desde muito cedo, a criança começa a lidar com a escrita, sendo uma das competências colaterais a todas as disciplinas e imprescindível para a vida do ser humano. A escrita criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que tem como principal objetivo criar o prazer pela escrita, tendo o professor um papel fulcral nesse processo, podendo proporcionar atividades enriquecedoras e estimulantes e criar ambientes favoráveis à aprendizagem da escrita na sala de aula. A liberdade que a escrita criativa proporciona é bastante importante para que as crianças ganhem interesse pela mesma, transportando-as, desse modo, para o seu imaginário e propiciando o alargamento do seu vocabulário. Tendo por base a temática da escrita criativa, na primeira parte do presente relatório, apresenta-se um enquadramento teórico, abordando o conceito de escrita, de criatividade e de escrita criativa, assim como o papel do professor, o ambiente na sala de aula e estratégias para o desenvolvimento da escrita criativa. Na segunda parte, encontra-se a descrição da Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando as atividades realizadas neste contexto no âmbito da escrita criativa. |
id |
RCAP_ee055cb22497babae6886c1360a8febe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10981 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEscritaCriatividadeA escrita é um meio de informação e transmissão do saber e da cultura. Desde muito cedo, a criança começa a lidar com a escrita, sendo uma das competências colaterais a todas as disciplinas e imprescindível para a vida do ser humano. A escrita criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que tem como principal objetivo criar o prazer pela escrita, tendo o professor um papel fulcral nesse processo, podendo proporcionar atividades enriquecedoras e estimulantes e criar ambientes favoráveis à aprendizagem da escrita na sala de aula. A liberdade que a escrita criativa proporciona é bastante importante para que as crianças ganhem interesse pela mesma, transportando-as, desse modo, para o seu imaginário e propiciando o alargamento do seu vocabulário. Tendo por base a temática da escrita criativa, na primeira parte do presente relatório, apresenta-se um enquadramento teórico, abordando o conceito de escrita, de criatividade e de escrita criativa, assim como o papel do professor, o ambiente na sala de aula e estratégias para o desenvolvimento da escrita criativa. Na segunda parte, encontra-se a descrição da Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando as atividades realizadas neste contexto no âmbito da escrita criativa.The writing is a mean of information and transmission of knowledge and culture. Since very early, the child starts to deal with the writing, being one of the collaterals abilities to all disciplines and indispensable to the life of a human being. Creative writing can be understood as a set of methods which main objective is to create the pleasure of writing, having the teacher a fulcral part in that process, providing enriching and stimulating activities, creating a favorable environment to the writing learning in the classroom. The freedom that creative writing provides, is quite important to make the children gain interest for the writing, taking them to their imaginary and the enlargement of their vocabulary. Based on theme of creative writing, in the first part of the present report, a theoretical framework for creative writing is presented, approaching the concept of writing, creativity and creative writing, as well as the professor role, classroom environment and strategy for the development if creative writing. In the second part, lies the description of Supervised Teaching Practice fulfilled in the 1st Cycle of Basic Education, highlighting the activities carried out in this context in the field of creative writing.2022-01-18T11:52:37Z2021-02-23T00:00:00Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10981porNunes, Isabel Cristina Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:15.136222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico Nunes, Isabel Cristina Magalhães Escrita Criatividade |
title_short |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Nunes, Isabel Cristina Magalhães |
author_facet |
Nunes, Isabel Cristina Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Cristina Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criatividade |
topic |
Escrita Criatividade |
description |
A escrita é um meio de informação e transmissão do saber e da cultura. Desde muito cedo, a criança começa a lidar com a escrita, sendo uma das competências colaterais a todas as disciplinas e imprescindível para a vida do ser humano. A escrita criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que tem como principal objetivo criar o prazer pela escrita, tendo o professor um papel fulcral nesse processo, podendo proporcionar atividades enriquecedoras e estimulantes e criar ambientes favoráveis à aprendizagem da escrita na sala de aula. A liberdade que a escrita criativa proporciona é bastante importante para que as crianças ganhem interesse pela mesma, transportando-as, desse modo, para o seu imaginário e propiciando o alargamento do seu vocabulário. Tendo por base a temática da escrita criativa, na primeira parte do presente relatório, apresenta-se um enquadramento teórico, abordando o conceito de escrita, de criatividade e de escrita criativa, assim como o papel do professor, o ambiente na sala de aula e estratégias para o desenvolvimento da escrita criativa. Na segunda parte, encontra-se a descrição da Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando as atividades realizadas neste contexto no âmbito da escrita criativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-23T00:00:00Z 2021-02-23 2022-01-18T11:52:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10981 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137161161736192 |