Avaliação de metodologias de dimensionamento de pavimentos de baixo volume de tráfego muito pesado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/36396 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
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Avaliação de metodologias de dimensionamento de pavimentos de baixo volume de tráfego muito pesadoEvaluation of pavement design methods for low volume roads with heavy trafficPavimentos de baixo volume de tráfegoMétodos empíricosCatálogos de dimensionamentoÁbacos de dimensionamentoLow traffic volume road pavementsEmpirical methodsDesign cataloguesDesign charts625.7Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia CivilNeste projeto o principal tema a abordar são as estradas de baixo volume de tráfego e sujeitas a cargas muito pesadas. Estas estradas são muitas vezes a última parte do sistema viário a beneficiar das últimas ideias de engenharia. Estas vias são consideradas como vias de menor importância, são muito numerosas, e os seus problemas são muito exigentes para os recursos limitados da maioria das grandes agências rodoviárias do mundo. Assim, as inovações que vão surgindo na maior parte das vezes têm que esperar até estarem completamente integradas e comprovadas nas principais rodovias antes de serem usadas nas estradas de baixo volume de tráfego (Irwin, 1991). Em Portugal existe uma carência de um método específico para o dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego. O MACOPAV indica que os pavimentos sujeitos a tráfego muito reduzido como é o pretendido no projeto em estudo (Tráfego Médio Diário Anual de veículos pesados no ano de abertura, por sentido de circulação e na via mais solicitada - TMDAp <50) devem ser objeto de um estudo específico. Posto estas condicionantes o objetivo deste projeto consiste em desenvolver um método de dimensionamento de pavimentos destinados a baixo volume de tráfego com cargas pesadas. Assim, pretende estudar-se quais os materiais e os métodos construtivos a considerar nos pavimentos sujeitos a baixo volume de tráfego, quais os métodos de dimensionamento a adotar, bem como, qual a constituição física de um pavimento sujeito a este tipo de solicitações. Pretendeu-se ainda determinar qual é o desempenho espectável de uma estrada sujeita a baixo volume de tráfego e comparar e criticar os resultados obtidos no método proposto com o dimensionamento apresentado em projetos existentes, de forma a aferir a sua capacidade de satisfazer as necessidades a nível estrutural de um pavimento sujeito a baixo volume de tráfego com cargas pesadas.In this project the main topic to be addressed is the low traffic volume roads subjected to very heavy loads. These roads are often the last part of the road system to benefit from the latest engineering ideas. These roads are considered minor assets, they are numerous, and their problems are very demanding for the limited resources of most major road agencies in the world. Thus, the innovations that arise in most cases have to wait until they are fully integrated and proven on major highways before being used in low traffic volume roads (Irwin, 1991). In Portugal, there is a lack for a specific method for the design of low traffic volume roads. MACOPAV indicates that the pavements subjected to very low traffic, as is desired in the project under study (Annual Average Daily Traffic of heavy vehicles in the opening year, per direction of movement and in the most requested lane - TMDAp <50), should be the object of a specific study. Given these conditions the objective of this project is to develop a design method of pavements for the low traffic volume roads with heavy loads. It is intended to study which materials and construction methods should be considered in pavements subject to low traffic volume, which design methods to adopt and what should be the constitution of a pavement subjected to such loads. Another objective is to determine what is the expected performance of a road subject to low traffic volume, and compare and criticize the results obtained with the proposed method with the designs presented in existing, in order to assess their ability to meet the needs at a structural level for a pavement subjected to low traffic volume with heavy loads.Oliveira, JoelUniversidade do MinhoPeixoto, Rafael Alexandre Rebelo da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36396por201144107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:01.925279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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