Crescer sem fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisca Costa Almeida Oliveira e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14284
Resumo: O presente relatório de estágio tem como principal objetivo descrever e refletir acerca do percurso da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Assim, através deste documento, pretende-se refletir acerca de como o percurso formativo foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e acerca da forma como o estágio possibilitou a construção de saberes profissionais. Deste modo, inicialmente, enquadra-se de uma forma legal e teórica a profissionalização docente e a prática pedagógica. Serão, assim, explorados os pressupostos legais e teóricos que sustentaram as opções da mestranda ao longo deste período. Para além disso, sendo a reflexão uma componente fundamental para o desenvolvimento de um docente, estes serão momentos presentes ao longo de todo o trabalho, explorando-se as diferentes dimensões que marcaram cada um dos ciclos nos quais se desenvolveu esta prática. É de salientar, também, o cariz investigativo apresentado no presente relatório, que torna visível uma outra dimensão fundamental no desenvolvimento profissional dos docentes. Neste projeto, aborda-se o papel do trabalho experimental no desenvolvimento de determinados temas nomeadamente o consumo de diversas substâncias, que, por vezes, são sensíveis e explorados de forma mais tradicional.
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