Discos na luta: a canção de protesto na produção fonográfica em Portugal nas décadas de 1960 e 1970
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9397 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia |
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Discos na luta: a canção de protesto na produção fonográfica em Portugal nas décadas de 1960 e 1970Canção de protesto,Produção fonográficaDitaduraRevoluçãoPortugalDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais, variante de EtnomusicologiaEsta dissertação tem como objectivo abordar as relações entre as práticas da “canção de protesto” em Portugal e a produção fonográfica, num período compreendido entre as décadas de 1960 e 1970. Esta dissertação divide-se em duas partes, tendo como referencial de divisão a revolução ocorrida em 25 de Abril de 1974. Na primeira parte, são analisados os processos que levaram à emergência da chamada “canção de protesto” em contextos sociais e geográficos específicos, nos quais determinados músicos se destacaram na denúncia e contestação das políticas do regime ditatorial. Partindo das recentes propostas de Leonor Losa e Paula Abreu de configuração da indústria fonográfica nesse período, exploram-se as diferentes perspectivas de músicos e outros agentes para a gravação, edição e comercialização de fonogramas. Aborda-se a mediação e difusão dos produtos fonográficos desta forma de expressão, enquadrada nos significados para a música portuguesa. Na segunda parte, tendo em conta as mudanças políticas e sociais que caracterizaram o período revolucionário português, procura-se perceber o papel da “canção de protesto” neste contexto. Assim, aborda-se descreve-se o papel de algumas editoras discográficas na difusão de canções sobre a temática revolucionária. Igualmente, são descritas as diferentes formas como os músicos associados a esta tendência se organizaram e produziram fonogramas que contribuíram para a reconfiguração das práticas da “canção de protesto”.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCastro, José Hugo Pires2013-04-26T12:41:24Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:27Zoai:run.unl.pt:10362/9397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:45.682789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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