A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43815 |
Resumo: | : Partindo do conceito adotado no Brasil, desde os anos 1960, para Canção de Protesto / Música de Intervenção, pretende-se pensar a utilização da expressão para designar a música engajada que ganha espaço a partir dos anos 1990. As novas tecnologias comunicacionais e, principalmente, a Internet, possibilitam uma participação e produção efetiva de atores antes invizibilizados pelas mídias tradicionais. Grupos minoritários, teoricamente valorizados e defendidos nas composições dos artistas da Canção de Protesto, finalmente ganham armas para elaborarem eles mesmos uma representação de suas práticas culturais e de suas contestações sociais. Dessa forma, processos identitários ganham uma nova dimensão, com indivíduos produzindo e compartilhando criações que os posicionam diante de si mesmos e da sociedade brasileira de maneira antes inimaginável. |
id |
UFMG_1be5e40273e8bc1bf9f396c78ad4c694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/43815 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-07-29T21:31:46Z2022-07-29T21:31:46Z20185http://hdl.handle.net/1843/43815: Partindo do conceito adotado no Brasil, desde os anos 1960, para Canção de Protesto / Música de Intervenção, pretende-se pensar a utilização da expressão para designar a música engajada que ganha espaço a partir dos anos 1990. As novas tecnologias comunicacionais e, principalmente, a Internet, possibilitam uma participação e produção efetiva de atores antes invizibilizados pelas mídias tradicionais. Grupos minoritários, teoricamente valorizados e defendidos nas composições dos artistas da Canção de Protesto, finalmente ganham armas para elaborarem eles mesmos uma representação de suas práticas culturais e de suas contestações sociais. Dessa forma, processos identitários ganham uma nova dimensão, com indivíduos produzindo e compartilhando criações que os posicionam diante de si mesmos e da sociedade brasileira de maneira antes inimaginável.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALEncontro Regional Sudeste de História da MídiaArtesCanção de ProtestoMúsica EngajadaGrupos SociaisProcessos IdentitáriosInternetA canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sudeste/5o-encontro-2018/gt-historia-da-midia-sonora/a-cancao-de-protesto-do-seculo-xxi-internet-e-novas-midias-nos-processos-identitarios/at_download/fileLuiza Franca Tomaz de Aquinoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43815/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINAL2018_A canção de protesto do século xxi- internet e novas mídias nos processos identitários.pdf2018_A canção de protesto do século xxi- internet e novas mídias nos processos identitários.pdfapplication/pdf141313https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43815/2/2018_A%20can%c3%a7%c3%a3o%20de%20protesto%20do%20s%c3%a9culo%20xxi-%20internet%20e%20novas%20m%c3%addias%20nos%20processos%20identit%c3%a1rios.pdf01a21ce96e547ff86c858d1b5080e90bMD521843/438152022-07-29 18:31:46.204oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-07-29T21:31:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários |
title |
A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários |
spellingShingle |
A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários Luiza Franca Tomaz de Aquino Artes Canção de Protesto Música Engajada Grupos Sociais Processos Identitários Internet |
title_short |
A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários |
title_full |
A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários |
title_fullStr |
A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários |
title_full_unstemmed |
A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários |
title_sort |
A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários |
author |
Luiza Franca Tomaz de Aquino |
author_facet |
Luiza Franca Tomaz de Aquino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiza Franca Tomaz de Aquino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes Canção de Protesto Música Engajada Grupos Sociais Processos Identitários Internet |
topic |
Artes Canção de Protesto Música Engajada Grupos Sociais Processos Identitários Internet |
description |
: Partindo do conceito adotado no Brasil, desde os anos 1960, para Canção de Protesto / Música de Intervenção, pretende-se pensar a utilização da expressão para designar a música engajada que ganha espaço a partir dos anos 1990. As novas tecnologias comunicacionais e, principalmente, a Internet, possibilitam uma participação e produção efetiva de atores antes invizibilizados pelas mídias tradicionais. Grupos minoritários, teoricamente valorizados e defendidos nas composições dos artistas da Canção de Protesto, finalmente ganham armas para elaborarem eles mesmos uma representação de suas práticas culturais e de suas contestações sociais. Dessa forma, processos identitários ganham uma nova dimensão, com indivíduos produzindo e compartilhando criações que os posicionam diante de si mesmos e da sociedade brasileira de maneira antes inimaginável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-29T21:31:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-29T21:31:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/43815 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/43815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Encontro Regional Sudeste de História da Mídia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43815/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43815/2/2018_A%20can%c3%a7%c3%a3o%20de%20protesto%20do%20s%c3%a9culo%20xxi-%20internet%20e%20novas%20m%c3%addias%20nos%20processos%20identit%c3%a1rios.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 01a21ce96e547ff86c858d1b5080e90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589309988601856 |