Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Hugo Sequeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54032
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_5013690fa38b489533232567596867a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de HistóriaHistória - Estudo e ensinoValores (Filosofia)MoralCidadaniaMulticulturalismoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório de Iniciação à Prática Profissional III - Atitudes, Comportamento e Construção Social da Moral - Uma Reflexão centrada no Ensino da disciplina de História, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve a orientação do Professor Doutor Miguel Monteiro, coordenador do respetivo Mestrado. O cerne estrutural deste relatório é duplo: procurar uma coerência moral com base na filosofia e na história e justificar a capacidade do autor de ensinar de forma ética, focada no desenvolvimento do aluno e do professor. Para tal, evidenciamos nobres pensadores que contribuíram para a definição da ética e didática, analisando-os brevemente na tentativa de criar máximas para a profissão de professor. Esta reflexão é informada pelas experiências vividas por parte do autor durante a Prática Letiva Supervisionada, onde este lecionou dez tempos (45 minutos cada) de História à turma do 9ºF da Escola Básica Alto dos Moinhos durante o decorrer do ano letivo de 2020/2021, dando continuidade ao trabalho realizado no ano anterior. É da visão do último que as disciplinas de História e de Filosofia estão intimamente interligadas e que a compreensão de uma facilita a compreensão da outra. Consequentemente, no âmbito de educar jovens para o mundo cívico, é necessário refletir sobre as bases da ética ao longo das eras, escutar os seus conselhos e construir um sentido de moralidade robusto e honesto dado ser impossível educar para a moral se não se possui tal robustez e honestidade.The present report of Initiation to Professional Practice III - Attitudes, Behavior and Social Construction of Morality - A Reflection on the Teaching of History, carried out under the scope of the Master's in the Teaching of History in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, was supervised by Professor Doutor Miguel Monteiro, coordinator of the respective Master's programme. The structural core of this report is twofold: to seek moral coherence based on philosophy and history, and to justify the author's ability to teach ethically, focused on the development of the student and the teacher. To this end, we highlight noble thinkers who have contributed to the definition of ethics and didactics, briefly analysing them in an attempt to create maxims for the teaching profession. This reflection is informed by the experiences lived by the author during Supervised Teaching Practice, where he taught ten periods (45 minutes each) of History to the 9ºF class at Alto dos Moinhos Secondary School during the school year 2020/2021, continuing the work done the previous year. It is the latter's view that the disciplines of history and philosophy are closely interconnected and that understanding one makes it easier to understand the other. Consequently, in the context of educating young people for the civic world, it is necessary to reflect on the foundations of ethics throughout the ages, listen to its advice and build a robust and honest sense of morality since it is impossible to educate in morality if one does not possess such robustness and honesty.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaRomão, Hugo Sequeira2022-08-03T09:57:51Z20212021-11-292021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:01.227395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História
title Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História
spellingShingle Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História
Romão, Hugo Sequeira
História - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Moral
Cidadania
Multiculturalismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História
title_full Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História
title_fullStr Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História
title_full_unstemmed Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História
title_sort Atitudes, comportamento e construção social da moral : uma reflexão centrada no ensino da disciplina de História
author Romão, Hugo Sequeira
author_facet Romão, Hugo Sequeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Romão, Hugo Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Moral
Cidadania
Multiculturalismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic História - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Moral
Cidadania
Multiculturalismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-11-29
2021-01-01T00:00:00Z
2022-08-03T09:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54032
url http://hdl.handle.net/10451/54032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134601472376832