Arquitetura paisagista no programa de modernização das escolas secundárias em Portugal: reflexão sobre tipologias e usos de recreio escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5073 |
Resumo: | O Programa de Modernização e Reabilitação das Escolas Secundárias, iniciado pelo Governo Português no ano de 2007, criou uma importante oportunidade de melhoria das condições dos espaços escolares, numa área onde a Arquitetura Paisagista deve desempenhar um papel de charneira. De acordo com a leitura que vários autores fazem dos recreios escolares nacionais, pode-se constatar a urgente necessidade de reformulação do espaço de recreio em escolas secundárias, visando a melhoria clara da qualidade ambiental e garantindo a segurança dos seus utentes, especialmente crianças e adolescentes estudantes. Sendo um espaço que influencia das mais variadas formas, desde a educação objetiva, nas salas de aula, ao recreio informal, nos intervalos, a escola deve-se tornar numa boa memória dos tempos da adolescência. Com este estudo espera-se contribuir para realçar a importância da Arquitetura Paisagista no desenho e organização do recinto exterior escolar, refletindo-se numa vivência escolar e social dos alunos enriquecida. O objeto de estudo desta investigação é constituído por vinte escolas intervencionadas pelo Programa de Modernização das Escolas Secundárias, levado a cabo pela entidade governamental Parque Escolar, E.P.E., em Portugal. Após a medição das áreas de recreio exterior de cada escola, procedeu-se à confrontação dos dados das escolas renovadas com as escolas antigas, posteriormente comparou-se as variáveis estudadas, com variáveis equivalentes propostas para o espaço exterior de escolas em Inglaterra, uma vez que apresentam uma realidade semelhante à de Portugal relativamente às tipologias de uso do espaço exterior. Os resultados obtidos indicam pistas para uma melhor perceção desta nova realidade e deixam em aberto linhas de investigação que importa colmatar. |
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