Relatório de estágio da prática educativa supervisionada de Cristina Maria Miranda Aguiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Cristina Maria Miranda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24428
Resumo: O presente relatório de estágio da Prática Educativa Supervisionada apresenta e analisa o desenvolvimento profissional da mestranda, a partir de ações desenvolvidas em contexto de creche, com crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses, e em contexto de educação pré-escolar, com um grupo de crianças heterogéneo ao nível da faixa etária (dos quatro aos seis anos). De forma a fundamentar os processos educativos, serão expostos diversos pressupostos teóricos e legais que serviram de apoio e sustento no estágio nas duas valências. São descritos e analisados os diversos processos inerentes à metodologia de investigação-ação (IA) nomeadamente a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, fundamentais para o desenvolvimento profissional da mestranda e orientadores da sua ação. Este relatório aborda questões relacionadas com o papel do educador de infância, constando também nele as dificuldades, ansiedades e problemas com que se deparou ao longo da prática profissional, e as reflexões que daí surgiram, em prol de uma melhoria da sua ação. Este documento destaca ainda a imagem da criança, como um ser único e competente, que tem direito a ser escutado e respeitado, e que detém capacidade de ser sujeito e agente do desenvolvimento das suas aprendizagens.
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