Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9990 |
Resumo: | O presente relatório de estágio espelha o plano de ação traçado e desenvolvido pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de um ano e de Educação Pré-Escolar, numa sala heterogénea com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. De referir que, integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no âmbito da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes domínios, inerentes à metodologia de investigação-ação, foram articulados com referentes teóricos e legais, apoiando e regulando a ação pedagógica em ambas as valências. Todo o relatório evidencia a imagem de criança como ser competente, capaz e criativo que deve ser respeitado e atentamente escutado no decorrer do processo educativo. Neste sentido, a visão da mestranda incide em pedagogias participativas, de raiz construtivista. Aludindo ao papel do/a educador/a de infância, com o intuito de evidenciar o percurso da mestranda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa salientar a procura de uma postura crítica, indagadora e reflexiva acerca da sua ação,perspectivando a construção ao longo da vida do "eu" profissional |
id |
RCAP_505c7b0037f09d8c52f3de46e499202c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaCrechePré-EscolarInvestigação-açãoCompetências ProfissionaisDaycarePreschoolAction-researchProfessional skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio espelha o plano de ação traçado e desenvolvido pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de um ano e de Educação Pré-Escolar, numa sala heterogénea com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. De referir que, integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no âmbito da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes domínios, inerentes à metodologia de investigação-ação, foram articulados com referentes teóricos e legais, apoiando e regulando a ação pedagógica em ambas as valências. Todo o relatório evidencia a imagem de criança como ser competente, capaz e criativo que deve ser respeitado e atentamente escutado no decorrer do processo educativo. Neste sentido, a visão da mestranda incide em pedagogias participativas, de raiz construtivista. Aludindo ao papel do/a educador/a de infância, com o intuito de evidenciar o percurso da mestranda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa salientar a procura de uma postura crítica, indagadora e reflexiva acerca da sua ação,perspectivando a construção ao longo da vida do "eu" profissionalThis internship report reflects the drawn plan of action developed by the master's student for a group of one-year-olds, in a daycare and for a heterogeneous group, with children from three to six, in a preschool. It is important to state that it includes the educational processes that the master's student developed within the actions of observing, planning, practicing, evaluating and reflecting. These domains, inherent to the action-research methodology, were articulated with theoretical and legal references, supporting and regulating the pedagogical pratice in both groups. Throughout this whole document several references to the image of child as a competent, capable and creative being who ought to be respected and carefully listened to throughout the educational process will be made. In this way, the student's point of view focuses on participatory pedagogies, with a constructive root. Alluding to the preschool teacher's role, with the purpose of pointing the master's student's course in the development of her professional skills, it is essential to emphasize on her critic, inquisitive and reflective posture throughout her action, prospecting the construction of her professional self throughout her life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas2017-07-04T14:14:00Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9990TID:201712032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:31.763887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas Creche Pré-Escolar Investigação-ação Competências Profissionais Daycare Preschool Action-research Professional skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title_full |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
title_sort |
Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada |
author |
Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas |
author_facet |
Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara de Barros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Pré-Escolar Investigação-ação Competências Profissionais Daycare Preschool Action-research Professional skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Creche Pré-Escolar Investigação-ação Competências Profissionais Daycare Preschool Action-research Professional skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio espelha o plano de ação traçado e desenvolvido pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de um ano e de Educação Pré-Escolar, numa sala heterogénea com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. De referir que, integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no âmbito da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes domínios, inerentes à metodologia de investigação-ação, foram articulados com referentes teóricos e legais, apoiando e regulando a ação pedagógica em ambas as valências. Todo o relatório evidencia a imagem de criança como ser competente, capaz e criativo que deve ser respeitado e atentamente escutado no decorrer do processo educativo. Neste sentido, a visão da mestranda incide em pedagogias participativas, de raiz construtivista. Aludindo ao papel do/a educador/a de infância, com o intuito de evidenciar o percurso da mestranda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa salientar a procura de uma postura crítica, indagadora e reflexiva acerca da sua ação,perspectivando a construção ao longo da vida do "eu" profissional |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-04T14:14:00Z 2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9990 TID:201712032 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9990 |
identifier_str_mv |
TID:201712032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131400747614208 |