Produtos bancários para empresas : o caso do EuroBic
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30793 |
Resumo: | Este trabalho é fruto do estágio e da experiência profissional adquiridos no EuroBic, em particular no Gabinete de Empresas de Viseu do EuroBic, onde tem sido possível estabelecer uma relação de grande proximidade com as empresas da região, as suas necessidades de financiamento e a forma como encaram a relação com o sistema bancário. A tese está dividida em duas partes. A primeira parte reflete sobre as evoluções do sistema bancário global e nacional, incluindo a sua relevância crescente no plano económico e financeiro, o aumento da concorrência, o impacto dos progressos tecnológicos nesta atividade e a necessidade de desenvolver uma metodologia de negócio que privilegie a proximidade da relação com o cliente. Na segunda parte, a tese recorre às respostas fornecidas a um questionário enviado aos clientes do Gabinete de Empresas de Viseu do EuroBic para testar, em primeiro lugar, se o volume de negócios das empresas pode influenciar significativamente a escolha dos produtos e serviços bancários do EuroBic e, em segundo lugar, um conjunto de outras questões relacionadas com a relação banco – cliente. Os resultados empíricos obtidos denotam uma maior apetência das grandes empresas por produtos mais complexos. Contudo, não podemos concluir categoricamente que existe já um elevado grau de customização dos produtos de financiamento oferecidos pelo EuroBic às maiores empresas. As respostas obtidas confirmam genericamente a importância que a relação banco – cliente tende a assumir no negócio bancário. Todavia, os resultados sugerem ainda uma grande margem de progresso neste domínio, tal como no domínio da formatação dos produtos de financiamento destinados às empresas. |
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Produtos bancários para empresas : o caso do EuroBicSistema bancárioBancosEuroBicProdutos e serviços bancáriosFinanciamentoAtendimento ao clienteClienteSatisfação de clientesBanking systemBanksBanking products and servicesFinancingCustomer serviceClientClient satisfactionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste trabalho é fruto do estágio e da experiência profissional adquiridos no EuroBic, em particular no Gabinete de Empresas de Viseu do EuroBic, onde tem sido possível estabelecer uma relação de grande proximidade com as empresas da região, as suas necessidades de financiamento e a forma como encaram a relação com o sistema bancário. A tese está dividida em duas partes. A primeira parte reflete sobre as evoluções do sistema bancário global e nacional, incluindo a sua relevância crescente no plano económico e financeiro, o aumento da concorrência, o impacto dos progressos tecnológicos nesta atividade e a necessidade de desenvolver uma metodologia de negócio que privilegie a proximidade da relação com o cliente. Na segunda parte, a tese recorre às respostas fornecidas a um questionário enviado aos clientes do Gabinete de Empresas de Viseu do EuroBic para testar, em primeiro lugar, se o volume de negócios das empresas pode influenciar significativamente a escolha dos produtos e serviços bancários do EuroBic e, em segundo lugar, um conjunto de outras questões relacionadas com a relação banco – cliente. Os resultados empíricos obtidos denotam uma maior apetência das grandes empresas por produtos mais complexos. Contudo, não podemos concluir categoricamente que existe já um elevado grau de customização dos produtos de financiamento oferecidos pelo EuroBic às maiores empresas. As respostas obtidas confirmam genericamente a importância que a relação banco – cliente tende a assumir no negócio bancário. Todavia, os resultados sugerem ainda uma grande margem de progresso neste domínio, tal como no domínio da formatação dos produtos de financiamento destinados às empresas.This work is the result of the internship and professional experience acquired at EuroBic, in particular at the EuroBic Viseu Business Office, where it has been possible to establish a close relationship with companies in the region, their financing needs and how they view the relationship with the banking system. The thesis is divided into two parts. The first one reflects on the evolution of the global and national banking system, including its growing relevance in the economic and financial plan, the increase in competition, the impact of technological progress in this activity and the need to develop a business methodology that privileges proximity customer relationship. In the second one, the thesis uses the answers provided to a questionnaire sent to customers of the EuroBic Viseu Business Office to test, firstly, whether the turnover of companies can significantly influence the choice of EuroBic banking products and services, and, secondly, a set of other issues related to the bank - customer relationship. The empirical results obtained show a greater appetite for large companies for more complex products. However, we cannot categorically conclude that there is already a high degree of customization of the financing products offered by EuroBic to the largest companies. Moreover, the answers obtained generally confirm the importance that the bank - customer relationship tends to assume in the banking business. Even so, the results still suggest a great margin of progress in this area, as well as in the format of the financing products intended for companies.Bernardes, Luís Guilherme MarquesPereira, SusanaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlexandre, João Pedro Maciel2020-07-08T08:59:38Z2020-06-1820202020-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30793TID:202497119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:44.550384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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