Produtos bancários para empresas : o caso do EuroBic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, João Pedro Maciel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30793
Resumo: Este trabalho é fruto do estágio e da experiência profissional adquiridos no EuroBic, em particular no Gabinete de Empresas de Viseu do EuroBic, onde tem sido possível estabelecer uma relação de grande proximidade com as empresas da região, as suas necessidades de financiamento e a forma como encaram a relação com o sistema bancário. A tese está dividida em duas partes. A primeira parte reflete sobre as evoluções do sistema bancário global e nacional, incluindo a sua relevância crescente no plano económico e financeiro, o aumento da concorrência, o impacto dos progressos tecnológicos nesta atividade e a necessidade de desenvolver uma metodologia de negócio que privilegie a proximidade da relação com o cliente. Na segunda parte, a tese recorre às respostas fornecidas a um questionário enviado aos clientes do Gabinete de Empresas de Viseu do EuroBic para testar, em primeiro lugar, se o volume de negócios das empresas pode influenciar significativamente a escolha dos produtos e serviços bancários do EuroBic e, em segundo lugar, um conjunto de outras questões relacionadas com a relação banco – cliente. Os resultados empíricos obtidos denotam uma maior apetência das grandes empresas por produtos mais complexos. Contudo, não podemos concluir categoricamente que existe já um elevado grau de customização dos produtos de financiamento oferecidos pelo EuroBic às maiores empresas. As respostas obtidas confirmam genericamente a importância que a relação banco – cliente tende a assumir no negócio bancário. Todavia, os resultados sugerem ainda uma grande margem de progresso neste domínio, tal como no domínio da formatação dos produtos de financiamento destinados às empresas.
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