Relatório de Estágio de Bárbara Filipa Vieira da Silva Lopes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23904 |
Resumo: | O presente relatório de estágio culmina da formação desenvolvida em contexto educativo, nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial do Mestrado é a formação de profissionais de educação reflexivos e críticos, que sejam capazes de adequar a sua prática aos contextos educativos, possibilitando a construção de uma identidade profissional e o desenvolvimento do pensamento e da ação (Ficha da Unidade Curricular, 2022/2023), reconhecendo a criança como indivíduo capaz de construir o próprio conhecimento, fundamento que guiou a educadora-professora durante todo o processo da PES. Neste documento, evidencia-se o percurso de formação em ambas as valências educativas e a sua influência na construção de uma identidade social, pessoal e profissional da mestranda. A ação educativa foi desenvolvida pelo par de estágio tendo por base a metodologia de Investigação-Ação que permitiu, através dos processos de observação, planificação, ação e reflexão, adequar a prática educativa com o intuito de desenvolver a construção de aprendizagens significativas pelas crianças, trabalhando no seu desenvolvimento holístico, com base nas suas necessidades, interesses e dificuldades. A base da sustentação da prática educativa foi um conjunto de referenciais teóricos e legais, bem como, o paradigma educacional do socioconstrutivismo, valorizando a centralidade da criança no seu processo de aprendizagem e dos seus conhecimentos prévios no desenvolvimento de cada ação pedagógica. Destaca-se ainda o trabalho colaborativo, capaz de incentivar aprendizagens através de momentos de partilha e de articulação de saberes entre os profissionais, impulsionando práticas educativas transformadoras, que contribuam para o desenvolvimento das crianças, bem como para a nossa construção de identidade profissional de perfil duplo. |
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Relatório de Estágio de Bárbara Filipa Vieira da Silva LopesPrática educativaInvestigação-açãoTrabalho colaborativoEnvolvimento familiarEducational practiceAction-researchColaborative workFamily involvementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio culmina da formação desenvolvida em contexto educativo, nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial do Mestrado é a formação de profissionais de educação reflexivos e críticos, que sejam capazes de adequar a sua prática aos contextos educativos, possibilitando a construção de uma identidade profissional e o desenvolvimento do pensamento e da ação (Ficha da Unidade Curricular, 2022/2023), reconhecendo a criança como indivíduo capaz de construir o próprio conhecimento, fundamento que guiou a educadora-professora durante todo o processo da PES. Neste documento, evidencia-se o percurso de formação em ambas as valências educativas e a sua influência na construção de uma identidade social, pessoal e profissional da mestranda. A ação educativa foi desenvolvida pelo par de estágio tendo por base a metodologia de Investigação-Ação que permitiu, através dos processos de observação, planificação, ação e reflexão, adequar a prática educativa com o intuito de desenvolver a construção de aprendizagens significativas pelas crianças, trabalhando no seu desenvolvimento holístico, com base nas suas necessidades, interesses e dificuldades. A base da sustentação da prática educativa foi um conjunto de referenciais teóricos e legais, bem como, o paradigma educacional do socioconstrutivismo, valorizando a centralidade da criança no seu processo de aprendizagem e dos seus conhecimentos prévios no desenvolvimento de cada ação pedagógica. Destaca-se ainda o trabalho colaborativo, capaz de incentivar aprendizagens através de momentos de partilha e de articulação de saberes entre os profissionais, impulsionando práticas educativas transformadoras, que contribuam para o desenvolvimento das crianças, bem como para a nossa construção de identidade profissional de perfil duplo.This internship report is the culmination of the training developed in an educational context, in Pre-school Education and Primary School, under the curricular unit Supervised Educational Practice (PES), included in the Master's study plan in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. The main objective of the Master's is to train reflective and critical education professionals, who can adapt their practice to educational contexts, enabling the construction of professional identity and the development of thought and action (Course Unit Document, 2022/2023), recognizing the child as an individual capable of building their knowledge, a foundation that guided the teacher-educator throughout the process of PES. This document highlights the course of training in both educational settings and its influence on the construction of the master's student's social, personal, and professional identity. The educational action was developed by the internship pair based on the Action-Research methodology that allowed, through the processes of observation, planning, action, and reflection, to adapt the educational practice to develop the construction of significant learning by children, working on their holistic development, based on their needs, interests, and difficulties. The basis of support for the educational practice was a set of theoretical and legal references, as well as the educational paradigm of social constructivism, valuing the centrality of the child in his/her learning process and his/her previous knowledge in the development of each pedagogical action. Collaborative work also stands out, capable of encouraging learning through moments of sharing and articulation of knowledge among professionals, driving transformative educational practices that contribute to the development of children, as well as to our construction of a dual profile professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoFérias, Ana RitaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Bárbara Filipa Vieira da Silva2023-11-14T19:36:52Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23904TID:203394330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T01:47:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:34.980372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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