Qual a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas no agrupamento de escolas?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11511 |
Resumo: | As políticas educativas alteram-se e com elas também a avaliação das aprendizagens. A avaliação sumativa, durante muitos anos, foi aquela que maior peso teve na avaliação, sendo normal olhar-se para o resultado espelhado em pauta, como um valor absoluto e o objetivo a atingir. Neste processo ignorou-se, frequentemente, a avaliação formativa e a sua contribuição para a melhoria das aprendizagens, tal como os distintos pontos de partida dos alunos. Os normativos legais trouxeram alterações. A retenção é extraordinária e os chamados “níveis negativos”, hoje denominados de “níveis inferiores a três”, rareiam, sendo frequente entre docentes e restante comunidade escolar, a interrogação acerca da qualidade das aprendizagens alcançada. O conceito qualidade das aprendizagens passou a ser frequentemente referido pelas instituições internacionais, quando se manifestam acerca da educação em Portugal, tal como os documentos legais e orientadores internos, solicitando-se a elaboração de critérios de avaliação claros e a utilização de técnicas que melhorem a qualidade das aprendizagens. Simultaneamente, é exigido à escola eficácia na sua gestão, estabelecendo-se as metas a cumprir, das quais dependem a sua avaliação externa e os recursos a alocar. A fundamentação teórica mostra-nos que a avaliação é cada vez mais um processo de construção social, uma intervenção reguladora das aprendizagens e que toda a aprendizagem deve ter em conta o contexto sociocultural. As lideranças, as equipas pedagógicas e o trabalho colaborativo apresentam-se como essenciais na obtenção de aprendizagens de qualidade, que construam o cidadão e o preparem para a vida. Partindo de uma metodologia qualitativa, a presente investigação pretende conhecer a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas, num determinado agrupamento de escolas. Diferentes técnicas de recolha de dados demonstram a acuidade do trabalho, a sensibilidade para identificar a diferença e alcançar a verdadeira inclusão, e o rigor da avaliação que se pretende justa e respeitadora do percurso realizado pelo aluno. Embora o esforço efetivo dos docentes para que a avaliação sumativa expresse devidamente a qualidade das aprendizagens, verifica-se que esta só é possível através de um processo mais amplo e devidamente assimilado, baseado numa verdadeira cultura de escola, em que o trabalho colaborativo atenta ao contexto, dando a cada aluno o que mais necessita. A conclusão revelará uma escola empenhada, que através de equipas educativas e de dinâmicas de trabalho colaborativo, consegue acompanhar, apoiar e ajudar todos os alunos a encontrar o seu caminho. |
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Qual a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas no agrupamento de escolas?AvaliaçãoAprendizagemImpacto socioculturalTrabalho colaborativoEvaluation/ assessmentQuality of learningSociocultural contextCollaborative work.ODS::04:Educação de QualidadeAs políticas educativas alteram-se e com elas também a avaliação das aprendizagens. A avaliação sumativa, durante muitos anos, foi aquela que maior peso teve na avaliação, sendo normal olhar-se para o resultado espelhado em pauta, como um valor absoluto e o objetivo a atingir. Neste processo ignorou-se, frequentemente, a avaliação formativa e a sua contribuição para a melhoria das aprendizagens, tal como os distintos pontos de partida dos alunos. Os normativos legais trouxeram alterações. A retenção é extraordinária e os chamados “níveis negativos”, hoje denominados de “níveis inferiores a três”, rareiam, sendo frequente entre docentes e restante comunidade escolar, a interrogação acerca da qualidade das aprendizagens alcançada. O conceito qualidade das aprendizagens passou a ser frequentemente referido pelas instituições internacionais, quando se manifestam acerca da educação em Portugal, tal como os documentos legais e orientadores internos, solicitando-se a elaboração de critérios de avaliação claros e a utilização de técnicas que melhorem a qualidade das aprendizagens. Simultaneamente, é exigido à escola eficácia na sua gestão, estabelecendo-se as metas a cumprir, das quais dependem a sua avaliação externa e os recursos a alocar. A fundamentação teórica mostra-nos que a avaliação é cada vez mais um processo de construção social, uma intervenção reguladora das aprendizagens e que toda a aprendizagem deve ter em conta o contexto sociocultural. As lideranças, as equipas pedagógicas e o trabalho colaborativo apresentam-se como essenciais na obtenção de aprendizagens de qualidade, que construam o cidadão e o preparem para a vida. Partindo de uma metodologia qualitativa, a presente investigação pretende conhecer a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas, num determinado agrupamento de escolas. Diferentes técnicas de recolha de dados demonstram a acuidade do trabalho, a sensibilidade para identificar a diferença e alcançar a verdadeira inclusão, e o rigor da avaliação que se pretende justa e respeitadora do percurso realizado pelo aluno. Embora o esforço efetivo dos docentes para que a avaliação sumativa expresse devidamente a qualidade das aprendizagens, verifica-se que esta só é possível através de um processo mais amplo e devidamente assimilado, baseado numa verdadeira cultura de escola, em que o trabalho colaborativo atenta ao contexto, dando a cada aluno o que mais necessita. A conclusão revelará uma escola empenhada, que através de equipas educativas e de dinâmicas de trabalho colaborativo, consegue acompanhar, apoiar e ajudar todos os alunos a encontrar o seu caminho.Educational policies change and, with them, how learning is evaluated changes too. Summative evaluation has been, for many years, the predominant on how learning is evaluated, and was considered normal to look at final numeric results as absolute values and as goals to achieve, frequently ignoring formative assessment and its contribution to the improvement of learning, as well as students’ different starting points. New legislation brought changes to this. To keep a student from progressing in school years is considered a last resort, and so called “negative levels” or “levels below three” are scarce, which leads to frequent questioning from teachers and other members of school communities about the quality of learning achieved. The concept of quality of learning is now frequently referred to by international institutions, when they approach learning in Portugal, as well as in legal documents and internal guidelines, where clear evaluation criteria and techniques that improve the quality of learning are asked for. At the same time, efficiency in school management is also demanded by setting goals to achieve, from which the school’s external evaluation and allocated resources greatly depend upon. Theoretical framework shows us that evaluating is increasingly a process of social construction and has a regulating intervention on learning, that should always consider sociocultural context, assuming leaderships, educational teams and collaborative work an essential part in achieving quality of learning that builds citizens well prepared for life. Starting from a qualitative methodology, this investigation aims to discover teachers’ perception on the quality of learning in a particular school group. Different techniques of gathering information show the accuracy of this work, sensitivity to identify real differences and achieve true inclusion, and the accuracy of an evaluation that should be fair, respectful and reflective of the student’s achievements. Even though teachers develop great efforts in trying to make summative evaluation express accurately the quality of learning, this can only be achieved through a broader process, duly assimilated and accepted as necessary, based on a true school culture where collaborative work takes into consideration the context of each particular school and gives each individual student what they really need. The conclusion will reveal a committed and dynamic school, that can guide, support and help all students to find their way due to educational teams and collaborative work between all members of the community.Neves, CláudiaRepositório AbertoMiranda, Vítor Alberto Aragonês2021-12-17T16:54:06Z2021-11-292021-12-172021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11511TID:202941949porMiranda, Vítor Alberto Aragonês - Qual a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas no agrupamento de escolas? [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2021. 152 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:07Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:54.636188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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