Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Catarina Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8752
Resumo: O relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional e social, característico da essencialidade de “ser professor”.
id RCAP_50b89b18286dd179f5c46c720d4302dc
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática pedagógicaReflexãoSupervisãoProfissional multidimensionalTeaching practiceReflectionSupervisionProfessional multidimensionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional e social, característico da essencialidade de “ser professor”.The report here presented comes out of the curricular unit Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, included in the curriculum of the Master Course in the Teaching of 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The work met a theoretical and legal framework, an analysis of the context and practices both enhancing self-implication and the maturation of professional knowledge in close relation with the experimental knowledge, enabling decision-making in complex contexts by the trainee teacher. The action-research methodology guided the behavior of the trainee teacher in pedagogical practice; developed in a cyclic spiral of observation, planning, action and reflection, this method results in a dynamic allowing the construction of solid knowledge supporting the advance of the teaching profession. In addition, the pedagogical supervision is presented as an irreplaceable and privileged learning moment in the teaching formation process as it motivates shared reflection moments. This reflection, made in collaboration with the pair and the trio of teaching trainees, with the cooperative mentors and with the institutional supervisors supports the sharing of knowledge and experiences have consequences in the transformation and improvement of teaching practices. Furthermore, the writing of this traineeship report triggers out a reflection about the involvement in school and in the educational community through contextualized projects, converging in the development of a dynamic process of personal, professional and social construction which is meant to be the essentiality of "being a teacher".Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Ana Catarina Dias2016-12-12T13:05:54Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8752TID:201385597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.391561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Azevedo, Ana Catarina Dias
Prática pedagógica
Reflexão
Supervisão
Profissional multidimensional
Teaching practice
Reflection
Supervision
Professional multidimensional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Azevedo, Ana Catarina Dias
author_facet Azevedo, Ana Catarina Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana Catarina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Reflexão
Supervisão
Profissional multidimensional
Teaching practice
Reflection
Supervision
Professional multidimensional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática pedagógica
Reflexão
Supervisão
Profissional multidimensional
Teaching practice
Reflection
Supervision
Professional multidimensional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional e social, característico da essencialidade de “ser professor”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-12T13:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8752
TID:201385597
url http://hdl.handle.net/10400.22/8752
identifier_str_mv TID:201385597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391708889088