Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8752 |
Resumo: | O relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional e social, característico da essencialidade de “ser professor”. |
id |
RCAP_50b89b18286dd179f5c46c720d4302dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8752 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioPrática pedagógicaReflexãoSupervisãoProfissional multidimensionalTeaching practiceReflectionSupervisionProfessional multidimensionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional e social, característico da essencialidade de “ser professor”.The report here presented comes out of the curricular unit Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, included in the curriculum of the Master Course in the Teaching of 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The work met a theoretical and legal framework, an analysis of the context and practices both enhancing self-implication and the maturation of professional knowledge in close relation with the experimental knowledge, enabling decision-making in complex contexts by the trainee teacher. The action-research methodology guided the behavior of the trainee teacher in pedagogical practice; developed in a cyclic spiral of observation, planning, action and reflection, this method results in a dynamic allowing the construction of solid knowledge supporting the advance of the teaching profession. In addition, the pedagogical supervision is presented as an irreplaceable and privileged learning moment in the teaching formation process as it motivates shared reflection moments. This reflection, made in collaboration with the pair and the trio of teaching trainees, with the cooperative mentors and with the institutional supervisors supports the sharing of knowledge and experiences have consequences in the transformation and improvement of teaching practices. Furthermore, the writing of this traineeship report triggers out a reflection about the involvement in school and in the educational community through contextualized projects, converging in the development of a dynamic process of personal, professional and social construction which is meant to be the essentiality of "being a teacher".Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Ana Catarina Dias2016-12-12T13:05:54Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8752TID:201385597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.391561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Azevedo, Ana Catarina Dias Prática pedagógica Reflexão Supervisão Profissional multidimensional Teaching practice Reflection Supervision Professional multidimensional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Azevedo, Ana Catarina Dias |
author_facet |
Azevedo, Ana Catarina Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Dárida Maria Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Catarina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Reflexão Supervisão Profissional multidimensional Teaching practice Reflection Supervision Professional multidimensional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática pedagógica Reflexão Supervisão Profissional multidimensional Teaching practice Reflection Supervision Professional multidimensional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório que aqui se apresenta emerge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico e legal, a uma análise do contexto e das práticas, que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a professora estagiária da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Além disso, a supervisão pedagógica apresenta-se como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência pois motiva a momentos de reflexão partilhada. Essa reflexão em colaboração com o par e o trio pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais potencia a partilha de saberes e de experiências com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio despoleta uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento na escola e na comunidade educativa, através de projetos contextualizados, convergindo no desenvolvimento de um processo dinâmico de construção pessoal, profissional e social, característico da essencialidade de “ser professor”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-12-12T13:05:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8752 TID:201385597 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8752 |
identifier_str_mv |
TID:201385597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131391708889088 |