O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho , Liliana Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/58119
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_50ef542850592d662310c1ee887e207f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da FilosofiaThe 21st century and the emergence of a new direction for the teaching of PhilosophyDidáticaPedagogiaEnsinoAprendizagemMetodologiaFilosofiaDidacticsPedagogyTeachingLearningMethodologyPhilosophyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho constitui o Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2016/2017, na Escola Secundária de Barcelos, numa turma de 11º ano pertencente ao curso de Ciências e Tecnologias, e intitula-se “O século XXI e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia”. A questão que nos propusemos investigar foi: O século XXI implica (ou não) uma necessidade de renovação das didáticas no ensino da Filosofia?, sendo que o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado foi construído para responder a essa questão, incidindo a aplicação do mesmo na lecionação dos conteúdos referentes ao “Tema 2: Estatuto do Conhecimento Científico” que está contido na «Unidade IV: O Conhecimento e a Racionalidade Científica e Tecnológica». Neste relatório expomos as orientações teóricas que serviram de base ao projeto, bem como a sua aplicação na prática letiva nas aulas de Filosofia, e está dividido em quatro capítulos: Capítulo I que trata da apresentação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), contexto e caraterização, da sua aplicação; no Capítulo II apresenta-se a fundamentação teórica do PIPS, dividida em quatro pontos: o contexto da Escola no século XXI e os adolescentes do novo milénio; o Ensino da Filosofia e a Problemática da Tecnologia; a emergente renovação Didática no ensino da Filosofia; a prática metodológica do ensino da Filosofia: o ponto de vista dos alunos e o trabalho dos professores; no Capítulo III descreve-se a aplicação do PIPS; no Capítulo IV procede- se à Avaliação dos resultados obtidos a partir dos Questionários e Fichas de Trabalho. Inclui, ainda, uma introdução, uma conclusão, uma bibliografia e um conjunto de anexos.The following project constitutes the Internship Report of the Master's Degree in Philosophy for Secondary Education, which was held in the academic year 2016/2017, at the Escola Secundária de Barcelos, in an 11 grade class of the Science and Technology course, and is entitled th “The 21st century and the emergence of a new direction for the teaching of Philosophy”. The question we proposed to investigate was: Does the 21st century imply (or not) a need for renewal of the teachings in the subject of Philosophy?, and the Supervised Pedagogical Intervention Project was built to answer this question, focusing it’s application in the teaching of the contents of "Tema 2: Estatuto do Conhecimento Científico" inserted in the "Unidade IV: O Conhecimento e a Racionalidade Científica e Tecnológica". In this report we demonstrated the theoretical orientations that served as a basis for our project, as well as its application in teaching practice in Philosophy classes, and it’s divided into four chapters: Chapter I deals with the presentation of the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS) and the context, and characterization, of its application; in Chapter II we present the theoretical basis of the PIPS, divided in four points: the context of the School in the twenty-first century and the adolescents of the new millennium; the Teaching of Philosophy and the Problem of Technology; the emerging didactic renewal in the teaching of Philosophy; and the methodological practice of Philosophy teaching: the perspective of students and the work of teachers; Chapter III describes the application of PIPS; and in Chapter IV we proceed to the Evaluation of the results obtained from the Questionnaires and Worksheets. It also includes an introduction, a conclusion, a bibliography and a set of annexes.Manso, ArturUniversidade do MinhoCarvalho , Liliana Sofia Oliveira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/58119por202129276info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:26:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:37.832896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
The 21st century and the emergence of a new direction for the teaching of Philosophy
title O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
spellingShingle O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
Carvalho , Liliana Sofia Oliveira
Didática
Pedagogia
Ensino
Aprendizagem
Metodologia
Filosofia
Didactics
Pedagogy
Teaching
Learning
Methodology
Philosophy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
title_full O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
title_fullStr O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
title_full_unstemmed O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
title_sort O século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
author Carvalho , Liliana Sofia Oliveira
author_facet Carvalho , Liliana Sofia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, Artur
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho , Liliana Sofia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Pedagogia
Ensino
Aprendizagem
Metodologia
Filosofia
Didactics
Pedagogy
Teaching
Learning
Methodology
Philosophy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Didática
Pedagogia
Ensino
Aprendizagem
Metodologia
Filosofia
Didactics
Pedagogy
Teaching
Learning
Methodology
Philosophy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/58119
url https://hdl.handle.net/1822/58119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202129276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133119221071872