Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Ana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7809
Resumo: Este artigo de revisão aborda a didática, a pedagogia e a didactologia, o seu funcionamento e a sua evolução. Os termos significam “como ensinar / aprender?” e entender estes conceitos suscita interesse. Cada termo lembra um dado momento na história da disciplina, cada um caracterizado pela presença de um "núcleo duro". As várias questões sobre a disciplina e o seu estatuto: ciência ou tecnologia, sobre o seu campo e as áreas interpeladas, nos levam a concluir que um conjunto de abordagens científicas de um real pedagógico é a história da didática e a história de conceitos.
id RCAP_bc9217d6a506ebafaf29ca5182efdedc
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – DidactologiaEducaçãoDidáticaPedagogiaDidactologiaEnsino/Aprendizagem das línguas estrangeirasEducationDidacticsPedagogyDidacologyTeaching/Learning of foreign languages.Este artigo de revisão aborda a didática, a pedagogia e a didactologia, o seu funcionamento e a sua evolução. Os termos significam “como ensinar / aprender?” e entender estes conceitos suscita interesse. Cada termo lembra um dado momento na história da disciplina, cada um caracterizado pela presença de um "núcleo duro". As várias questões sobre a disciplina e o seu estatuto: ciência ou tecnologia, sobre o seu campo e as áreas interpeladas, nos levam a concluir que um conjunto de abordagens científicas de um real pedagógico é a história da didática e a história de conceitos.This review article deals with didactics, pedagogy and didacology, its functioning and its evolution. The terms mean "how to teach / learn?" And understanding these concepts raises interest. Each term recalls a given moment in the history of the discipline, each characterized by the presence of a "hard core". The various questions about the discipline and its status: science or technology, about its field and the areas addressed, lead us to conclude that a set of scientific approaches to a pedagogical reality is the history of didactics and the history of concepts.Repositório AbertoNobre, Ana2018-12-30T10:02:21Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7809por2183-1467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:01.250599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
title Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
spellingShingle Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
Nobre, Ana
Educação
Didática
Pedagogia
Didactologia
Ensino/Aprendizagem das línguas estrangeiras
Education
Didactics
Pedagogy
Didacology
Teaching/Learning of foreign languages.
title_short Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
title_full Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
title_fullStr Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
title_full_unstemmed Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
title_sort Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
author Nobre, Ana
author_facet Nobre, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Didática
Pedagogia
Didactologia
Ensino/Aprendizagem das línguas estrangeiras
Education
Didactics
Pedagogy
Didacology
Teaching/Learning of foreign languages.
topic Educação
Didática
Pedagogia
Didactologia
Ensino/Aprendizagem das línguas estrangeiras
Education
Didactics
Pedagogy
Didacology
Teaching/Learning of foreign languages.
description Este artigo de revisão aborda a didática, a pedagogia e a didactologia, o seu funcionamento e a sua evolução. Os termos significam “como ensinar / aprender?” e entender estes conceitos suscita interesse. Cada termo lembra um dado momento na história da disciplina, cada um caracterizado pela presença de um "núcleo duro". As várias questões sobre a disciplina e o seu estatuto: ciência ou tecnologia, sobre o seu campo e as áreas interpeladas, nos levam a concluir que um conjunto de abordagens científicas de um real pedagógico é a história da didática e a história de conceitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30T10:02:21Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7809
url http://hdl.handle.net/10400.2/7809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-1467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059344621568