A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9432
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_50f8ae68ffbbd970b7e19f0bdf6c02ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9432
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolarEducação pré-escolarMatemáticaSentido de númeroPreschool educationMathematicsNumber senseRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO sentido de número refere-se à compreensão do número e das operações com o objetivo de desenvolver estratégias úteis e eficazes para lidar com as diferentes situações do quotidiano. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido será possível criar as bases para que futuramente as crianças criem uma efetiva compreensão da matemática. No entanto, este conhecimento não é igual em todas as crianças estando muitas vezes ligado à familiaridade com contextos numéricos no seu ambiente. Por esse motivo, o sentido de número não se desenvolve de uma forma natural e intuitiva uma vez que são conceitos que se vão interrelacionando sendo necessária a orientação do Educador. Com base nesta ideia, realizei uma investigação em jardim-de-infância, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em contexto Pré-Escolar, com vista a perceber de que forma as crianças, deste contexto em específico, desenvolvem o sentido de número, e eventuais estratégias utilizadas, aproveitando o facto de na rotina diária existirem vários momentos que propiciam este desenvolvimento. Considerando a natureza desta investigação, segui uma abordagem de natureza qualitativa, procedendo à realização de um estudo de caso, construído com base nos registos das observações realizadas a dezoito crianças do grupo utilizando como técnicas de recolha de dados a observação participante e como instrumentos os registos diários (reflexões e notas de campo). A partir dos dados recolhidos e organizados em torno de categorias que focam as diferentes vertentes que levam à aquisição do sentido de número, a análise desses mesmos dados possibilitou evidenciar conceitos mobilizados e as dificuldades sentidas pelas crianças, mas também levaram a concluir que o conhecimento do Educador neste âmbito é fundamental para fomentar as aprendizagens das crianças.ABSTRACT Number sense refers to the understanding of number and operations in order to develop useful and effective strategies to deal with different everyday situations. Only with a well-developed sense of the number will it be possible to create the basis for future children to create an effective understanding of mathematics. However, this knowledge is not equal in all children being often linked to familiarity with numerical contexts in their environment. For this reason, the sense of number does not develop in a natural and intuitive way since they are concepts that are interrelated and the orientation of the Educator is necessary. Based on this idea, I carried out a kindergarten investigation, within the scope of Supervised Professional Practice in a Preschool context, in order to understand how children from this specific context develop the sense of number, and possible strategies used, taking advantage of the fact that in the daily routine there are several moments that foster this development. Considering the nature of this research, I followed a qualitative approach, carrying out a case study, based on the records of the observations made to eighteen children in the group using as participant observation data collection techniques and as instruments the registers (reflections and field notes). Based on data collected and organized around categories that focus on the different aspects that lead to the acquisition of number sense, the analysis of these same data made it possible to highlight mobilized concepts and the difficulties felt by the children, but also led to the conclusion that the knowledge of the Educator in this area is fundamental to fostering children's learning.Almeida, TiagoRCIPLSousa, Vanda Maria Soares Paixão de2019-02-06T10:22:25Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9432TID:202035026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:00.348299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
title A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
spellingShingle A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de
Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Preschool education
Mathematics
Number sense
title_short A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
title_full A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
title_fullStr A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
title_full_unstemmed A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
title_sort A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
author Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de
author_facet Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Preschool education
Mathematics
Number sense
topic Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Preschool education
Mathematics
Number sense
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
2018-04-26T00:00:00Z
2019-02-06T10:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9432
TID:202035026
url http://hdl.handle.net/10400.21/9432
identifier_str_mv TID:202035026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443809869824